Quanto maior for a TIR de um projeto?

Perguntado por: Vicente Lourenço  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Uma TIR maior que a TMA indica a viabilidade de um projeto, TIR que se iguala aTMA, ficando sob decisão do investidor a decisão de realizá-lo e em último caso quando a TIR é inferior a TMA indicando a inviabilidade do investimento.

Quanto maior a TIR é melhor?

Caso a TIR seja maior, o projeto é lucrativo e traz o retorno esperado pela empresa, porém, se o valor é igual ou menor, o projeto é inviável. Diferentemente das demais análises, não há desvantagens ou problemas nesse modelo.

Quanto é um TIR bom?

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.

Quando a TIR é boa?

Compare a TIR com a TMA

Calcule a TIR do investimento e compare-a com a TMA. Se a Taxa Interna de Retorno Modificada for maior que a TMA, o investimento pode ser considerado viável, pois o retorno esperado supera a taxa mínima de atratividade.

Como saber se o TIR é bom?

Como analisar a TIR de um projeto? Se a TIR for MAIOR que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), o investimento é atrativo. Se a TIR for MENOR que a TMA, o investimento não é atrativo. Ou seja, se a companhia A tem uma Taxa Mínima de Atratividade de 12%, somente projetos que possuem TIR > 12% poderão ser aceitos.

O que é TIR? Taxa Interna de Retorno

17 questões relacionadas encontradas

O que significa uma TIR muito alta?

Quanto maior a TIR é melhor? A TIR funciona como uma ferramenta para avaliar a viabilidade de um projeto de investimento, uma vez que ela indica a taxa mínima de retorno que um projeto deve gerar para ser considerado atrativo. Se a TIR for maior do que a taxa de desconto utilizada, o projeto é considerado viável.

Como analizar a TIR?

Interpretação da TIR

Ao se calcular a TIR, é possível chegar a três diferentes resultados. Se a TIR for maior do que a TMA quer dizer que o investimento é atrativo economicamente. Se a Taxa Interna de Retorno apresentar um resultado igual à TMA significa que, em termos financeiros, o investimento é indiferente.

O que a TIR representa em um projeto de investimento?

O que é a Taxa Interna de Retorno (TIR)?

Nesse caso, o fluxo de caixa projetado corresponde a uma representação das expectativas de entradas financeiras a partir de um investimento inicial. Portanto, ele ajuda a identificar quais podem ser os retornos obtidos no tempo com base em um investimento inicial.

O que quer dizer TIR negativa?

Uma TIR negativa é um indicativo de um fluxo de caixa mais complexo, o que pode tornar esta métrica menos útil. Uma empresa deve sempre estar atenta as características do fluxo de caixa analisado no momento de utilizar este indicador.

O que é TIR e para que serve?

A TIR, ou Taxa Interna de Retorno, é um método utilizado para a análise de investimentos. Sua definição é a taxa de desconto que iguala o VPL ou Valor Presente Líquido, a zero. Seu cálculo age fazendo com que todas as entradas de capital tornem-se iguais a todas as aplicações.

Quando não usar a TIR?

Desvantagens de usar a TIR

O mesmo vale para uma empresa que calcula a TIR de um projeto. Não há como saber ao certo quais as receitas que o investimento vai gerar no futuro. Isso não quer dizer que a Taxa Interna de Retorno – TIR (ou o VPL, que também é baseado em suposições) seja inútil.

Quais as vantagens e desvantagens da TIR?

Vantagens e desvantagens da TIR

Uma das maiores vantagens de utilizar a TIR é a sua facilidade de interpretação. Além disso, ao trazer a valor presente o fluxo de caixa futuro, ela está considerando o valor do dinheiro no tempo. Por outro lado, a TIR não se aplica a fluxos de caixa mais complexos.

Quanto maior a TIR menor o VPL?

A TIR iguala o valor das entradas com os respectivos valores das saídas. Já o VPL zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento. Lembrando que quanto maior for o VPL, maior será a viabilidade de investimento.

O que é melhor TIR ou VPL?

Embora o VPL seja teoricamente preferível, a TIR é mais popular devido ao fato de os responsáveis pelas decisões financeiras poderem relacioná-la diretamente aos dados disponíveis de decisão. Então. ao responder à questão, qual método é melhor, somente se pode dizer que teoricamente, o VPL, mas em base prática, a TIR.

Qual a importância da TIR?

A TIR é usada principalmente pra avaliar a viabilidade e o retorno esperado de projetos de investimento. Ao comparar a TIR de diferentes projetos, você pode identificar aquele com o maior potencial de retorno, o que ajuda na tomada de decisões financeiras mais assertivas.

Qual é o problema da TIR que é corrigido pela Tirm?

Qual é o problema da TIR que é corrigido pela Tirm? A TIR assume que todos os recursos intermediários recebidos serão reinvestidos à mesma taxa de juros que o projeto proporciona. A TIRM corrige isso, reinvestindo as receitas intermediárias à taxa que seria realmente possível reinvestir o dinheiro recebido.

O que é a TIR modificada?

O que é TIRM? A Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM), assim como a Taxa Interna de Retorno (TIR), é usada para analisar a viabilidade econômica de um projeto, permitindo que os investidores saibam quais ações garantirão maiores rendimentos financeiros.

Qual a diferença entre TIR e rentabilidade?

A TIR representa a rentabilidade de um projeto de investimento, comparada a um investimento no mercado financeiro. O Payback mede quanto tempo um projeto levará para gerar os retornos ou lucros que paguem o investimento inicial.

O que é ROI e TIR?

ROI e TIR são duas métricas que podem ajudar na avaliação de investimentos de empresas e investidores. A TIR normalmente ajuda no orçamento de capital do projeto, enquanto o ROI ajuda a calcular a lucratividade geral de um investimento como uma porcentagem.

O que a TIR indica para sua empresa?

Sendo assim, a TIR ajuda a calcular a taxa de desconto de determinado fluxo de caixa para que seu valor presente líquido (VPL) chegue a zero. O VPL é um cálculo que traz ao presente determinado valor futuro, representando assim a diferença entre recebimentos e pagamentos de determinado investimento em valores de hoje.

Quais as desvantagens da TIR em uma análise de investimentos?

Sua desvantagem é supor que todos os valores vão ser levados para a data zero através da própria TIR, pressupondo que alguns desses retornos podem estar superestimados ou subestimados, como no caso de um fluxo de caixa não convencional, em que você possui um investimento inicial e depois retornos positivos e outros com ...

Quando a TIR é maior que a TMA?

Uma TIR maior que a TMA indica a viabilidade de um projeto, TIR que se iguala aTMA, ficando sob decisão do investidor a decisão de realizá-lo e em último caso quando a TIR é inferior a TMA indicando a inviabilidade do investimento.

Quais as limitações da TIR?

No entanto, a TIR também apresenta algumas desvantagens. Uma delas é que ela pode levar a decisões equivocadas caso haja mais de uma TIR para um mesmo investimento. Além disso, a TIR não considera o tamanho do investimento inicial, o que pode levar a uma subestimação do risco do investimento.

Qual é a relação entre a TIR e o VPL?

A TIR iguala o valor das entradas com os respectivos valores das saídas. Já o VPL zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento. Lembrando que quanto maior for o VPL, maior será a viabilidade de investimento.

Porque a TIR zera o VPL?

Porque a TIR zera o VPL? Logo, como pontuei nas relações, uma vez que a TIR é maior que a TMA (que era de 10%), esse projeto faria sentido. A ideia de a TIR zerar o VPL é justamente isso. É a taxa que faz com que todas as saídas sejam equivalentes às entradas de recursos, sempre trazidas a valor presente.

Artigo anterior
Porque o gás cloro é corrosivo?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre posse direta e indireta *?