Quanto tempo prescreve a dívida de condomínio?

Perguntado por: Henrique Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

O prazo da dívida prescreve depois de 5 anos. Por isso, é importante é entrar com a ação de cobrança em tempo hábil. A taxa condominial é considerada uma dívida líquida, ou seja, é uma despesa que é uma obrigação certa.

Qual é o prazo prescricional para a cobrança da cota condominial atrasada?

Muitas pessoas acreditam que não existe prazo de validade para realizar a cobrança de taxas de condomínio em atraso. Mas, isso é um erro. A dívida de condomínio prescreve após o período de cinco anos.

Quem não paga taxa de condomínio pode perder o imóvel?

Taxas de condomínio não pagas podem virar ações na Justiça e, além das multas e juros, os devedores podem até perder o imóvel para arcar com as dívidas. A inadimplência, no entanto, não pode resultar em cobrança vexatória ou perda de direitos para o condômino devedor.

O que acontece com dívida de condomínio?

Durante um processo de execução de dívida condominial, pode-se cobrar uma multa de 2%, juros de 1% ao mês e mais a correção pela inflação do período atrasado. Tudo isso além do valor da dívida da taxa condominial atrasada, é claro. O valor dos juros pode variar de acordo com o estipulado na convenção do condomínio.

O que acontece se eu não pagar a taxa do condomínio?

Se o condômino não pagar o que foi determinado pelo juiz em três dias, ele terá a penhora online, ou seja, tudo o que está em sua conta bancária é direcionado para o pagamento da dívida. Se não tiver o dinheiro na conta, os bens são penhorados. Nessa fase, o proprietário pode perder o imóvel.

Prescrição da dívida condominial

23 questões relacionadas encontradas

O que acontece se eu não pagar o condomínio?

O Código Civil prevê as penalidades para coibir a inadimplência em condomínio. No artigo 1.336 está definido que o condômino que não paga a contribuição mensal fica sujeito aos juros previstos na convenção. Caso não estejam definidos, pode ser cobrado multa de até 2% sobre o valor da dívida e juros de 1% ao mês.

Quem responde pelas dívidas do condomínio?

Condôminos podem ser chamados a responder pelas dívidas do condomínio, sendo permitida, inclusive, a penhora do apartamento que é bem de família.

Pode penhorar apartamento por dívida de condomínio?

Uma dúvida comum de síndicos e condôminos é a respeito das consequências de não pagar a taxa de condomínio. Em especial, se é possível ou não que o imóvel seja penhorado por dívidas de condomínio. Pois bem, a resposta é que sim, dívida de condomínio pode levar à penhora do imóvel.

Qual é o prazo da prescrição intercorrente no processo civil?

Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. § 1º A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.

Como efetuar a cobrança de condomínio de que está atrasado?

Passo a passo de como cobrar condomínio atrasado
  1. 1) Envie uma notificação de atraso.
  2. 2) Converse com o condômino e tente negociar o pagamento.
  3. 3) Ingresse com uma ação judicial para cobrar a dívida.
  4. 4) Avalie contratar uma garantidora de condomínio.

Quando o condômino é considerado inadimplente?

É importante lembrar que o condômino é considerado inadimplente a partir do 1º dia útil após o vencimento, o que já impede o devedor de votar em assembleias ou se candidatar a síndico. No entanto, ele tem até 30 dias para pagar a multa e os juros estabelecidos.

O que é a prescrição intercorrente no processo civil?

A prescrição intercorrente é a perda do direito de exigir um direito pela ausência de ação durante um determinado tempo no curso de um procedimento. Possui como finalidade o princípio da duração razoável do processo esculpido no art. 5º, LXXVIII da Constituição Brasileira.

Quando ocorre a prescrição intercorrente no cumprimento de sentença?

§ 2º Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que seja localizado o executado ou que sejam encontrados bens penhoráveis, o juiz ordenará o arquivamento dos autos. § 4º Decorrido o prazo de que trata o § 1º sem manifestação do exequente, começa a correr o prazo de prescrição intercorrente.

Como contar a prescrição intercorrente na execução?

206, § 5º, I, CC) o prazo para exercer a pretensão executória é de 5 anos, sendo este, também, o prazo da prescrição intercorrente, contados a partir do fim da suspensão por 1 (um) ano concedida. Outra inovação é o tratamento expresso do instituto como causa de extinção da execução, prevista no art. 924, V.

Quando uma dívida pode penhorar bens?

Quando o valor dos bens é equivalente ou maior do que o total devido, é suficiente para a justiça a penhora dos bens. Pode ser necessária a penhora de mais de um bem, para que o valor seja coberto. caso isso não ocorra, a justiça pode determinar um parcelamento.

Quais são os bens impenhoráveis?

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.

Como funciona penhora de apartamento?

A penhora de imóvel começa com um mandado de intimação do devedor. Ato contínuo, deve-se registrar a penhora do registro de imóveis. Seguidamente, realiza-se a avaliação do bem, que pode ser realizada pelo próprio Oficial de Justiça ou por um avaliador especializado.

De quem é a responsabilidade pelo pagamento do condomínio?

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), em seu artigo 22, parágrafo único, diz que compete ao locador “pagar as despesas extraordinárias de condomínio” e no artigo 23, inciso XII, determina que cabe ao locatário “pagar as despesas ordinárias de condomínio”.

Qual a função de um administrador de condomínio?

Uma administradora de condomínios tem como principal função auxiliar o síndico na realização de diversas atividades administrativas.

De quem é a responsabilidade pelo pagamento das cotas condominiais?

A responsabilidade pelo pagamento das cotas condominiais é daquele que tem a posse do imóvel e se beneficia dos serviços prestados pelo condomínio. No caso, as chaves não foram entregues aos compromissários compradores, de modo que a construtora deve responder pelo débito.

O que fazer quando o condômino não paga o condomínio?

Converse de forma calma e amigável com o morador inadimplente. Marque uma reunião e busque entender qual a situação do condômino, o porquê do atraso no pagamento. E, claro, como vocês podem resolver esse quadro. Caso não seja possível chegar a um acordo, o jeito é tentar resolver o problema na esfera jurídica.

Quem paga a inadimplência de condomínio?

É dever do condômino pagar a taxa condominial mensalmente, ajudando a arcar com as despesas do empreendimento. No mesmo sentido, é dever do síndico fazer a cobrança corretamente e zelar pelo bom funcionamento da estrutura.

Como devo fazer para pedir parcelamento de dívida de condomínio?

Dívida de condomínio pode ser parcelada. É preciso ter em mente que uma das atribuições do síndico é defender os interesses do condomínio. Nesse caso, é reaver os valores. Por isso, ele pode apresentar uma proposta de parcelamento ao condômino inadimplente para que o pagamento seja feito aos poucos.

Como se configura a prescrição intercorrente?

A prescrição intercorrente resta configurada quando o credor permanecer inerte por período superior ao da prescrição do direito material objeto da pretensão executiva, tendo como termo inicial de seu cômputo o encerramento do prazo de suspensão deferido pelo Juízo, ou, não fixado esse, o transcurso de um ano da ...

O que é prescrição intercorrente exemplo?

Entenda como calcular a prescrição intercorrente

O prazo será contado a partir dessa intimação. Por exemplo, em uma execução que se aplica a prescrição intercorrente de cinco anos, imagine que o processo foi suspenso em 19/10/2020 e o procurador foi intimado para dar prosseguimento em 19/10/2021.

Artigo anterior
Para que serve o imobilizador de pulso?
Artigo seguinte
Porque não pode casar com sogra?