Qual a importância do estado no pensamento de Hobbes Justifique sua resposta?

Perguntado por: Matheus Vasco Melo  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

O Estado hobbesiano é soberano. Depois de constituído, de formalizado, tem poderes ilimitados de organizar a sociedade como melhor lhe aprouver. Sem Estado não há civilização, não há cidadania, não há paz.

Qual a importância do estado para Hobbes?

Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.

Como Thomas Hobbes chamava o estado?

Para Thomas Hobbes, portanto, o estado seria soberano. Após sua constituição, o controle do estado fugiria das responsabilidades econômicas, e seria inteiramente destinada à “civilização dos civis”. Para o filósofo, sem estado não há sociedade, não há paz, não há cidadania. Há anarquia.

O que é o Estado civil para Hobbes?

Assim é no poder centrado na pessoa do Soberano, que se constitui a Sociedade civil, pois, no pensamento de Thomas Hobbes, somente em uma única vontade e em um único corpo é que pode ser concebida uma condição de paz, que em sua obra torna-se sinônimo de Estado civil.

Qual forma de governo Hobbes defendia?

A sua preferência é a monarquia, pois esta é a melhor forma para se governar um Estado Soberano. Hobbes defende a autoridade absoluta do rei com única forma de se exercer um poder soberano, já que este é uno e indivisível.

RESUMO DE FILOSOFIA: THOMAS HOBBES | Prof. Leandro Vieira

42 questões relacionadas encontradas

Como definir o Estado e os direitos em Hobbes?

Nesse sentido, o Estado de Natureza hobbesiano é um estado de igualdade e liberdade total entre os homens. Além de igualdade e de liberdade ilimitadas, neste momento, segundo Hobbes, não há leis pré-estabelecidas, ou seja, não há um regramento social.

Como Hobbes e Rousseau explicam a origem do Estado?

O autor em estudo, Thomas Hobbes, assim como Rousseau e Locke, compõe o grupo que defende que o Estado se originou pelo Contrato.

Onde estaria a essência do Estado segundo Thomas Hobbes?

Para Hobbes, o Estado encontra-se personificado na figura do soberano. Sua principal função é garantir o perfeito funcionamento da sociedade, evitando a qualquer custo uma guerra de todos contra todos. O homem deve renunciar de seu poder individual e cedê-lo para um único soberano.

Onde está a essência do Estado?

É nele que consiste a essência do Estado, que pode ser assim definida: 'Uma grande multidão institui a uma pessoa, mediante pactos recíprocos uns aos outros, para em nome de cada um como autora, poder usar a força e os recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurar a paz e a defesa comum'.

São características do estado de natureza de Thomas Hobbes?

No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.

O que diz a teoria de Thomas Hobbes?

Hobbes afirma que, em seu estado de natureza, “o homem é o lobo do homem”. O estado civil seria a solução para uma convivência pacífica, em que o ser humano abriria mão de sua liberdade para obter a paz no convívio social. O monarca, argumenta o filósofo, pode fazer o que for preciso para manter a ordem social.

Qual a diferença entre o estado de natureza de Hobbes e Rousseau?

Enquanto em Hobbes há o medo da própria natureza e uma visão negativa (em duplo sentido) da liberdade, em Rousseau a natureza é o ponto de referência moral e a liberdade é o que permite a expressão de tal natureza benigna.

Qual era o conceito de Estado para Rousseau?

Para Rousseau o Estado livre é aquele em que os cidadãos participam diretamente dele não substituindo essa participação por dinheiro, onde os negócios públicos são majoritários na mente dos cidadãos, seguindo a mesma linha do pensamento ateniense, pois só era feliz aquele que participava da Ágora (Coisa pública).

Qual é a função do Estado para Rousseau?

O Estado tem o papel de manter o interesse geral, é ele o responsável por garantir as condições para que os indivíduos pleiteiem o direito a propriedade, a educação é tomado como instrumento para garantia da igualdade.

Quais são os direitos naturais de acordo com a teoria política de Thomas Hobbes?

Dizer que um homem é livre não implica tomá-lo como alguma essência independente do corpo. De acordo com Hobbes, o direito natural, ou liberdade, é algo que cada ser possui em função de uma espécie de princípio de conservação.

O que é um Estado de Direito?

Para Raz, o Estado de Direito em seu sentido amplo “significa que as pessoas devem obedecer às leis e serem reguladas por elas. Porém, em uma teoria política e jurídica, ele deve ser lido de uma maneira mais estrita, no sentido de que o governo deve ser regulado pelas leis e submetido às mesmas”.

Qual foi o pensamento político de Rousseau?

O pensamento político de Rousseau funda-se na idéia do contrato social que institui a vontade geral. Para Rousseau, quanto menos se relacionam a vontade geral e as vontades particulares (que, segundo ele, são equivalentes à lei e aos costumes, respectivamente) mais deverá aumentar o uso da força repressora.

Qual a principal diferença entre a visão de Hobbes é a visão de Rousseau sobre a natureza humana?

Rousseau se difere de Hobbes já na concepção de que em um estado de natureza os homens seriam bons e viveriam em paz, ou seja, o homem nasceria irrepreensível em sua conduta, honesto, incorruptível, moralmente reto, sendo a sociedade que os tornam maus a partir da “divisão do trabalho e da propriedade privada” criando ...

Qual a diferença entre Hobbes Locke e Rousseau?

Enquanto que em Hobbes o motivo justificador da instituição do Estado é a proteção da vida, em Locke é a proteção da propriedade, e em Rousseau será a asseguração da liberdade o principal argumento. Trata-se de uma liberdade convencional que vem para substituir a liberdade natural.

Quais as principais ideias de Hobbes?

Quais são as Principais Ideias de Thomas Hobbes?
  • O estado de natureza humano como momento de inaptidão natural para a vida social;
  • A sociedade como uma composição complexa de “átomos”, que são os indivíduos;
  • O Contrato social como formação da comunidade humana que retira o homem de seu Estado de Natureza;

Quais as teorias de Hobbes sobre o contrato social?

Contrato Social segundo Thomas Hobbes

Para Hobbes, os homens precisavam de um Estado forte, pois a ausência de um poder superior resultava na guerra. O ser humano, que é egoísta, se submetia a um poder maior, somente para que pudesse viver em paz e também ter condição de prosperar.

Porque Hobbes dizia que o homem é o lobo do homem?

Segundo Hobbes, em um estado natural, o individualismo do ser humano o compele a viver em guerra uns com os outros. Esta frase expressa o conflito entre os homens, indicando que de todas as ameaças que um ser humano pode enfrentar, a maior delas é o confronto com outras pessoas.

O que caracteriza o estado de natureza?

O conceito de Estado de Natureza é uma abstração teórica que se refere a um "momento" em que os seres humanos organizavam-se apenas sob as leis da natureza. É um momento anterior ao surgimento de qualquer tipo de organização social e do Estado Civil.

Qual a diferença do estado de natureza proposto por Thomas Hobbes e o proposto por John Locke?

Locke, assim como Hobbes, acredita no ser humano no seu estado de natureza. ... Ao contrário de Hobbes; em que o estado de natureza é um estado de guerra, insegurança e violência; o estado de natureza lockiano é um estado de paz e harmonia com homens dotados de razão e consumidores da liberdade e dos direitos naturais.

Quais as principais diferenças entre Locke e Hobbes acerca da natureza e causas do conflito?

84), ”o estado de natureza diferia do estado de guerra hobbesiano, baseado na insegurança e na violência, por ser um estado de relativa paz, concórdia e harmonia”. Segundo Locke, no estado de natureza os “homens vivem juntos segundo a razão e sem um superior comum sobre a Terra, com autoridade para julgar entre eles”.

Artigo anterior
Quais os sintomas de uma hérnia estrangulada?
Artigo seguinte
Como é que Durkheim concebe a sociedade?