Como calcular reajuste de pensão alimentícia pelo Igp-m?
Perguntado por: Simão Luís de Martins | Última atualização: 9. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)
O IGP-M é calculado com base em índices que levam em consideração elementos alheios às despesas que custeiam os alimentos. São eles: - 60% do IPA (Índice de Preços do Atacado), que mede o preço de 431 produtos do atacado, sem relação imediata com o consumidor final.
Qual índice de correção monetária usar em pensão alimentícia?
Em se tratando de pensão alimentícia, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que se deve levar em consideração os índices de deflação, ou seja, redução dos preços e porcentagens, desde que a sentença determine a aplicação do índice denominado IGP-M – Índice Geral de Preços – Mercado, para cálculo de correção ...
Qual indexador para pensão alimentícia?
De acordo com o desembargador, o IGP-M é o indexador mais adequado para a correção do valor da pensão alimentícia.
Qual o índice de correção de pensão alimentícia?
30% ou 50% do salário mínimo), o reajuste ocorrerá todo começo de ano, na medida que o Governo Federal publica medida provisória com o reajuste que passará a vigorar para o salário mínimo daquele ano que se inicia.
Como calcular reajuste de pensão pelo IPCA?
Basta por exemplo, que você faça um cálculo simples: Divide o valor do salário pelo percentual fixado e depois multiplica por 100. Agora, se a pensão for fixada com um valor determinado este mesmo valor deverá ser corrigido monetariamente com a aplicação de índices oficiais de inflação (INPC e IPCA, por exemplo).
APRENDA CALCULAR O REAJUSTE DO ALUGUEL PELO IGPM MAIO 2023
Como atualizar valores de pensão alimentícia?
Você pode proceder essa correção monetária no site do DrCalc. O cálculo é simples: basta que você coloque o valor da pensão e selecione o índice da correção monetária. Pelo exposto, percebe-se que a pensão alimentícia é reajusta automaticamente e, por vezes, depende da realização dos cálculos para a sua atualização.
Como calcular correção monetária de pensão alimentícia?
O cálculo é feito mês a mês, corrigidos pelo índice do IGPM +1% ao mês.
Tem reajuste na pensão alimentícia?
Aumento da pensão alimentícia
Nos casos em que o valor recebido pela pessoa beneficiada está sendo insuficiente para cobrir os gastos com necessidade básica, poderá ser solicitado o reajuste da pensão alimentícia, aumentando a quantia recebida.
Como calcular reajuste de pensão alimentícia 2024?
- 10% = 141,20.
- 15% = 211,80.
- 20% = 282,40.
- 30% = 423,60.
- 33% ou 1/3 = 465,96.
- 40% = 564,80.
- 50% = 706,00.
- 60% = 847,20.
Qual valor Igp-m 2024?
Esse percentual é definido com base na variação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) nos últimos 12 meses. Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o indicador apresentou variação de -0,47% em março de 2024. Depois da queda observada em fevereiro, o IGP-M voltou a ter variação negativa em março.
Quando começa a valer o reajuste da pensão alimentícia?
No caso da pensão alimentícia, Alessandro Azzoni, advogado, economista, e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), explica que o novo valor já deve ser pago em janeiro. — Se a pensão é paga a partir do dia 1º, já vale o novo valor.
Qual o valor máximo de pensão alimentícia por filho?
Normalmente, a pensão é fixada em 20% da renda do pai quando tem apenas um filho. O percentual de 30% é usual quando existem dois ou mais filhos, podendo ser superior no caso de prole numerosa. Se forem dois filhos de mães diferentes, costuma ser em 15% para cada um.
Qual valor da pensão alimentícia em 2024?
Atenção, em 2024 o salário mínimo aumentou para R$1.412 (mil quatrocentos e doze reais), logo, a pensão alimentícia que tem o percentual calculado com base no salário mínimo deverá ser alterada a partir de janeiro.
Quando o salário aumenta a pensão alimentícia também aumenta?
O salário mínimo é a base para muitas pensões alimentícias. Por isso, quando ele aumenta, o valor pago na pensão também.
É possível aumentar pensão mesmo sem a melhora das finanças do pai?
É viável aumentar a pensão mesmo sem haver uma melhoria nas finanças do pai. O acréscimo do valor a ser pago em pensão alimentícia não está condicionado à melhora da situação financeira do genitor. É suficiente comprovar um aumento nas necessidades do filho e a capacidade do alimentante em arcar com o custo adicional.
Quando o pai tem dois filhos de mães diferentes Como fica a pensão?
Normalmente, a pensão é fixada em 20% da renda do pai quando tem apenas um filho. O percentual de 30% é usual quando existem dois ou mais filhos, podendo ser superior no caso de prole numerosa. Se forem dois filhos de mães diferentes, costuma ser em 15% para cada um.
O que o pai é obrigado a pagar além da pensão alimentícia?
Quando há uma sentença ou um acordo entre os genitores do valor que irá ser pago, já estão englobadas todas as despesas relacionadas ao bom desenvolvimento da criança, como: vestuário, medicamentos, lazer, educação e etc.
Qual limite máximo de pensão alimentícia?
30% do valor da remuneração do alimentante.
Quem ganha R$ 3000 quanto paga de pensão alimentícia?
De acordo com a lei brasileira, a pensão é fixada em um percentual do salário do pai ou mãe responsável pelo pagamento, podendo variar de 30% a 50% do salário líquido. Ou seja, quem ganha 3 mil reais líquidos deverá pagar de 900 a 1500 reais aos seus filhos, dependendo do juiz e das necessidades das crianças.
Qual o valor da pensão por lei?
Em relação ao limite de até quanto da renda do alimentante a pensão pode compreender, não há uma lei específica sobre isso, contudo, existe um entendimento dos tribunais de que o valor da pensão não pode ultrapassar 30% da renda da pessoa.
Onde pedir reajuste de pensão alimentícia?
Para que essa modificação possa ocorrer, é preciso que o interessado apresente um pedido ao juiz que fixou o valor da pensão, explicando os motivos e, de preferência, que apresente provas. Sendo recebido esse pedido, o juiz ouvirá a parte contrária decidindo, em seguida, pelo seu acolhimento do pedido ou não.
Como funciona o cálculo do Igp-m?
O IGP-M é calculado de acordo com os dados coletados entre o dia 20 do mês anterior e o dia 21 do mês de referência, e sua variação entre um período e outro pode indicar se o dinheiro está “valendo um pouco mais” ou “valendo um pouco menos” em comparação a outros períodos analisados.
Qual é o valor do IGPM hoje?
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,37% em setembro, após queda de 0,14% no mês anterior. Com este resultado, o índice acumula taxa de -4,93% no ano e de -5,97% em 12 meses.
Qual o valor da taxa do Igp-m hoje?
Com esse resultado, o IGP-M acumula baixa de -0,91% no ano e de -4,26% nos últimos 12 meses, percentual esse que será usado no reajuste de aluguel de contratos que têm o índice como base de cálculo. Em março de 2023, o índice havia registrado uma variação de 0,05% e acumulava alta de 0,17% nos 12 meses anteriores.
Qual o valor do IGPM dos últimos doze meses?
Em janeiro a variação havia sido de +0,07%. Em 2024, o percentual do IGP-M acumulado no ano é de -0,91%. Já o índice acumulado nos últimos 12 meses (abril de 2023 até março de 2024) é de -4,26%. Enquanto o índice acumulado em 12 meses até fevereiro de 2024 havia sido de -3,76%.
Qual a diferença entre taxa de juros nominal e real?
Como saber se o GPS do meu celular está funcionando?