O que é rotação específica?

Perguntado por: Santiago Martim Pinto de Ribeiro  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)

A rotatividade específica ([α])é a rotação provocada por uma solução aquosa de uma substância opticamente activa com concentração mássica 1g/cm3, que está contida num tubo de vidro com 1dm de comprimento, a uma dada temperatura, e em relação a uma dada luz monocromática.

Qual é a rotação específica de cada um dos enantiômeros?

Quando a amostra possui apenas um tipo de enantiômero, a atividade óptica medida tem seu valor máximo. ... Uma mistura contendo quantidades iguais de enantiômeros (+) e (-) (mistura racêmica) é opticamente inativa, ou seja, o plano da luz não sofre desvio e a rotação é zero.

Qual a rotação específica do colesterol natural?

A rotação específica é igual à rotação observada, que neste caso é -0,630 dividido pela concentração, e a concentração aqui é igual a 0,300 grama de colesterol dissolvido em 15 ml de clorofórmio.

Como saber se a molécula e R ou S?

Posicionar a molécula de modo que o grupamento ou substituinte de menor prioridade fique “para trás”. Numerar os grupos da maior prioridade para a menor prioridade e ligar a sequência numérica; se a sequência ficar no sentido horário temos uma molécula R e se for anti-horário S.

Como identificar um composto meso?

É um composto orgânico que, embora contenha dois ou mais átomos de carbonos assimétricos, com ligantes iguais, não é opticamente ativo, apresentando uma configuração tal que cada metade da molécula é a imagem especular da outra, e um dos carbonos desvia a luz polarizada de um ângulo µ para a direita e o outro carbono ...

Cálculos de atividade óptica | Estereoquímica | Química orgânica | Khan Academy

37 questões relacionadas encontradas

Como identificar centros de quiralidade?

A identificação de um carbono quiral em um composto orgânico de cadeia aberta ou fechada é possível pela presença de um ou mais carbonos com quatro ligantes diferentes.
...
Os ligantes do carbono 2 são:
  1. Hidrogênio: H.
  2. Metil: CH. ...
  3. Hidroxila: OH.
  4. Propil: CH2-CH2-CH.

O que é carbono quiral e Aquiral?

Carbono quiral é um átomo de carbono que apresenta quatro ligantes diferentes. Ele é fundamental para identificar a isomeria óptica e o número de isômeros que podem ser formados. Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes.

Como determinar a configuração absoluta?

A regra é a seguinte: escreve-se a estrutura do gliceraldeído com o carbono assimétrico (que faz quatro ligações diferentes) no centro, o grupo -CHO no cimo, o grupo -HO à direita, o grupo -CH2HO em baixo e o grupo -H à esquerda.

Como calcular os enantiômeros?

Para calcular o excesso enantiomérico, você divide a rotação específica observada pela rotação específica máxima do excesso de enantiômero. Podemos calcular a porcentagem de cada enantiômero, conforme descrito neste Questão socrática.

Como calcular o número de enantiômeros?

Para calcular o número de isômeros possíveis, é necessário considerar a existência do carbono quiral. Para isso, precisamos considerar os ligantes fora do anel e considerar como ligantes as sequências no sentido horário e anti-horário do anel.

O que são os enantiômeros?

Enantiômeros são moléculas orgânicas que são chamadas assim em razão da sua forma, pois para cada enantiômero existe um de forma idêntica porém invertida, como se esta estivesse em frente a um espelho.

O que é um composto Levogiro?

Em química, designa qualquer composto opticamente ativo que tem a característica de fazer girar o plano da luz polarizada no sentido anti-horário (ver isomeria óptica).

O que é um Estereoisômero?

Os estereoisômeros são isômeros que se diferem dos constitucionais pela constância dos ligantes dos átomos rearranjados. Observe os exemplos (em estrutura planificada): Repare que o radical metil muda de posição e de ligante: antes se ligava ao segundo carbono da cadeia, agora liga-se ao terceiro.

O que é atividade ótica?

A atividade ótica é uma propriedade de determinados compostos químicos que, tanto no estado sólido como em solução, desviam o plano da luz polarizada, desvio esse que tem um valor característico para cada composto (ângulo de desvio). A atividade ótica mede-se com um polarímetro. ...

O que é um carbono assimétrico ou quiral exemplifique *?

É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado. Ele é geralmente representado por C* .

O que é o carbono Anomerico?

Anômeros são dois açúcares que diferem somente em suas configurações no carbono que continha o grupo carbonílico na cadeia aberta. Esse carbono é chamado de carbono anomérico.

O que é um centro de quiralidade?

Um centro quiral consiste num átomo que se encontra ligado a quatro átomos ou grupos atómicos diferentes. ... As substâncias com centros quirais são oticamente ativas, isto é, são enantiómeros. Estas moléculas não são sobreponíveis às respetivas imagens.

O que é a projeção de Fischer?

A projeção de Fischer, idealizada por Hermann Emil Fischer em 1891, é um representação bidimensional de uma molécula orgânica tridimensional por projeção. Projeções de Fischer foram originalmente propostas para a descrição de carboidratos e utilizados por químicos, particularmente em química orgânica e bioquímica.

Para que serve a projeção de Fischer?

A projeção de Fisher foi desenvolvida para estudar os isômeros de carboidratos e essa é a sua principal utilização. ... O próximo passo é simplesmente “achatar” as ligações no plano e a transformação para a projeção de Fisher está concluída. Os cruzamentos de linhas são carbonos e o hidrogênio deve ser representado.

Como identificar un Isomero óptico?

Como saber se um composto tem isomeria óptica? Isso pode ser verificado mediante o uso de um polarizador. Há isomeria óptica quando o composto contém pelo menos um carbono assimétrico (C*), também chamado de carbono quiral.

Quais os requisitos para uma molécula ser quiral?

O conceito de quiral é associado a um átomo de carbono ligado a quatro substituintes diferentes, dispostos segundo os vértices de um tetraedro. A mudança de posição de dois dos grupos substituintes conduz a uma simetria da molécula.

Quais os compostos são meso?

Compostos meso têm dois ou mais carbonos quirais e um plano de simetria. Se houver um plano de simetria o composto não é quiral!

Artigo anterior
Para que é indicado o medicamento secnidazol?
Artigo seguinte
Quais os efeitos colaterais do vinagre de maçã?