Porque o gás cloro é corrosivo?

Perguntado por: Tatiana Fernandes Monteiro  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

O gás é irritante, possuindo odor acre característico. Os vapores de ácido clorídrico são tóxicos e corrosivos. As soluções de cloro em água tem propriedades oxidantes, germicidas e alvejantes.

O que o gás cloro pode causar?

O cloro é um gás reagente, então, em contato com outras substâncias, vai causar alguma reação. "Se o gás for inalado, por exemplo, ele entra em contato com várias substâncias do corpo, com a água, e pode gerar ácidos tóxicos. Isso pode levar à asfixia e até à morte", detalha Machado.

Porque o cloro é tóxico?

Ambos reagem com o material orgânico na água e cria subprodutos halogenados, como os trihalometanos, que foram associados ao aumento no risco de câncer. Por isso, o cloro pode ser tóxico não apenas para os microrganismos, mas também para os humanos.

O que é o gás cloro?

O cloro é um elemento químico pertencente ao grupo 17 da Tabela Periódica, conhecido como família dos halogênios. Em temperatura ambiente e pressão atmosférica, o cloro é um gás de coloração amarelo-esverdeada que se torna líquido ao ser resfriado até a temperatura de -34 °C.

Como o cloro reage?

O cloro reage com substâncias orgânicas, principalmente em meio aquoso onde pode formar ácidos tóxicos, exercendo efeito direto em tecidos do trato respiratório e causando irritação nos olhos, com lacrimejamento, tosse, dor de cabeça, falta de ar e sensibilidade à luz.

ARMAS QUÍMICAS - GÁS CLORO

43 questões relacionadas encontradas

Quais são as características do cloro?

Características do cloro

O cloro, símbolo Cl, é um ametal que ocorre na natureza na forma do gás diatômico Cl2. Esse gás apresenta uma coloração amarelo-esverdeada pálida e tem um odor característico. É um dos elementos pertencentes ao grupo dos halogênios, elementos do grupo 17 da Tabela Periódica.

O que tem no cloro?

O cloro, que é um halogênio de cor esverdeada, é extraído por eletrólise do sal NaCl. Ele é utilizado comercialmente como alvejante, bactericida, entre outras aplicações. O cloro é um elemento da família 7A, série dos halogênios, e possui número atômico igual a 17 e 35,45 u de massa.

Como e feito o gás cloro?

Processo de Fabricação: Planta de Cubatão

O cloro é produzido pela passagem de corrente elétrica através de uma solução de salmoura tratada (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os outros produtos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2).

Como forma gás cloro?

O processo de produção do cloro/soda consiste na passagem de uma corrente elétrica em salmoura de cloreto de sódio, obtendo-se como resultado o cloro (Cl2), a soda (NaOH) e o hidrogênio (H2). O gás cloro é tóxico e foi usado nos combates da Primeira Guerra Mundial.

Onde foi usado o gás cloro?

O gás de cloro foi usado pela primeira vez na 2ª Batalha de Ypres em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, e foi altamente eficiente. A substância foi substituída pelo gás mostarda, que causava bolhas imensas ao entrar em contato com a pele. "A ideia original era ferir o maior número de pessoas.

O que o cloro mata?

O cloro é uma substância utilizada para oxidar a matéria orgânica proveniente dos mananciais e que possam aparecer na rede de distribuição. Isso significa que ele elimina ou impede que bactérias, vírus e protozoários causadores de doenças surjam e se multipliquem no percurso da estação de tratamento até as residências.

O que é mais forte cloro ou água sanitária?

A água sanitária é uma mistura que tem cloro em menor concentração. Sendo assim, ela é considerada um bom desinfetante e branqueador. Na faxina da casa, ela auxilia tanto nas limpezas pesadas quanto nas leves, do dia a dia.

Quanto de cloro faz mal?

O Ministério da Saúde determinou que a quantidade mínima segura para a utilização do cloro é de 0,4 mg a cada litro de água, e a máxima é 2 mg de cloro por litro. Dessa maneira, a legislação garante que o sistema de tratamento seja eficiente contra os microrganismos sem afetar a nossa saúde.

Como eliminar gás cloro?

Desligar o cilindro, se possível. Isolar a área até que o gás se tenha dispersado. NUNCA dirija o jacto de água sobre o líquido. Eliminar o gás com pulverizações de água a baixa pressão.

Quando inalado o gás cloro provoca irritação?

Gases como cloro e amoníaco se dissolvem com facilidade e irritam imediatamente a boca, o nariz e a garganta. As partes profundas dentro dos pulmões são afetadas somente quando o gás é inalado profundamente.

Quais os compostos toxicos do cloro?

A mistura de compostos de cloro com ácidos liberará cloro gasoso. Quando os compostos de cloro são misturados com amônia ou outros compostos de nitrogênio, as cloraminas são liberadas, sendo que essas são altamente irritantes e tóxicas.

Qual a diferença de cloro e água sanitária?

De modo geral, o que diferencia os produtos é a sua composição química. O cloro é produzido a partir do processo de decomposição e compressão do cloreto de sódio. Já a água sanitária é uma mistura desse composto com água.

O que e gás dióxido de cloro?

O dióxido de cloro é um gás vermelho-amarelado ou laranja-esverdeado com um odor irritante, desagradável, semelhante ao cloro e ao ácido nítrico. É mais conhecido por suas propriedades biocidas e desinfetantes. O dióxido de cloro pode permanecer bastante estável no escuro, mas pode ficar muito instável à luz.

Qual o pH do cloro puro?

pH (solução 1%): 6,5 +/- 0,5 a 25 °C. Teor de cloro ativo: 56% +/- 1,5% p/p FINALIDADE: Desinfetante para uso em piscinas. Elimina germes-bactérias em piscinas.

Quando foi criado o gás cloro?

O composto mais comum de cloro, cloreto de sódio (sal comum), é conhecida desde os tempos antigos. Por volta de 1630, o gás de cloro foi primeiramente sintetizado em uma reação química, mas descartada como uma substância fundamentalmente importante.

Qual característica que faria com que fosse facilmente identificado vazamento de gás cloro?

Alguns gases, como por exemplo o cloro, apresentam odor e cor característicos, enquanto que outros, como o monóxido de carbono, não apresentam odor ou coloração, o que dificulta sua identificação na atmosfera, bem como as ações de controle quando de um eventual vazamento.

Qual a ligação do gás cloro?

Ligação covalente simples

Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron. Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.

Qual é a matéria prima do cloro?

ácido clorídrico puro de alta qualidade.

Tem cloro no corpo humano?

O Cloro é um eletrólito que possui diferentes funções no organismo das pessoas. Ele ajuda, por exemplo, na manutenção do equilíbrio ácido-base no sangue e também no transporte de gás carbônico que é realizado por algumas das células sanguíneas.

Quantos tipos de cloro existe?

Você encontrará cloro para venda no mercado em formato líquido, granulado, flutuante ou mesmo em pó. O líquido, como é de se supor, tem fácil dissolução e baixo investimento. Entretanto, seu teor de cloro ativo é baixo. O granulado, geralmente o mais comprado, necessita ser dissolvido antes de aplicado na água.

Artigo anterior
Quais são os impactos negativos que a globalização pode causa numa sociedade?
Artigo seguinte
Quanto maior for a TIR de um projeto?