O que caracteriza publicidade abusiva?

Perguntado por: Jorge Cunha de Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
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A publicidade abusiva é aquela que possui caráter discriminatório; incite à violência; explore o medo; explore a inexperiência e o discernimento reduzido da criança; desrespeite valores ambientais, ou ainda, estimule o consumidor a agir de forma nociva à sua saúde ou segurança.

O que caracteriza uma publicidade abusiva?

É abusiva, entre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou ...

Como identificar propaganda enganosa e abusiva?

A publicidade que explora o medo, a superstição ou que induz as pessoas a se comportarem de forma a prejudicar a saúde, ou segurança, é considerada abusiva. Também se enquadra nessa definição a propaganda discriminatória, a que desrespeita valores ambientais e a que se aproveita da inocência infantil.

O que é uma prática abusiva?

As práticas abusivas são aquelas ações feitas por empresas que violam os direitos e colocam os clientes em situação de desvantagem. Fica caracterizado o abuso em práticas que podem induzir o consumidor ao erro ou engano, quando ele adquire produtos e serviços por pressão ou trapaça.

O que é uma publicidade enganosa e abusiva como deve ser feita a publicidade de um produto Quais as principais informações que devem conter na oferta de um produto?

Segundo o artigo 37 do CDC, uma propaganda é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando ela traz uma informação falsa que faz com que o possível cliente tenha uma ideia errônea sobre o que está sendo ofertado.

PUBLICIDADE ABUSIVA | DIREITO DO CONSUMIDOR | AULA 35

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O que é publicidade enganosa exemplo?

2) Publicidade enganosa omissiva – é a publicidade que induz o consumidor em erro por falta de informação. Por exemplo: Um complemento alimentar que promete ajuda no emagrecimento, mas não informa sobre efeitos colaterais ou riscos para quem possui diabetes.

Como proceder diante de uma propaganda enganosa?

Caso o problema não seja resolvido, a vítima de propaganda enganosa pode registrar uma ocorrência na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Além disso, também pode entrar com uma ação contra a empresa no Juizado Especial de Pequenas Causas (Jec), desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.

O que significa a palavra abusiva?

1. Feito por abuso; inconveniente. 2. Qualificativo dos actos que a moral condena mas que o uso tolera.

Quais são as práticas comerciais abusivas?

Práticas comerciais abusivas são comportamentos desleais realizadas pelos fornecedores e prestadores de serviço, consideradas como violadoras do CDC, de forma que tais atos lesionam efetivamente os consumidores finais.

É considerada uma prática abusiva por si só?

É considerada uma prática abusiva por si só: Prestar informação sobre segurança de produto e serviços, mesmo quando dispensado pelo consumidor. Devolver o dinheiro do consumidor, informando que o produto está esgotado, conforme havia previsão na oferta divulgada no site de compras.

Qual a punição para propaganda enganosa?

É crime contra o consumidor fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber enganosa ou abusiva - pena: detenção de 3 meses a 1 ano, mais multa.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quais as consequências que uma publicidade abusiva pode gerar para a sociedade?

Incentivo à violência

Podemos dizer que a publicidade abusiva atua por meio de mensagens violentas e agressivas, relacionadas com lutas ou guerras. Além disso, o medo e a superstição são utilizados para que as pessoas sejam convencidas a adquirir algum produto ou serviço.

Quais as consequências negativas da publicidade?

A publicidade abusiva

incitar a violência; explorar o medo ou superstição das pessoas; desrespeitar o meio ambiente; induzir o consumidor à insegurança ou a um comportamento prejudicial à sua saúde.

Quais são as práticas comerciais?

Benjamin, práticas comerciais “são os procedimentos, mecanismos, métodos e técnicas utilizados pelos fornecedores para, mesmo indiretamente, fomentar, manter, desenvolver e garantir a circulação de produtos e serviços até o destinatário final[1]”.

O que são práticas comerciais enganosas?

É considerada ação enganosa qualquer prática comercial que contenha informações falsas ou que, mesmo sendo corretas, possam induzir o consumidor em erro relativamente: ... aos direitos do consumidor (como os direitos de substituição, reparação ou resolução do contrato, por exemplo).

Quais são as práticas vedadas ao fornecedor de produtos ou serviços previstas no art 39 CDC?

O inciso II do artigo 39 se coaduna com o inciso anterior, obrigando o fornecedor a entregar o produto ou serviço dentro dos limites do seu estoque ou capacidade operacional. Proíbe-se assim a sonegação de produtos ao mercado, disponibilizando à população os recursos necessários à sua qualidade de vida.

O que é Comunicação abusiva?

Palavras abusivas são pronunciadas normalmente em qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Ninguém se interessa mais com o seu próprio vocabulário, em ser classificado pelo que fala, falam o que pensam irrefletidamente.

O que é uma situação pontual?

Significado de Pontual

Que cumpre prazos ou realiza algo no tempo devido; exato. Referente a ponto, ao aspecto separado dos demais; tópico. Que dura somente um instante, um momento; momentâneo. Que está contido numa situação, num problema específico.

O que é um relacionamento de amizade abusiva?

Não oferecem qualquer incentivo, seja a sair, a tentar algo novo, a enfrentar desafios ou a conhecer pessoas diferentes. Não dão espaço a vínculos externos e a outros relacionamentos. As amizades abusivas são regadas a altas doses de ciúmes que, aos poucos, engasgam e sufocam.

Como reclamar de uma propaganda?

Para fazer uma reclamação, qualquer pessoa pode entrar no site do Conselho e clicar no link "Faça sua reclamação sobre propaganda". Na página, basta inserir o "Produto/Serviço Anunciado", o "Veículo de Comunicação" onde viu a propaganda e o "Motivo da Queixa".

Como denunciar propaganda abusiva?

Todo consumidor que identificar uma propaganda abusiva, deve levar a reclamação o mais rápido possível à Promotoria de Justiça de sua cidade ou à Promotoria de Defesa do Consumidor (Amparo Legal: artigo 37, parágrafo 2º, do CPDC; artigo 7º, inciso VII, da Lei nº 8.137, de 27/12/1990).

Como e quando podemos acionar o Procon?

Qualquer cidadão pode procurá-los quando tiver problemas envolvendo uma relação de consumo, ou seja, problemas provenientes da relação entre fornecedores (quem fornece produtos/serviços) e consumidores (quem adquire produtos/serviços).

Quais os tipos de publicidade enganosa?

Há previsão, no código de defesa do consumidor (CDC), de três tipos de publicidade que ferem os direitos do consumidor, a saber: publicidade enganosa, publicidade simulada e a publicidade abusiva. A publicidade enganosa é aquela que induz o consumidor ao erro, e pode ser por comissão ou omissão.

O que é publicidade enganosa comissiva?

Propaganda enganosa comissiva

Esse tipo de publicidade tem a característica de incitar o consumidor a cometer um erro, como anunciar que um smartphone é à prova d'água sem ele, realmente, ser.

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