Qual a diferença entre posse direta e indireta *?
Perguntado por: Adriana Pinho de Martins | Última atualização: 11. Juni 2025Pontuação: 4.6/5 (55 avaliações)
A posse direta pode ser interpretada como a posse direta da coisa, exercendo os poderes do proprietário, sem qualquer impedimento, e assim tendo contato físico com a coisa. A posse indireta é exercida pelo titular de todos os outros direitos, com exceção do uso (já que este é exercido em nome do titular direto).
O que é posse direta e indireta?
A posse direta ocorre quando o possuidor está fisicamente com o bem. Já a posse indireta é quando o possuidor não está fisicamente com o bem, mas tem o papel de dono. Quais documentos comprovam uma posse?
Quem tem a posse indireta?
A posse indireta é aquela exercida por quem detém todos os outros direitos, a não ser o de uso (já que esse é exercido em nome do possuidor direto). Trata-se, assim, do verdadeiro proprietário do bem, aquele que possui a ampla gama de poderes relacionados à propriedade e que sobre eles, tem poder de decisão.
Qual a diferença entre detentor é possuidor indireto?
Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. A detenção é aquela situação em que alguém conserva a posse em nome de outro e em cumprimento às suas ordens e instruções.
Como se comprova a posse indireta?
Já a posse indireta, por outro lado, ocorre quando alguém possui a posse do imóvel por meio de outra, como em um contrato de locação, por exemplo. Nesse caso, o proprietário legal possui a posse indireta por meio do locatário, que possui a posse direta.
Posse Direta e Indireta | Classificação da Posse | Posse Direito Civil| Posse
O que é a posse indireta?
Exerce a posse indireta o proprietário da coisa, o qual, apesar de possuir o domínio do bem, concede ao possuidor direto o direito de possuí-la temporariamente. É o caso do locador, proprietário do imóvel que, ao alugá-lo, transfere a posse direta da coisa ao locatário.
Qual a diferença entre posse direta e indireta a posse direta anula a indireta?
A posse direta pode ser interpretada como a posse direta da coisa, exercendo os poderes do proprietário, sem qualquer impedimento, e assim tendo contato físico com a coisa. A posse indireta é exercida pelo titular de todos os outros direitos, com exceção do uso (já que este é exercido em nome do titular direto).
Quais são os tipos de posse?
Há hoje no ordenamento jurídico quatro tipos de posse, sendo elas direta, indireta, de boa fé e de má-fé. A posse justa está discriminada no artigo 1200 do código civil: "É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária.
O que significa posse direta do imóvel?
A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
O que é posse direta do bem?
A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
Quem tem a posse é dono?
Ou seja, a posse é a exteriorização da propriedade, é uma conduta de dono, sendo diferenciada da detenção quando a lei assim o estabelecer. Isso significa que aquele que é proprietário é também possuidor, mas nem todo possuidor é também proprietário.
É possível que o possuidor indireto Proteja a sua posse?
- Apesar de não exercer o poder de fato sobre o bem, o possuidor indireto tem legitimidade para pleitear, em juízo, a tutela possessória, de forma concorrente e autônoma em relação ao possuidor direto.
É possuidor indireto o proprietário de um imóvel?
Definição. A posse indireta, por outro lado, refere-se a uma situação em que uma pessoa ou entidade detém propriedade, mas não tem controle físico direto sobre ela. Em geral, essa posse é exercida por meio de um terceiro, que detém a posse direta.
Qual a diferença entre possuidor é detentor?
O possuidor exerce o poder de fato em razão de um interesse próprio; o detentor, no interesse de outrem.
O que diz o artigo 1200 do Código Civil?
1200: “É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária”. Art. 1208: “Não induzem a posse os atos de mera permissão ou tolerância, assim como não autorizam a sua aquisição os atos violentos, ou clandestinos, senão depois de cessar a violência ou a clandestinidade”.
O que é posse exemplo?
Posse é a exteriorização da propriedade, o possuidor é aquele que age como se fosse proprietário. São várias teorias relativas à posse, mas as duas principais são: A Teoria Subjetiva da Posse e a Teoria Objetiva da Posse, que terminam se contrapondo no aspecto evolutivo acerca do instituto.
Quem aluga tem a posse do imóvel?
O Locatário tem a posse física do bem, ou seja, ele paga o aluguel para morar no bem. Já o Locador tem a propriedade do bem imóvel, que em outras palavras isso quer dizer que ele é dono do bem, podendo ceder ou não a posse do mesmo a alguém queira alugá-lo.
O que é a posse mansa e pacífica?
Posse mansa e pacífica: é aquela sem nenhuma oposição formal por parte do proprietário registral e por parte da vizinhança do imóvel em face do possuidor (proprietário putativo).
Quem tem a posse pode vender?
1 – A venda da posse é um acordo firmado entre as partes
A transferência é possível, principalmente, por ser a posse considerada – pela maioria da doutrina – como sendo um “direito”. E como não há qualquer impeditivo na lei, poderá ser cedida a outra pessoa por um simples acordo de vontades (contrato) (art.
Quando a posse se torna propriedade?
Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.
Qual teoria de posse é adotada no Brasil?
Nosso Código Civil adotou a Teoria Objetiva de Ihering , pois não trouxe como requisito para a configuração da posse a apreensão física da coisa ou a vontade de ser dono dela.
O que diz o artigo 1201 do Código Civil?
Artigo 1201
É de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. Parágrafo único. O possuidor com justo título tem por si a presunção de boa-fé, salvo prova em contrário, ou quando a lei expressamente não admite esta presunção.
O que diz o artigo 1196 do Código Civil?
Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.
O que tira a posse mansa e pacífica?
ii. a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.
Quanto maior for a TIR de um projeto?
Como conseguir bolsa de estudo no exterior pelo governo federal?