Qual a formação inicial dos professores?

Perguntado por: Rafaela Daniela Soares Monteiro  |  Última atualização: 26. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

A formação inicial dos/as professores/as é uma função que, progressivamente ao longo da história, vem sendo realizada por instituições específicas, por um pessoal especializado e mediante um currículo que estabelece a sequência e conteúdo institucional do programa de formação.

O que é a formação inicial de um professor?

A formação inicial de professores é objeto de inúmeras discussões e pesquisas acadêmicas. Esta etapa da preparação profissional visa oportunizar ao licenciando a vivência da práxis educacional, das várias situações que envolvem o ensino e a aprendizagem na escola, ainda durante o processo formativo.

Qual é a formação de um professor?

No Brasil, esse processo corresponde à aprovação no curso de Pedagogia para lecionar em classes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; e licenciatura para lecionar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Como surgiu a formação de professores?

Assim, a primeira instituição de preparação de professores no Brasil foi instalada a partir de 1820, baseado num ensino mútuo através do método Lancaster, ensino caracterizado pela falta de contato entre aluno e professor. Este instruía um monitor para atender aos alunos da classe.

Quais são os três tipos de formação docente?

A Lei nº 4.024/61 organizava a formação em três dimensões: o ensino normal (formação de professores para o primeiro nível), as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (formação de professores para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e os institutos de educação (formação de professores do Ensino Normal).

E O REAJUSTE DO PISO EM SP? CADASTRO EMERGENCIAL NAS DIRETORIAS DE ENSINO

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de formação?

Tipos de Formação
  • Bacharelado.
  • Tecnólogo.
  • Licenciatura.

Quais são os três aspectos mais importantes na formação do professor?

Nesse sentido, a proposta se baseia em três dimensões: Conhecimento: domínio dos conteúdos ensinados. Prática: gestão da aprendizagem. Engajamento: interação e compromisso quanto ao trabalho como educador.

Como foi a formação inicial dos professores no Brasil?

A profissionalização docente ocorreu inicialmente no século XVII, onde os registros históricos apontam a criação do primeiro curso de formação para professores, sendo este curso “instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres” (DUARTE apud SAVIANI, 2009, p. 143).

O que diz a Lei 9.394 96 sobre a formação docente?

62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Qual é a importância da formação de professores?

A formação continuada de professores é uma maneira de a escola continuar desenvolvendo um ensino de qualidade aos alunos. Basicamente, o objetivo da iniciativa é incentivar os educadores a se autodesenvolverem e adquirirem novos conhecimentos para se adaptarem às demandas das novas gerações.

Como era a formação de professores antigamente?

E não era uma formação em nível superior, nem secundário, era basicamente uma formação em nível primário com uma pincelada de metodologia ou didática (o “como ensinar”) bastante rudimentares. De 1835 até a década de 1880, as Escolas Normais pipocaram pelo Brasil afora. Abriam, duravam alguns anos e acabavam fechando.

O que diz Paulo Freire sobre formação de professores?

Na compreensão freireana, a formação permanente é consequência do reconhecimento que o ser humano tem de sua finitude e incompletude. Tomando consciência de seu ser, finito e incompleto, busca, sempre, construir-se na história, para “ser mais”.

Quando começou a formação de professores no Brasil?

Na primeira parte introduz-se o enfoque histórico, examinando a trajetória da formação de professores no Brasil, desdobrando-se em seis períodos que se iniciam com a aprovação da Lei das Escolas de Primeiras Letras, em 1827.

O que é a formação inicial e continuada dos professores?

A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Qual a importância da formação inicial e continuada dos professores?

A formação continuada contribui de forma significativa para o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor, cujo objetivo entre outros, é facilitar as capacidades reflexivas sobre a própria prática docente elevando-a a uma consciência coletiva.

Qual a diferença entre a formação inicial e continuada?

A partir da análise desse discurso percebe-se que os professores que participaram dessa pesquisa entendem a importância da formação para a prática docente, pois a formação inicial é o alicerce do professor e a formação continuada é a sustentação que permite ao docente estar em constante aprendizado e atualização de ...

O que diz o artigo 21 da LDB?

Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II – educação superior.

O que diz o artigo 25 da LDB?

Art. 25. Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento. Parágrafo único.

O que diz o artigo 61 da lei 9394?

61 da LDB estabelece como fundamentos da formação de profissionais da educação a associação entre teoria e prática, inclusive mediante a capacitação em serviço; e o aproveitamento da formação e experiências anteriores, exatamente como sucedeu no caso do apelado, desde meados da década dos anos 90. 4.

Qual é o papel da formação inicial de professores da educação básica a partir da Bncc?

A formação inicial de professores deixa lacunas para o exercício da prática pedagógica e a BNCC traz mudanças signifi- cativas na prática de ensino. Para que a formação seja mais efetiva, é importante identificar essas lacunas na sua rede, para priorizar o conteúdo a partir do que é mais grave e urgente.

Quando surgiu a formação continuada de professores?

A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi criada em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos. O público-alvo prioritário da rede são professores de educação básica dos sistemas públicos de educação.

O que é a formação continuada de professores?

O que é a formação continuada de docentes? Podemos definir a formação continuada de professores como um processo de adição de novos conhecimentos que ampliam o desempenho do profissional dentro da sala de aula.

O que não pode faltar na formação de professores?

No caso da formação de professores, além do conhecimento técnico do conteúdo, é necessário ter um conhecimento pedagógico. Para entender como ensinar esses conhecimentos, é preciso ter essa associação com a prática.

O que é um curso de formação inicial?

A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Qual a importância da formação docente na prática pedagógica?

O processo de formação docente é essencial para que o professor seja provido de conhecimentos teóricos que, unidos às suas experiências cotidianas, o façam vencer as dificuldades e os problemas da profissão, obtendo assim, a sua realização profissional e pessoal.

Artigo anterior
Qual a extensão do LibreOffice Impress?
Artigo seguinte
O que é um quarto de 1 kg?