Quais as principais características dos fusíveis de baixa tensão?

Perguntado por: Cristiano Faria de Marques  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (75 avaliações)

Principais caracteristicas dos fusíveis NH e DIAZED
Capacidade de ruptura- (KA) – Valor de corrente que o fusível é capaz de interromper com segurança, e não depende da tensão máxima da instalação. Tensão Nominal- Tensão indicada para que o fusível foi construído.

Quais são as principais características dos fusíveis?

Características do Fusível

Corrente nominal: é o valor da corrente que o fusível aguenta sem se fundir. Esse valor normalmente está indicado no corpo do fusível. Corrente de ruptura: é o maior valor de uma corrente que o fusível tem capacidade para interromper.

Quais são as características dos fusíveis quanto ao tipo de ação?

A curva característica do fusível é uma informação de grande importância no momento da escolha deste item. Isso porque cada fusível reage de maneiras diferentes mediante ao curto-circuito. O fusível pode ter a sua ação ultra rápida, rápida, média, lenta ou muito lenta, chamada também de ação retardada.

Quais os principais tipos de fusíveis aplicados em circuitos industriais de baixa potência?

“aM” – Fusível para proteção de motores (atuação para curto) “gL/gG” – Fusível para proteção de cabos e uso geral (atuação para sobrecarga e curto) “aR” – Fusível para proteção de semicondutores (atuação para curto)

Como são classificados os fusíveis?

Os fusíveis podem ser classificados como rápidos ou retardados e isso depende do tempo de atuação de cada um. Os fusíveis retardados são mais usados para a proteção de motores por causa do pico de corrente que ocorre na partida.

Fusíveis – Parte 1

39 questões relacionadas encontradas

O que é um fusível explicar seu princípio de funcionamento e suas aplicações?

O fusível é um dispositivo de segurança usado para fazer a proteção contra sobrecorrente, curto circuito e sobrecarga. O curto-circuito, a sobrecorrente ou a sobrecarga podem causar incêndios e explosões! Além dos danos no circuito elétrico e nos dispositivos conectados à ele.

Qual é a função de um fusível num circuito?

O fusível para circuito elétrico é um dispositivo que tem o objetivo de proteger a rede elétrica contra um curto-circuito e sobrecarga de longa duração. O fusível para circuito elétrico é formado por um corpo oco, que pode ser um plástico pequeno ou um cano de vidro.

Qual a diferença entre fusível DIAZED e NH?

Os fusíveis conhecidos como NH são de ação retardada. Os fusíveis conhecidos como DIAZED podem ser de ação rápida, para operação em circuitos sem picos de corrente, e de ação retardada para circuitos com corrente de pico menor que 200 A.

Qual é a função do fusível na proteção do transformador de potência?

Os fusíveis para transformador de potencial são conectados ao circuito elétrico do equipamento, sendo que a sua principal função é garantir a proteção do circuito em casos onde há sobrecargas da corrente elétrica, desse modo, os fusíveis para transformador de potencial evitam a queima do circuito, explosões e ou até ...

O que é um fusível NH?

Os fusíveis NH são aplicados na proteção de sobrecorrentes de curto-circuito em instalações elétricas industriais. Possui categoria de utilização gL/gG, seis tamanhos diferentes e atendem as correntes nominais de 6 a 1250A. Limitadores de corrente, possuem elevada capacidade de interrupção de 120kA em até 690VCA.

Qual a utilidade do fusível do veículo?

A manutenção simples e barata incentiva o motorista a cuidar da parte elétrica do carro. Os fusíveis são componentes desenvolvidos para proteger os circuitos elétricos. Eles se rompem em caso de sobrecarga para evitar que o sistema elétrico entre em pane.

São características do fusível Diazed?

O fusível diazed tem por característica a faixa de corrente nominal entre 2A e 100A, com capacidade de ruptura na ordem de 100KA. A curva de atuação do fusível diazed pode ser rápida ou retardada, variando de acordo com o tipo de instalação que está sendo empregado.

O que são os fusíveis e os disjuntores?

Fusíveis e disjuntores desempenham funções similares nos circuitos elétricos, entretanto, estes últimos operam de forma um pouco distinta. Enquanto os fusíveis são descartados após a interrupção de uma corrente elétrica, os disjuntores podem continuar operando caso não sofridos danos relacionados ao superaquecimento.

Quais os principais tipos de disjuntores?

Conheça os diferentes tipos de disjuntores
  • Conheça agora os diferentes tipos de disjuntores e suas principais características:
  • Disjuntor unipolar. ...
  • Disjuntor bipolar. ...
  • Disjuntor tripolar. ...
  • Os disjuntores também podem ser divididos por três tipos de curvas:
  • Disjuntor de curva B. ...
  • Disjuntor de curva C. ...
  • Disjuntor de curva D.

Quais são os principais componentes de um circuito elétrico?

Elementos dos circuitos elétricos
  • Resistores.
  • Geradores.
  • Fusíveis.
  • Capacitores.
  • Exemplos de circuitos.
  • Receptores.
  • Ligação em série.
  • Ligação em paralelo.

Qual a finalidade do elo fusível?

Os elos fusíveis são parte extremamente importantes na proteção de um sistema de distribuição de energia elétrica, extinguindo os efeitos da ocorrência de curtos-circuitos e sobrecargas que podem causar sérios danos aos componentes da rede elétrica.

Para que serve elo fusível?

ELOS FUSÍVEIS

Utilizado em chave fusível para proteção de equipamentos e ramais das redes de distribuição e subestação de energia. Desenvolvido para proteção contra sobrecargas e interrupção de correntes de alta intensidade. Disponível nas curvas H, K e T para redes de distribuição e EF para subestação.

Como calcular fusível para transformador?

1- Calculo da corrente do transformador, exemplo trafo de 150 kVA em 11,9 kV trifasico. Quando monofásico não se divide por √3. 2- Corrente do fusível: Deve-se solicitar a corrente de INRUSH do transformador com o fabricante, supondo –se que seja 18,2 A para o nosso exemplo então seu fusível é de 20 A.

O que significa DIAZED?

Diazed é o modelo de fusível utilizado em instalações industriais nos circuitos com motores. É do tipo retardado e fabricado para correntes de 2 a 63 A (Vmax = 500 V e Icc = 50 kA).

Em que é baseado a operação dos fusíveis diferencie o fusíveis do tipo de NH existe um meio de identificar se os fusíveis estão queimados?

Quando ocorre a fusão do elo fusível, o ponto colorido se desprende, indicando que o elo fusível está fundido. ... Tipo NH: os fusíveis limitadores de corrente NH reúnem as características de fusível retardado para correntes de sobrecarga e de fusível rápido para correntes de curto-circuíto.

O que é e qual é a função de um resistor em um circuito elétrico?

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. ... A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica.

Porque fusível queima?

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

O que são disjuntores qual é a sua função?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

O que são disjuntores qual sua utilidade?

Ele é um sistema de segurança de um circuito elétrico, contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores.

Artigo anterior
Qual é a origem do instrumento musical?
Artigo seguinte
O que é redução de carga horária?