O que é um passivo fiscal diferido?
Perguntado por: Marcos Campos Sousa | Última atualização: 12. März 2022Pontuação: 4.3/5 (57 avaliações)
Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.
O que é ativo e passivo fiscal diferido?
Passivo fiscal diferido: é referente ao valor do imposto que será cobrado sobre o lucro futuramente. Ativo fiscal diferido: está relacionado ao valor do imposto que será cobrado, levando em consideração o lucro recuperável no futuro. ... Assim, o imposto diferido não altera o lucro líquido da empresa.
O que é um ativo fiscal diferido?
No contexto do Brasil, os ativos fiscais diferidos, ou também denomi- nados créditos tributários, são ativos de natureza tributária advindos de diferenças temporárias, de prejuízos fiscais e de bases negativas, que podem ser registrados contabilmente, de acordo com a legislação vigente.
Quando um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido?
Passivos fiscais diferidos por diferenças temporárias tributáveis relacionadas ao ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) são, entretanto, reconhecidos na medida em que eles não surjam do reconhecimento inicial do derivado da expectativa de rentabilidade futura.
O que são passivos por impostos diferidos?
Imposto diferido através da contabilidade
O passivo fiscal diferido é o valor do imposto a ser cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis.
#DetonaCRC 15 - Ativo fiscal diferido, Passivo fiscal diferido e Diferença temporária tributável
Quais são os tributos diferidos?
Imposto diferido é o tributo sobre o lucro que deverá ser pago pela empresa apenas no próximo ano-calendário. ... É aí que ocorre este “adiamento” do imposto, quando alguns custos ou despesas da empresa, que já foram contabilizados no exercício, só serão deduzidos para fins de Imposto de Renda em exercícios posteriores.
O que é ativo diferido exemplos?
Exemplos de ativos diferidos
Tendo em vista a natureza especial das despesas pré-operacionais, a prática contábil define algumas delas como ativo diferido, ou seja, como um tipo de aplicação. Um bom exemplo disso é a despesa com pesquisa e desenvolvimento de produtos.
Qual é o principal requisito para o reconhecimento de um ativo fiscal diferido por que existe essa exigência?
Para fins de reconhecimento inicial do Ativo Fiscal Diferido, a companhia deverá atender, cumulativamente, às seguintes condições: a) Apresentar histórico de rentabilidade; b) Apresentar expectativa de geração de lucros tributáveis futuros, fundamentada em estudo técnico de viabilidade, que permitam a realização do ...
Como deve ser reconhecido os passivos e ativos fiscais correntes?
Os tributos correntes relativos a períodos correntes e anteriores devem, na medida em que não estejam pagos, ser reconhecidos como passivos. Se o valor já pago relacionado aos períodos atual e anteriores exceder o valor devido para aqueles períodos, o excesso deve ser reconhecido como ativo.
Como contabilizar ativo fiscal diferido?
Um ativo fiscal diferido deve ser reconhecido para o registro de prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados na medida em que seja provável que estarão disponíveis lucros tributáveis futuros contra os quais os prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados possam ser ...
O que é um ativo fiscal?
O que são Ativos Fiscais
Ativos Fiscais, ou Ativos Fiscais Diferidos, são valores de tributos recuperáveis em exercícios futuros sobre os lucros relacionados a diferenças temporárias e compensação futura de prejuízos fiscais ou créditos fiscais.
O que é uma receita diferida?
As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).
O que é diferido no balanço?
Um ativo diferido era uma despesa que é feita antecipadamente e ainda não foi efetivamente consumida. Esse tipo de contabilização passou a ser considerado como despesas pré-operacionais a partir de 2008.
O que é um passivo fiscal?
Passivos fiscais são despesas que envolvem um grau de incerteza quanto à sua ocorrência de forma efetiva. São todos os atos ou fatos que podem levar o administrador a ter um desembolso inesperado.
O que é o diferimento do ICMS?
Assim, no diferimento, o pagamento do ICMS é postergado para o momento da comercialização da mercadoria. Ou seja, ocorre o fato gerador, mas não o lançamento, por isso não há a cobrança do ICMS de imediato. Posto isso, podemos dizer que se trata de uma espécie de benefício fiscal aplicado na importação do produto.
Quais as contas que compõem o passivo circulante?
Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.
Qual o objetivo do CPC 32?
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os tributos sobre o lucro. ... É inerente ao reconhecimento de ativo ou passivo que a entidade espera recuperar ou liquidar o valor contábil daquele ativo ou passivo.
Como contabilizar receita com crédito tributário?
A contabilização do Crédito Tributário deve iniciar pelo registro do valor do ICM constante da nota fiscal do bem imobilizado. Debita-se Crédito Tributário de ICM no Imobilizado de Uso e credita-se uma conta redutora do bem imobilizado como, por exemplo, ICM sobre Imobilizado de Uso a Compensar.
O que é a CPC 32?
O Pronunciamento Técnico 32 (CPC 32) da Comissão de Pronunciamentos Contábeis estabelece a aplicação de tributos sobre o lucro em todos os resultados líquidos tributáveis, inclusive impostos internacionais.
Que situações dão origem ao reconhecimento de ativos ou passivos por impostos diferidos?
A maioria dos passivos e ativos fiscais diferidos surge da inclusão de despesa ou receita no lucro contábil em um período diferente daquele em que é tributável ou dedutível. A contrapartida desse diferimento deve ser reconhecida na demonstração do resultado.
O que são diferenças temporárias e permanentes?
As diferenças permanentes são aqueles registradas na contabilidade, mas que não são aceitas como dedutíveis ou tributáveis na memória de cálculo de IRPJ e CSLL. ... As diferenças temporárias são aquelas registradas na contabilidade, mas não são aceitas como dedutíveis ou tributáveis no momento do registro.
São exemplos de diferenças permanentes?
Uma diferença permanente é a diferença entre a despesa de imposto e o imposto a pagar causada por um item que não é revertido com o tempo. Em outras palavras, é a diferença entre a contabilidade financeira e a contabilidade fiscal que nunca é eliminada. Um exemplo de diferença permanente é a multa de uma empresa.
O que é ativo permanente exemplos?
Ativo permanente: ativos realizáveis a longo prazo
São exemplos de ativos permanentes realizáveis a longo prazo: Depósitos e aplicações de renda fixa com vencimento acima de 12 meses. Contas de longo prazo com recebimento acima de 12 meses.
Quais são os tributos sobre o lucro?
Todos os impostos nacionais e estrangeiros que têm como base lucros tributáveis. Imposto de renda também inclui impostos tais como impostos retidos na fonte, que são pagos por controlada, coligada ou empreendimento controlado em conjunto em distribuições de resultado para a entidade.
O que está incluso no das?
No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.
Que dia o Roblox foi hackeado?