Como se estrutura o discurso direto?

Perguntado por: Rebeca Juliana Andrade Gonçalves Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.

Como se faz um discurso indireto?

O discurso indireto: é introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita também pelo narrador.

Quais são as principais características do discurso direto?

No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito.

Como se caracteriza o discurso indireto?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O que é um texto indireto?

No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.

DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

26 questões relacionadas encontradas

São características do discurso indireto exceto?

Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. b) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens. c) Normalmente é escrito na terceira pessoa.

Quais são as características do discurso direto Brainly?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

Quais as características do discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Qual é o objetivo do discurso indireto?

O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.

O que é discurso indireto livre exemplo?

No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço.

Qual a diferença entre o discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Quando o pai chegou perguntou a mulher quem quebrará o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho?

Quando o pai chegou, perguntou à mãe quem quebrou o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime. O pai chamou Pedrinho e perguntou: - Quem quebrou o vidro, meu filho?

Por que veio tão tarde Perguntou-lhe Sofia?

“- Por que veio tão tarde? perguntou-lhe Sofia, logo que apareceu à porta do jardim, em Santa Teresa. – Depois do almoço, que acabou às duas horas, estive arranjando uns papéis. ... continuou Rubião, vendo o relógio; são quatro horas e meia.

Que tipo de discurso predomina no texto cavalo e o burro?

a) Predomina o discurso direto. b) “Disse” – “reclinou uma gargalhada” – “gemeu”. c) O burro disse que não podia mais, porque aquela carga excedia às suas forças e o remédio seria repartir o peso irmãmente, seis arrobas para cada um. d) Indica a fala do personagem (cavalo).

Que tipo de discurso predomina no texto o burro e o cavalo?

Um texto de discurso direto e um texto com a presença de travessões e pontos onde põem em evidencia a conversa dos personagens, sem a presença de um narrador.

Em que lugar Pedrinho estava jogando bola?

DEU-SE QUE O PEDRINHO ESTAVA JOGANDO BOLA NO JARDIM E, AO EMENDAR A BOLA DE BICO POR CIMA DO TRAVESSÃO, A DITA FOI DE CONTRA UMA VIDRAÇA E DESPEDAÇOU TUDO.

O que é uma fala direta?

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.

O que é discurso indireto em inglês?

O reported speech equivale ao discurso indireto na língua inglesa, ou seja, a reprodução da fala de alguém. Como o objetivo é contar aquilo que foi dito por outros sujeitos, o reported speech é aplicado em situações que aconteceram no passado.

O que é narrador onisciente neutro?

Narrador Onisciente Neutro

O nome já indica que, diferente do intruso, esse narrador é neutro e, portanto, não insere observações sobre a trama. Aqui, ele se ocupa somente das descrições dos personagens e da narração da história. Sendo assim, seu relato é imparcial e não influencia o leitor.

Quais são os tipos de discurso?

Existem três tipos de discurso: o discurso direto; o discurso indireto; o discurso indireto livre.
...
Passagem do discurso direto para discurso indireto
  • nas pessoas do discurso;
  • nos tempos verbais;
  • na pontuação das frases;
  • nos advérbios e adjuntos adverbiais.

Quando foi usado o travessão?

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.

Por que se usa travessão?

Travessão no discurso direto. Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso.

Porque há travessão no início de algumas frases?

a) Por que há travessão no início de algumas frases da anedota? Porque o travessão indica a fala de uma pessoa.

Artigo anterior
Como proceder para obter a curatela?
Artigo seguinte
Qual o melhor silicone para moldes?