Qual a diferença entre taxa de juros nominal e real?

Perguntado por: Cristiano André Pinheiro  |  Última atualização: 9. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

A taxa de juros nominal é a taxa divulgada, não descontando o efeito da inflação, enquanto a taxa de juros real é aquela que leva em conta a variação dos preços no período, mostrando o verdadeiro ganho ou perda de poder de compra do dinheiro investido.

O que significa taxa de juros real?

A taxa de juros real é a taxa nominal descontada da inflação. A taxa de juros real mede a rentabilidade de seus investimentos, já descontando a inflação. Por isso ela é real: pois reflete o quanto de dinheiro você realmente ganhou com uma determinada operação.

Pode-se afirmar que a diferença entre a taxa real e a taxa nominal e?

Qual a diferença entre taxa de juros real e de juros nominal? Portanto, a taxa de juros nominal é aquela que o investidor tem conhecimento ao emprestar o seu dinheiro. Já a taxa de juros real é aquela que realmente aumenta o capital de quem emprestou o dinheiro.

O que significa taxa nominal?

A taxa nominal nada mais é do que isso. É uma taxa que não é real. Se você fosse receber 1% de juros ao mês a taxa nominal para o ano seria 12% (12*1%); porém, esta não é a taxa realmente recebida.

Como calcular taxa nominal e taxa real?

taxa de juros real = (1 + taxa de juros nominal) / (1 + inflação) - 1; 1 + taxa de juros nominal = 1 + 0,12 = 1,12; 1 + inflação = 1 + 0,058 = 1,058.

TAXA DE JUROS REAL X NOMINAL | O QUE SÃO, CÁLCULO E DIFERENÇAS

25 questões relacionadas encontradas

Qual a taxa de juros real hoje?

Assim, segundo levantamento compilado pelo MoneYou, os juros reais do país ficaram agora em 5,90%.

Como se calcula a taxa nominal?

Taxa Nominal

Para entender a regra geral, experimente acima mudar o período de capitalização. Por exemplo, se a capitalização for ao semestre, a taxa nominal deve ser dividida por 2, pois um ano tem 2 semestres e o resultado será uma taxa efetiva ao semestre.

Para que serve a taxa de juros nominal?

Juros nominais são a taxa de juros anunciada ou acordada entre o emprestador e o tomador de um empréstimo, antes de qualquer ajuste ou correção. Em outras palavras, os juros nominais são o valor bruto da taxa de juros, sem levar em consideração fatores que possam afetar o valor real da taxa, como a inflação.

São exemplos de taxas de juros nominais?

A taxa de juros nominal leva esse nome por ser, justamente, o valor informado ou contratado em uma operação financeira. Por exemplo, você decide investir em títulos do Tesouro Direto e o rendimento declarado para a aplicação é de 5% ao ano. Esse valor representa a taxa de juros nominal.

Qual a diferença do valor nominal para o valor real?

Resumo. O valor nominal de qualquer estatística econômica é medido em termos de preços vigentes que existem naquele momento. O valor real refere-se à mesma estatística depois de ter sido ajustada à inflação.

Qual a taxa de juros ideal para o Brasil?

Para os economistas Ladislau Dowbor e Marcelo Manzano uma taxa de juros real razoável seria de 1,5% a 3% ao ano, já descontada a inflação. Para eles, manter a Selic alta é uma decisão política e não econômica.

Qual a taxa de juros nominal?

A taxa de juros nominal é a taxa que, explicitamente, se encontra expressa em contratos de empréstimos, financiamentos e/ou aplicações financeiras. No entanto, como veremos com detalhes ao decorrer do texto, esta pode não ser a taxa real de rentabilidade do investidor. Isto ocorre pois há a presença da inflação.

Qual e a maior taxa de juros do mundo?

2023), o Copom cortou a taxa básica, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 11,75% ao ano. O juro nominal do Brasil é o 6º maior do mundo. A líder do ranking é a Argentina, com 133%. Turquia (40%), Rússia (15%) e Colômbia (13,25%) também estão na frente do Brasil.

Quando a taxa de juros real se torna?

A taxa real é calculada a partir da taxa efetiva, considerando-se os efeitos inflacionários no período.

Porque o Brasil tem a maior taxa de juros do mundo?

Segundo o MoneYou, dois fatores explicam a volta do Brasil para o 1º lugar na lista dos maiores juros reais do mundo: Falas recentes do governo sobre a questão fiscal (entenda abaixo); E as projeções mais baixas de inflação para o país.

Por que nos contratos de crédito não se pode adotar a taxa nominal?

Um erro comum que ocorre em contratos de investimento ou empréstimo é a multiplicação da taxa nominal por 12 para se obter a taxa anual efetiva. Isso pode levar a um cálculo errado do rendimento ou do valor a ser pago, pois os juros não são acumulados de forma linear.

Como transformar taxa de juros nominal em efetiva?

Exemplo: Transformar a taxa efetiva de 48% a.a. em taxa nominal com capitalização mensal. 1 + 0,48 - 1 = 3,3210% a.m. x 12 = 39,852% a.a.

Qual a taxa equivalente anual de 10% ao mês?

Em outras palavras, 10% ao mês equivalem a 213,84% ao ano.

Quando a taxa de juros nominal sofre influência da inflação?

Juros Nominal

Por exemplo, quando se analisa um financiamento e a oferta da instituição financeira é de 5% ao ano de juros. Os valores que serão aplicados sobre o valor financiado são exatamente de 5%. Portanto, com relação aos juros nominais, o valor da inflação do período não possui influência.

Qual a relação entre taxa de juros nominal E a inflação?

São os juros nominais já com a inflação descontada. Ou seja, quando um banco divulga que a rentabilidade de um determinado investimento é de 8% ao ano este valor é nominal.

Em qual situação a taxa real de juros pode ser maior do que a taxa nominal de juros?

Se a Taxa de Inflação no período for negativa, houve deflação. Isso significa que a taxa real de juros será superior à Taxa de Juros Nominal.

Como transformar taxa nominal anual em Mensal?

Por exemplo, se alguém lhe passa uma taxa nominal anual de 10% a.a, mas a capitalização ocorre mensalmente você precisa proporcionar 10% por 12 (número de meses no ano).

Qual é a taxa nominal anual?

A taxa nominal é aquela em que o percentual atribuído a ela, não coincide com o tempo em que aquele empréstimo ou investimento irá render. A taxa nominal será sempre representada por ano. Ou seja, quando lhe dizem que um empréstimo terá 40% de juros ao ano, estamos falando de uma Taxa Nominal.

Qual a diferença entre taxa nominal e efetiva?

A taxa nominal no financiamento imobiliário é um índice fixado por ano e não sofre alterações, já a taxa efetiva existe, normalmente, quando há capitalização, e representa o valor realmente pago pelo cliente.

Artigo anterior
Quanto custa exame dna paternidade?
Artigo seguinte
Como calcular reajuste de pensão alimentícia pelo Igp-m?