Qual a diferença entre trombose profunda e superficial?

Perguntado por: Diogo Correia de Pereira  |  Última atualização: 4. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

Trombose venosa superficial e profunda Ou seja, quando o coágulo se forma nas veias mais profundas, falámos de trombose venosa profunda. Quando o trombo afeta as veias superficiais, por baixo da pele, dizemos que estamos perante uma trombose venosa superficial ou tromboflebite.

Qual é o tipo de trombose mais perigoso?

Uma trombose superficial, uma tromboflebite, tem um risco pequeno de levar a uma embolia pulmonar. Agora, uma trombose venosa profunda, esse risco vai aumentando e quanto mais proximal ao coração essa trombose, maior o risco.

O que causa a trombose superficial?

A trombose venosa superficial se trata de uma inflamação, geralmente causada por um coágulo sanguíneo em uma veia superficial (localizada abaixo da pele), que, geralmente, atinge as regiões dos braços (na presença de um cateter IV) ou das pernas (resultado das varizes).

Quais são os três tipos de trombose?

Tipos de Trombose
  • Trombose Venosa Superficial. Uma veia superficial é uma veia próxima da superfície do corpo. ...
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) ...
  • Trombose Venosa Renal (TVR)

Qual o perigo de uma trombose venosa profunda?

O problema gera um quadro de dor e edema (inchaço) no membro afetado por dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar).

Quais as diferenças da trombose venosa profunda e da flebite (trombose superficial)?

30 questões relacionadas encontradas

Quem tem trombose venosa profunda pode andar?

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

O que fazer depois de uma trombose venosa profunda?

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos anticoagulantes como a heparina ou varfarina e, nos casos mais graves, cirurgia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações como a embolia pulmonar.

Quais as fases da trombose?

A trombose venosa profunda pode acionar defesas do organismo, e sua evolução é dividida em três fases4:
  • Fase aguda: dores, edema, reações inflamatórias dos linfáticos, febre, diminuição do tempo de coagulação;
  • Fase de defesa: diminuição súbita do edema, diurese abundante (urinar muitas vezes) e interrupção da febre;

Quais são as fases da trombose?

A trombose é considerada aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa 2 semanas. A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma trombose?

O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso será feito pelo próprio organismo. O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

O que fazer quando tem trombose superficial?

O tratamento da trombose venosa superficial envolve tradicionalmente compressas quentes e AINEs. Em pacientes com trombose venosa superficial extensa, a anticoagulação (p. ex., com heparina de baixo peso molecular, fondaparinux) é muitas vezes benéfica.

Qual é a cura da trombose?

“Na grande maioria das vezes o tratamento é feito com anticoagulantes. Casos mais graves podem ser necessários medicamentos fibrinolíticos, que dissolvem o trombo mas que podem ter reações adversas importantes”, aponta Naves.

O que ataca trombose?

As placas de gordura que se depositam nas artérias causando a trombose têm como suas principais causas o tabagismo, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes e a elevação dos níveis de gorduras no sangue (dislipidemia).

Como saber se a trombose está avançada?

Sensação de peso nas pernas, especialmente no fim do dia, pode não ser apenas uma simples manifestação de cansaço. Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Como saber se a trombose está subindo?

Diagnóstico de trombose venosa profunda

Quando há suspeita dessa doença, frequentemente se faz um ultrassom com Doppler para confirmar o diagnóstico. Às vezes, os médicos fazem um exame de sangue para medir uma substância chamada dímero D, que é liberada pelos coágulos sanguíneos.

Como saber se a trombose está piorando?

Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio.

O que não pode fazer quando se tem trombose?

O que Não Fazer
  1. Cruzar as pernas ao sentar-se para não afetar a circulação;
  2. Fumar;
  3. Ingerir bebidas alcoólicas em excesso ou com frequência;
  4. Permanecer na mesma posição por um período prolongado;
  5. Praticar esportes de contato ao fazer uso de anticoagulantes por causa do risco de sangramento após um trauma;

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Quanto tempo dura uma crise de trombose?

No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas.

Quem tem trombose tem risco de vida?

Também conhecida apenas como trombose, a trombose venosa profunda (TVP) tem como complicação mais séria a embolia pulmonar. Muitas vezes, parte do coágulo se solta, seguindo pelas veias e parando em uma artéria do pulmão, ocasionando a embolia e colocando a vida da pessoa em risco.

Quais as sequelas de uma trombose na perna?

Durante o processo de dissolução do coágulo, podem ficar sequelas no interior das veias que destroem a estrutura das válvulas venosas (que favorecem o fluxo sanguíneo para cima). Essas alterações prejudicam o retorno do sangue e causam inchaço, varizes, endurecimento da pele, feridas e outras complicações.

Qual a diferença entre trombose e trombo?

A trombose é decorrente da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento. É caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo (trombo) responsável por causar inflamação na parede do vaso. Em geral, os trombos se formam nos membros inferiores.

Quando a trombose precisa de cirurgia?

- Podem ser operadas as pessoas que tem trombose em veias grandes acima da virilha (veias ilíacas e cava). As veias entre o joelho e a virilha (veias femorais) também podem ser desobstruídas com a cirurgia se o paciente estiver com sintomas de inchaço e dor muito intensos e tiver um risco de sangramento baixo.

Quem teve trombose a perna volta ao normal?

O tempo de melhora do retorno venoso dependem do nível e extensão da trombose, e também da recanalização deste trombo ou formação de circulação colateral, pois nem sempre há a recanalização do trombo. Esse tempo é variável, normalmente de 1 a 3 meses.

Quando internar paciente com trombose venosa profunda?

Em TVP proximal sempre exigirá tratamento, pelo maior risco de TEP. No caso de TVP distal, só necessita intervenção imediata caso apresente sintomas ou alto risco de progressão.

Artigo anterior
Como calcular o MTBF e MTTR?
Artigo seguinte
Qual é a forma Fatorada do trinômio?