São impostos diretos?

Perguntado por: António Micael de Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (30 avaliações)

São aqueles que incidem diretamente sobre a renda dos contribuintes, sejam empresas ou pessoas físicas. Este tipo de imposto tem seu cálculo mediante o princípio da proporcionalidade. Isto é, quanto maior for a renda, o valor do tributo também será maior.

Quais são os impostos diretos?

Tributo direto: é um imposto que incide diretamente sobre a renda de uma pessoa física ou jurídica, como o Imposto de Renda (IRPF ou IRPJ) Tributo indireto: é um imposto que incide sobre o consumo de uma pessoa física e jurídica, e não sobre sua renda.

Quais são os impostos indiretos?

IMPOSTOS INDIRETOS: IPI, ICMS, ISS, PIS e COFINS.

Quais são os tributos diretos no Brasil?

Tributos diretos
  • IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) ...
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ...
  • IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) ...
  • ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ...
  • IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) ...
  • ISS (Imposto Sobre Serviços)

Quais são os impostos progressivos?

Existem três impostos progressivos no Brasil:
  • Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza(IR);
  • Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU); Súmula 668/STF. Tributário. IPTU. Alíquota progressiva. Instituição anterior à Emenda Const. ...
  • Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

AGU Explica – Impostos Diretos e Indiretos

41 questões relacionadas encontradas

São impostos progressivos expressamente?

A progressividade é prevista expressamente na Constituição Federal, quando esta trata do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (art. 153, §2º, I, CF), do imposto predial territorial urbano (art. ... 156,§1º, I) e do imposto sobre a propriedade territorial rural (art. 153, §4º, I).

São progressivos Imposto de Renda e ITR?

As alíquotas do ITR devem ser progressivas, com o objetivo de desestimular a manutenção de propriedades improdutivas, nos termos do art. 153, § 4º, da CF/88: Art. 153.

Quais os três tipos básicos de tributos no Brasil?

De acordo com o Código Tributário Nacional, os três principais tipos de tributos são os impostos, taxas e contribuições de melhoria. Como foi visto, para ocorrer a cobrança de um tributo, é preciso haver algumas condições, como o fato gerador (no caso de impostos) e a previsão dele em lei.

O que é tributação direta?

Tributação Direta: de forma resumida, tributação direta é quando a taxação é aplicada diretamente sobre algum bem, como renda, patrimônio ou consumo. Os exemplos são: Imposto de Renda, IPTU e IPVA.

O que é impostos diretos e encargos?

São pagamentos obrigatórios ao governo para garantir que o poder público possa desenvolver suas atividades. Na conta de energia estão embutidos tributos federais, estaduais e municipais. As distribuidoras recolhem esses valores e repassam às autoridades competentes.

O que é imposto indireto exemplos?

O ICMS, por exemplo, é um imposto indireto, pois o tributo incide apenas sobre a parcela da renda que é utilizada para o consumo. Entre os principais tipos de imposto indireto, temos: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ISS (Imposto sobre Serviços)

São exemplos de impostos de incidência indireta?

Além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o ISS (Imposto sobre Serviços) é outro exemplo de tributo indireto.

São exemplos de impostos de incidência direta?

Tributação direta é a taxação aplicada diretamente sobre a renda, patrimônio ou consumo. Como exemplos: o Imposto de Renda, a contribuição previdenciária sobre o salário, o IPTU, o IPVA.

Como os impostos indiretos são pagos?

Assim, o imposto indireto é aplicado apenas sobre a renda usada no consumo e é cobrado de maneira indireta às pessoas. Uma vez que são pagos pelas empresas, que, posteriormente, podem cobrar tais valores de um terceiro, que é o contribuinte propriamente dito.

Qual a diferença entre impostos progressivos e impostos regressivos?

Normalmente, a tributação progressiva é de origem de renda pessoal ou de corporações, patrimônio, ações, dinheiro ganho fruto de propriedades, consumos de luxo. Já os tributos regressivos são aqueles cobrados em um mesmo percentual para todos.

Quais são os impostos sobre patrimônio e renda?

Nossa constituição criou 4 impostos sobre o patrimônio: o ITR, o IPTU, o IPVA e o IGF. O IPTU e o ITR incidem sobre áreas físicas, o IPVA sobre veículos automotores e o IGF ainda não foi instituído/regulamentado, mas deverá incidir sobre todo o patrimônio do contribuinte.

Quais as 4 formas de tributação das empresas?

Atualmente, no Brasil, existem quatro formas previstas na legislação tributária para o recolhimento dos impostos de empresas de todos os segmentos. São eles: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional (que abrange o regime do Microempreendedor Individual – MEI) e lucro arbitrado.

Quais são as formas de tributação?

No Brasil são três os tipos de regime tributário mais adotados: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Quais os tipos de regime de tributação?

Há três tipos de regimes de tributação que podem ser adotados pelas empresas: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Esses regimes determinam qual será a forma de apuração, ou seja, qual o sistema e os prazos que a empresa deverá seguir no momento de realizar o pagamento dos tributos.

Quais as três principais característica dos tributos?

Tributos: o que são

Os tributos são contribuições que precisam conter as seguintes características para ser cobrados do contribuinte: Prestação pecuniária: os tributos serão cobrados em espécie (dinheiro). Compulsórios: é uma imposição estatal; havendo o fato gerador, será cobrado o tributo.

Quais as três principais espécies do gênero tributo?

As classificações das espécies tributárias são feitas por dois ramos distintos do direito, Direito Tributário e Direito Constitucional. O Código Tributário Nacional classifica três espécies pertencentes ao gênero tributo: impostos, taxas e contribuições de melhoria (Artigo 5º do Código Tributário Nacional).

Quais são os elementos básicos do tributo?

O tributo é caracterizado pelos seguintes elementos:
  • Fato gerador.
  • Contribuinte ou responsável.
  • Base de Cálculo.
  • Alíquota.
  • Adicional.

Como funciona o Imposto de Renda progressivo?

No Regime Progressivo, o que define a alíquota do Imposto de Renda é o valor do benefício de renda mensal ou da antecipação de até 25% do Saldo Total de Participante em parcela única. Se o benefício for, por exemplo, de R$ 1.500 mensais, você não pagará Imposto de Renda, pois o valor está na faixa de isenção da tabela.

Como funciona o imposto progressivo?

O que é Imposto Progressivo

Geralmente o Imposto Progressivo está relacionado com a renda do contribuinte, produzindo uma relação proporcional de que quanto maior for a renda, maior será a alíquota que deverá ser paga de imposto.

O que é imposto progressivo sobre a renda?

É todo aquele que delimita alíquotas específicas a cada fato gerador tributário, dando um tratamento diferenciado de acordo com a capacidade contributiva do agente; os maiores exemplos são o IRPJ e o IRPF.

Artigo anterior
Porque não pode cortar as árvores?
Artigo seguinte
Por que a democracia dos nossos dias é considerada indireta?