Como é feito o controle tecnológico?
Perguntado por: Jaime Jaime Amaral de Costa | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)
O controle tecnológico do concreto usinado envolve a realização de uma série de ensaios para verificar se o material entregue no canteiro possui as propriedades esperadas e definidas no projeto estrutural. O objetivo é garantir o desempenho da estrutura e evitar patologias que possam comprometer sua vida útil.
O que é controle tecnológico?
O controle tecnológico é uma das partes da gestão de qualidade de um empreendimento que visa verificar, por meio de ensaios de laboratório e de campo, se as especificações técnicas de um determinado produto estão sendo atendidas. ... Esse controle deve garantir a eficácia e o cumprimento das normas dos ensaios executados.
Como é feito o controle tecnológico do pavimento em campo?
Em campo, são acompanhados o controle da temperatura da mistura, tanto na chegada do caminhão quanto logo após o lançamento do mesmo na pista, assim como a espessura aplicada conforme especificação de projeto.
Quais são os ensaios para controle tecnológico do asfalto?
- Imprimação com Ligante Asfáltico.
- Pintura de Ligação com Ligante Asfáltico.
- Dosagem Marshall.
- Extração de Betume.
- Porcentagem de Betume.
- Ensaio de Viga Benkelman.
- Controle Tecnológico em Obras de Terra e Pavimentação.
Para que serve o controle tecnológico do concreto?
O controle tecnológico do concreto é um procedimento extremamente importante para a construção civil, contribuindo para comprovar a qualidade e segurança em uma obra. Por exercer uma função estrutural, certificar que o concreto atende aos requisitos é imprescindível.
COMO FAZER O CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO?!
Como é feito o controle de qualidade do concreto?
O controle de qualidade do concreto começa com desenvolvimento dos traços em laboratório, seguindo com o recebimento da matéria-prima, controle de produção, até a chegada ao último teste, que é o rompimento do corpo de prova.
Quais são os ensaios do concreto?
DEFINIÇÃO DE ENSAIOS DE LABORATÓRIO DE CONCRETO
São ensaios tecnológicos para controlar a qualidade do concreto, como compressão axial, tração simples, tração na flexão, tração por compressão diametral, módulo de deformação, coeficiente de Poisson, permeabilidade, abrasão, capacidade de deformação e consistência.
Quais são os ensaios de caracterização do asfalto?
-Além dos ensaios utilizados na caracterização dos Cimentos Asfálticos do Petróleo, existem uma série de ensaios para os Asfaltos Diluídos e Emulsões Asfálticas: -Asfaltos Diluídos: Pontos de fulgor, viscosidade, destilação, mancha, flutuação, resíduo asfáltico de penetração 100.
O que é o ensaio Marshall?
Apresenta os procedimentos para a determinação da estabilidade e da fluência de misturas betuminosas de cimento asfáltico, a quente, para uso em pavimentação, com agregado de tamanho de 25,4 máximo, por meio da prensa Marshall.
Quais materiais são compostos O concreto asfaltico?
Os materiais constituintes do concreto asfáltico são: agregado graúdo, agregado miúdo, ma- terial de enchimento, fíler, ligante asfáltico, e melhorador de adesividade, se necessário. Os materiais utilizados devem satisfazer às normas pertinentes e às especificações aprova- das pelo DER/SP.
O que é PMF e como pode ser usinado?
O CBUQ é produzido em uma Usina de Asfalto em processo a quente, enquanto o PMF é produzido em temperatura ambiente em uma Usina de Pré-Misturado a Frio, conhecido também como Usina de Solos, que é muito mais simples.
Qual a importância do controle tecnológico na investigação e análise de materiais?
O controle tecnológico do recebimento do concreto em obra tem como objetivo garantir que este, principal material constituinte das edificações, esteja em acordo com os parâmetros estabelecidos pelas normas para ele e necessários para a perfeita execução das obras e consequente durabilidade da estrutura.
Quais os principais testes realizados com o concreto?
Resistência à flexão e dureza do concreto endurecido. Teste para a resistência à compressão por unidade de massa de rejunte. Testes de absorção de água e vazios permeáveis. Testes de volume aparente.
Como fazer um corpo de prova?
Para a moldagem dos corpos de prova, se faz uma prévia mistura do concreto já amostrado para garantir a sua uniformidade. Posteriormente, o concreto é introduzido dentro do molde, tendo a quantidade de camadas e golpes para adensamento definidos de acordo com a NBR 5738:2015.
Qual é o principal parâmetro determinado no ensaio Marshall?
Esse ensaio pode ser feito a partir de duas normas. O primeiro é determinado pelo DNER-ME 043/95 – “Misturas betuminosas a quente – ensaio Marshall”. Esse método fixa o modo pelo qual se determina a estabilidade e a fluência de misturas betuminosas usinadas a quente, utilizando o aparelho Marshall.
Como é feito o ensaio CBR?
O Ensaio de CBR é determinado pela relação entre a pressão necessária para penetrar um pistão cilíndrico padronizado em um corpo de prova de um determinado solo e a pressão necessária para penetrar o mesmo pistão em uma brita graduada padrão.
Quais os tipos de ensaios mais utilizados na pavimentação?
ponto de fulgor, ponto de amolecimento, ensaio de estabilidade Marshall, dentre outros.
Quais os principais ensaios realizados em ligantes asfálticos?
Embora exista uma diversidade de ensaios realizados com ligantes asfálticos as principais características físicas utilizadas para os projetos são: a) A “dureza” que é medida através de uma agulha padrão no ensaio de penetração; e b) A resistência ao fluxo que é medida através dos ensaios de viscosidade.
Qual a classificação do asfalto?
Os asfaltenos são classificados de acordo com a sua solubilidade em solventes orgânicos como no tolueno, sendo insolúvel em n-heptano e n-pentano. Não estão dissolvidos no petróleo e sim dispersos na sua forma coloidal, compreendendo o resíduo não destilável do petróleo.
Quais ensaios devem ser realizados para atestar a qualidade do concreto e como devem ser realizados?
A norma recomenda ensaios de consistência pelo abatimento do tronco de cone (Slump Test) ou de espalhamento e tempo de escoamento (Slump Flow) e habilidade passante em fluxo livre, no caso de concreto auto adensável e ensaio de resistência à compressão de corpos de prova cilíndricos para verificar as características ...
Qual ensaio é feito em laboratório com o concreto endurecido?
Concreto endurecido
Ensaio de resistência à compressão axial (NBR 5739);
Qual a diferença do CP II e CP II F e CP II Z?
O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.
Como testar a qualidade do concreto?
Tudo começa com o ensaio de compressão artificial, entre outros diversos que são executados. O teste do concreto é tão importante que o projeto estrutural é criado com base nesse resultado para que a obra tenha uma maior qualidade.
Como fazer o controle de aceitação do concreto?
O controle de aceitação do concreto é, por sua vez, regulado pela NBR 12655:2015. Segundo ela, cada exemplar deve ser constituído por dois corpos de prova da mesma amassada, para cada idade de rompimento, moldados no mesmo ato.
Quais os parâmetros de medição da qualidade do concreto?
Quais os parâmetros de medição dessa qualidade? São características essenciais do concreto, como a facilidade de manuseio quando fresco, boa resistência mecânica, durabilidade e impermeabilidade quando endurecido, é preciso conhecer os fatores que influem na sua qualidade.
Quais as características qualitativas das informações financeiras?
Quais são os tipos de animais que vivem no Cerrado?