Qual a importância do índice de endividamento?

Perguntado por: Hélder Enzo Andrade Carvalho Figueiredo  |  Última atualização: 18. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (71 avaliações)

O Índice de Endividamento Geral é um dos indicadores financeiros mais básicos utilizados na análise de endividamento da empresa. Ele determina a proporção do endividamento da empresa em comparação com o total do seu ativo. Em outras palavras, o quanto dos ativos do negócio estão financiados por terceiros.

Para que serve o índice de endividamento?

Este é um indicador que demonstra a relação de dívidas de um negócio, sendo muito importante para o gerenciamento financeiro. Além do próprio capital, muitas empresas também contam com o investimento de terceiros, com isso, é necessário compreender o que é a composição do endividamento.

Quando o índice de endividamento é bom?

Em geral, um índice de endividamento abaixo de 50% é frequentemente considerado saudável. Isso significa que a franquia está financiando metade de suas operações com capital próprio e metade com empréstimos.

Como interpretar o índice de endividamento?

O índice de composição do endividamento mostra o percentual em obrigações de curto prazo em comparação ao seu total. Este percentual será, por exemplo, para uma empresa com R$ 4 mil em circulante e R$ 70 mil em não circulante, igual a: CE = 4 ÷ (4 + 70) = 0,054 ou 5,4%

O que é o endividamento?

Dessa forma, o endividamento refere-se à condição de uma pessoa, empresa ou governo de ter dívidas acumuladas. “É uma medida da quantidade total de dívida que uma entidade possui em relação à sua capacidade de pagamento ou à sua situação financeira geral”, afirma a advogada.

INDICADORES DE ENDIVIDAMENTO (BALANÇO PATRIMONIAL - CAPITAL PRÓPRIO X CAPITAL DE TERCEIROS)

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os índices de endividamento?

O índice de endividamento financeiro representa a relação entre o valor que a empresa está devendo para terceiros e o valor que foi investido pelos acionistas, sendo o seu cálculo: EF = (Dívida Bruta / Patrimônio Líquido) x 100.

Qual é a principal causa do endividamento?

"Um dos principais motivos do endividamento é a desorganização financeira, em especial, a falta de controle dos gastos e do dinheiro que entra. Fazer isso é importante para qualquer pessoa, especialmente para aquelas que trabalham por conta e recebem pela venda de produtos e serviços ao longo do mês.

Qual o índice de endividamento ideal para empresas?

Não existe uma conta definitiva, pois há variáveis, mas um Índice de Endividamento Geral até 30% é considerado positivo e sinaliza um risco baixo de se tornar inadimplente, o que colabora para atrair sócios para investir na empresa e ajuda a obter empréstimos em bancos, caso eles sejam necessários.

Como o endividamento pode afetar o valor da empresa?

A dívida pode afetar o Valuation da sua empresa de duas maneiras: pelo lado do risco e pelo lado do retorno. Um alto nível de endividamento faz com que sua empresa pareça mais arriscada para investidores e credores, o que diminui o Valuation.

O que mostra o índice de composição do endividamento?

Composição do endividamento

Já o índice de endividamento chamado “Composição de Endividamento” (CE) mostra de que forma a empresa capta recursos de terceiro, se é de curto (passivo circulante) ou longo prazo (passivo não circulante). Sua interpretação informa qual proporção da dívida precisará ser paga no curto prazo.

Como fazer análise de endividamento?

Ele é calculado dividindo o total de dívidas da empresa pelo total de ativos ou patrimônio líquido. Esse índice demonstra a quantidade de dívida que a empresa tem em relação aos seus ativos e é uma medida da alavancagem financeira da empresa.

Quais são os 3 principais quocientes de endividamento?

Conheça os 5 principais indicadores de endividamento de um...
  1. Índice de endividamento geral. O Índice de Endividamento Geral (EG) é um dos indicadores básicos que devem ser utilizados pelas empresas. ...
  2. Margem líquida. ...
  3. Alto índice de empréstimos. ...
  4. Liquidez corrente. ...
  5. Índice de cobertura de juros.

O que é o endividamento financeiro?

O endividamento existe quando há empréstimos em aberto e compras parceladas no cartão de crédito, parcelas de empréstimos ou até mesmo boletos. Ainda que os pagamentos não estejam atrasados, são considerados dívidas.

Como saber se uma empresa está muito endividada?

Para consultar dívida CNPJ Receita Federal, acesse o site do órgão e vá até o campo “Serviços”. Em seguida, clique em “Certidões e Situação Fiscal”. Na sequência, acesse “Certidão Negativa de Débito”. Se houver pendências, é possível emitir um boleto e efetuar o pagamento on-line.

Quais são os tipos mais comuns de endividamento?

Composição do endividamento: conheça os tipos de dívidas
  • Dívida com cartão de crédito. O cartão de crédito faz parte da composição do endividamento de muita gente. ...
  • Empréstimo pessoal (com ou sem garantia) ...
  • Financiamento (imobiliário ou de veículo) ...
  • Empréstimo consignado. ...
  • Dívida de impostos e taxas.

Como saber se uma empresa é saudável?

Uma empresa saudável é aquela que desempenha suas funções, tanto na captação de recursos e produtividade quanto no fluxo de caixa. E tem condição de, por meio da venda de seus produtos, gerar lucros e se manter atuante. Consegue garantir a harmonia entre receita e despesa e mantém as contas e obrigações em dia.

Quais são os impactos do endividamento?

“Insônia, queda na autoestima, infelicidade, irritação, perda de produtividade no trabalho e até mesmo agressões verbais e físicas” são alguns dos impactos do endividamento no estado emocional do brasileiro, segundo a pesquisa realizada pelo SPC Brasil.

Como o endividamento afeta a economia?

Endividamento e a economia

Quando as pessoas estão endividas, elas se concentram no pagamento da dívida e são mais cautelosas com seus gastos (consumo de bens e serviços), reduzindo a demanda, o que pode afetar negativamente os negócios e o crescimento econômico em geral.

Quais são as consequências do endividamento?

O risco de desconsiderar as compras parceladas como parte do endividamento é justamente exagerar no consumo de longo prazo, fazendo uma série de dívidas que em pouco tempo podem levar o consumidor ao desastre nas finanças pessoais e à consequente inadimplência.

Qual o melhor indicador de endividamento?

Os principais são: Dívida líquida/ EBITDA, participação do capital de terceiros (PCT), grau de Alavancagem Financeira (GAF), Grau de Alavancagem Operacional (GAO), garantia de capital de terceiros (GCT).

Como é medido o endividamento de uma empresa?

Para fazer essa análise de forma correta, é preciso calcular o passivo total, ou seja, todas as obrigações que a sua empresa tem que cumprir, podendo ser: empréstimos, financiamentos, salários e impostos. Nesse cálculo, entram todos os passivos, seja de curto ou longo prazo.

O que compõe o endividamento de uma empresa?

A composição das dívidas inclui diferentes tipos de dívidas, tais como empréstimos bancários, debêntures, financiamentos, entre outros. Ao analisar a composição, é possível verificar a distribuição entre dívidas de curto prazo e longo prazo, juros praticados, garantias oferecidas e outras informações relevantes.

Quais as 3 principais causas do endividamento?

Uma pesquisa realizada pelo Banco Central do Brasil revelou as causas principais para o endividamento, segundo os próprios consumidores:
  • 1) Fatos inesperados. ...
  • 2) Falta de planejamento financeiro. ...
  • 3) Empréstimo do nome.

O que pode ser feito para evitar o endividamento?

As dicas para fugir do endividamento
  1. 1 – Conheça as suas dívidas. ...
  2. 2 – Cobre os seus devedores. ...
  3. 3 – Diminua o estoque. ...
  4. 4 – Controle as despesas. ...
  5. 5 – Conte com ajuda profissional. ...
  6. 6 – Não atrase o pagamento de salários e impostos. ...
  7. 7 – Evite assumir taxas de juros muito altas. ...
  8. 8 – Foque na geração de caixa e rentabilidade.

Como surge o endividamento?

As facilidades de acesso ao crédito e o aumento do consumo da população têm resultado em excessivo endividamento pessoal, pois muitos indivíduos passam a comprometer uma parcela significativa de suas rendas na compra de bens e serviços.

Artigo anterior
O que significa a sigla Rkw?
Artigo seguinte
Onde está a pasta de meus arquivos do WhatsApp?