Qual o prazo de validade de um atestado médico?

Perguntado por: Letícia Figueiredo  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.3/5 (68 avaliações)

Qual o prazo de validade de um atestado médico? O prazo de validade varia de acordo com o diagnóstico e a orientação médica. Normalmente, os atestados para afastamento do trabalho têm validade de 15 dias.

Quando vence o atestado médico?

O Atestado Médico tem limitação de 15 (quinze) dias de validade para que o empregador remunere o empregado que se afastar por motivo de doença, após o que deve encaminhá-lo ao INSS, que passará a assumir a remuneração do empregado ausente do serviço.

Como contar a validade do atestado médico?

"Se porventura um atestado for emitido em uma terça-feira (dia 01/06) ás 22h30 e for prescrito 7 dias de afastamento, será contabilizado a partir do dia 01, por mais que você já tenha trabalhado neste dia.

Como funciona o atestado de 48 horas?

Quando um colaborador apresenta um atestado de 48 horas, significa que o médico responsável pelo atendimento considerou necessário que o funcionário se afaste do trabalho. Durante esse período, o colaborador é dispensado de suas atividades laborais.

Quanto tempo a empresa tem para recusar um atestado?

A legislação não estipula um prazo para que o trabalhador apresente o atestado médico na empresa. Esse tempo pode variar, por exemplo, de acordo com as condições de saúde do empregado do regulamento interno da empresa ou da convenção coletiva.

ATESTADO MÉDICO tem PRAZO DE VALIDADE?

26 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a avisar a empresa que estou de atestado?

No próprio âmbito da medicina, a obrigatoriedade do CID em atestado é vista como prejudicial ao trabalhador. A cláusula que obriga o trabalhador a divulgar informações sobre seu estado de saúde quando faltar ao trabalho por motivo de doença (artigo 6º, parágrafo 1º, alínea f, da Lei 605/1949) viola esse direito.

O que pode invalidar um atestado?

Ausência do motivo que gerou a recomendação de afastamento; Inconsistências nas informações sobre o hospital ou clínica; Rasuras na data ou no número de dias de afastamento; Indícios da falsificação de carimbo ou de assinatura do médico.

Qual o limite de atestado por mês?

Limite de atestados médicos apresentados

A legislação trabalhista brasileira não estabelece um limite para o número de atestados médicos que podem ser apresentados à empresa. O que existe é um limite de dias de afastamento que devem ser custeados pela empresa, de 15 dias pela mesma doença.

Estou de atestado posso ir a uma festa?

A resposta é sim, desde que esteja previsto no contrato de trabalho.

Pode aceitar atestado pelo WhatsApp?

Nesse caso, o profissional envia o documento por meios eletrônicos e o paciente pode encaminhar para o seu trabalho da mesma forma. Os atestados ou as receitas poderão ser aceitas em meio digital como smartphones, tablets, e-mail, plataformas de consulta virtual, WhatsApp, entre outros.

Quando o atestado diz a partir da data?

E mesmo que você tenha trabalhado todo aquele dia. e só tenha ido ao médico no final do seu expediente, o atestado vai contar a partir desse dia.

O que significa 1 dia de atestado a partir desta data?

Os dias de afastamento por atestado começam a contar a partir da data da emissão do atestado. Inclusive se o atendimento médico ocorrer após o expediente! Se isso acontecer a empresa pode, se quiser, contar o dia seguinte como o primeiro dia de afastamento.

O que significa atestado de 1 dia a partir de hoje?

O que significa atestado de 1 dia a partir de hoje? De forma bem resumida, o atestado de 1 dia vale para aquele dia em que o colaborador já está afastado ou precisou se afastar de suas funções. Ele não tem duração de 24 horas, ao contrário do que muita gente pensa.

Pode voltar a trabalhar antes de acabar o atestado?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.

Sou obrigado a entregar o atestado em 48 horas?

Não existe previsão legal para o prazo de entrega do atestado médico. O recomendável é que a convenção ou acordo coletivo de trabalho trate sobre o tema, evitando uma decisão unilateral.

O que pode dar atestado de 5 dias?

O que pode dar 5 dias de atestado? Entre as principais podemos citar: Acidentes de trabalho. ... Dor por motivos posturais. ...

Pode sair de casa de atestado?

Se você estiver de atestado médico, o ideal é permanecer em repouso e cuidar da sua saúde. No geral, o atestado é um documento que comprova sua incapacidade de trabalhar ou realizar suas atividades normais durante o período determinado pelo médico.

O que acontece se o funcionário trabalhar com atestado médico?

Não se pode trabalhar de atestado médico, devido tanto às obrigações legais quanto à preservação da saúde do empregado. Por um lado, o exercício do trabalho durante o período de afastamento médico pode implicar no agravo da condição de saúde.

Quem está de atestado pode trabalhar?

A resposta é NÃO! O atestado médico, de doença comprovada, não permite que o funcionário trabalhe e isso está no Decreto 3.048/99.

Pode emendar um atestado no outro?

Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art. 75 §§ 4º, 5º do Decreto-Lei 3.048/99 e na Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, do INSS.

Quantos atestados pode dar no mês com o mesmo CID?

Em um prazo de 60 dias, se o funcionário apresentar atestados com o mesmo CID (mesma doença), cuja soma dos dias seja superior a 15 dias(seja contínuo ou não), ele poderá ser encaminhado ao afastamento pelo INSS.

Pode dar justa causa por muitos atestados?

Excesso de atestado médico pode ocasionar demissão por justa causa? A legislação trabalhista não prevê uma quantidade de atestados que o funcionário pode solicitar para justificar sua ausência. Por essa razão, o excesso de atestado médico em si não pode ser o motivo de uma demissão por justa causa.

Qual a nova lei para atestado médico?

O atestado médico é regulamentado pela Resolução do Conselho Federal de Medicina n° 1658/2002 e pela lei n° 3268/1957. Com base nesses documentos, a determinação é de que apenas médicos e odontólogos podem conceder a um trabalhador uma recomendação formal de seu afastamento do trabalho.

Porque UPA não dá atestado?

Porque UPA não dá atestado? Primeiramente, é importante destacar que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) tem como principal objetivo oferecer atendimento emergencial e de urgência para a população. Dessa forma, seu foco está na estabilização do paciente e não na emissão de documentos.

Quando uma empresa pode contestar um atestado médico?

O médico do trabalho pode sim contestar atestado médico emitido por colega eticamente, desde que examine o trabalhador. possibilidade de nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador, além dos Pareceres do Conselho Federal de Medicina 49/2002 e 10/2012.

Artigo anterior
Como colocar o símbolo de grau no Excel?
Artigo seguinte
Quais são os bairros de Camaçari?