Como usar o pronome relativo quem?
Perguntado por: Miriam Benedita Abreu Sousa Mota | Última atualização: 28. Dezember 2024Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)
Dica 1 ► O pronome relativo “quem” deve ser empregado quando fizer referência a pessoas ou coisas personificadas e, na maioria das vezes, aparecerá precedido de preposição. Na oração seguinte, ele substituirá o termo antecedente (pessoas ou coisas personificadas), lembrando que essa oração será subordinada à primeira.
Como se usa o pronome relativo quem?
O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira. Observe: Ela perdeu a melhor amiga. Gostava muito da amiga.
Quando usar o quê ou quem?
O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.
Como aplicar os pronomes relativos?
Pronomes relativos e orações subordinadas adjetivas
Assim, o pronome relativo é usado como conectivo entre a oração subordinada e a principal: Comprei a tinta que usaremos amanhã. A tinta, a qual usaremos amanhã, já foi comprada. Acaba de ser vendido o prédio cujo dono faleceu.
É ela que ou é ela quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
PRONOMES RELATIVOS - QUE, QUEM, CUJO, ONDE - Aula Completa - Bem fácil I Português On-line
Como se faz a concordância do verbo com pronome quem?
Quando o sujeito da oração é o pronome relativo quem, o verbo tende a ir para a 3ª pessoa do singular, mas também pode concordar com o termo antecedente: Eu quem descobriu tudo. (ou ainda: Eu quem descobri tudo.) Não eram ele e a irmã quem estava sem comer? (ou ainda: Não eram ele e a irmã quem estavam sem comer?)
Como saber se o que é um pronome relativo?
E aí vai uma dica importantíssima: para saber se ele realmente é um pronome relativo, basta substituí-lo por “o qual, os quais, a qual, as quais”. Logo, o porquê de tal classificação.
Para que serve o pronome quem?
Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
E você quê ou quem?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Qual o plural de quem?
Por que os pronomes relativos “que”, “quem” e “onde” são chamados de invariáveis? Porque eles não mudam, isto é, não variam. Assim, eles não têm gênero (masculino ou feminino) nem número (singular ou plural).
Tem crase em A quem?
Antes dos pronomes relativos que, quem, cuja:
Projeto garante proteção a quem usa comércio virtual. A crase é facultativa: Antes de pronomes possessivos acompanhados de palavras femininas de sentido definido: O senador rebateu todas as críticas a/à sua emenda.
Como saber a quem o pronome se refere?
- O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
- O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
- O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).
Onde é um pronome relativo?
A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".
Porque é um pronome relativo?
Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.
Como identificar a função sintática do pronome relativo?
Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.
Quais são os seis tipos de pronomes?
Tipos de pronomes. Existem seis tipos de pronomes: pessoais (retos, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
Quando o pronome quem é sujeito?
Dica 3 ► Quando não for precedido de uma preposição, o pronome relativo “quem” exercerá a função de sujeito da oração, tendo o mesmo valor que os seguintes pronomes: o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que. Observe: Foi ela a que me falou sobre a festa.
Foi eu que ou fui eu quem?
Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.
Qual é a regra do pronome?
Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.
Quantos parágrafos tem que ter uma resenha?
Quem escreveu o livro de Eclesiastes da Bíblia?