Qual a diferença entre Hematologia e oncologia?

Perguntado por: Rafaela Eva Loureiro  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

Hematologia e oncologia
Enquanto o médico hematologista trata dos pacientes com as doenças do sangue, o médico oncologista se dedica ao tratamento do câncer. No entanto, ambos profissionais se unem em um só propósito quando existe o diagnóstico dos tipos de câncer causados pelo sangue: linfoma, mieloma e leucemia.

Qual a diferença entre hematologista e oncologista?

A oncologia hematológica é uma sub-especialidade médica da Oncologia que também pode se apresentar com os nomes de onco-hematologia ou hematologia oncológica, sendo que a hematologia é a especialidade médica responsável por tratar de doenças e condições relacionadas ao sangue, enquanto a oncologia cuida de cânceres no ...

O que é hematologia oncológica?

A Onco-hematologia é uma especialidade médica que trata das doenças que envolvem distúrbios do tecido hematopoiético e linfóide, incluindo as síndromes mielodisplásicas, leucemias, linfomas e mieloma.

Quando se deve procurar um hematologista?

Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina. As alterações mais comuns são: aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas.

Qual a diferença entre hematologia?

Hematologia x Oncologia

Enquanto o primeiro faz o diagnóstico de doenças ligadas ao sangue, o segundo é uma especialidade médica que estuda os tumores. Em caso do paciente ser diagnosticado com leucemia, por exemplo, ele deve passar por consulta com esses dois especialistas, visto que a leucemia é o câncer no sangue.

Curso de Hematologia Oncológica | Diagnóstico Laboratorial das Leucemias - P1 - IBAP Cursos

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as doenças hematológicas?

Sérgio Brasil, as várias doenças hematológicas são causadas por alteração de um ou mais destes elementos e as mais comuns são: os vários tipos de anemias; distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou tromboses; linfomas; leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.

O que que significa hematologia?

A hematologia é a especialidade médica que estuda e trata doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue.

O que pode acontecer quando as plaquetas estão baixas?

As plaquetas baixas é uma condição caracterizada pela diminuição do número de plaquetas na circulação sanguínea. Esta condição afeta a coagulação do sangue, podendo causar sintomas sérios e preocupantes. As plaquetas são fundamentais para evitar a perda de sangue.

O que perguntar a um hematologista?

Perguntas Frequentes
  • O que faz um médico hematologista? ...
  • Quais doenças são tratadas pelo hematologista? ...
  • Quais tratamentos são feitos pelo hematologista? ...
  • Quando devo procurar um hematologista? ...
  • Quais exames podem ser pedidos pelo hematologista? ...
  • O que é a hematologia? ...
  • Qual a área de atuação do hematologista?

O que acontece quando a pessoa tem anemia?

Cansaço generalizado. Falta de apetite. Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas) Tontura.

O que é mielograma medula óssea?

O Mielograma é um exame de avaliação da medula óssea com o objetivo de analisar a morfologia e produção de células sanguíneas pela medula óssea, para diagnosticar cânceres como leucemia, linfoma e mieloma, que atacam as células sanguíneas.

O que é Hepatologo?

A hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado, prevenindo, diagnosticando e tratando de doenças e condições médicas que possam afetar esse, que é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano.

Quando devo procurar um hepatologista?

Você deve procurar esse especialista quando começar a emagrecer sem ter uma causa aparente, em casos de ficar com os olhos e a pele amarelos, quando as pernas e a barriga ficarem inchadas, água na barriga (Ascite), quando vomitar sangue ou quando as fezes saírem na cor de borra de café, quando tiver desorientação ...

Qual o médico que cuida de gordura no fígado?

Hepatologista: trata o fígado e seus relacionados

Logo, o Hepatologista é o médico que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e gestão das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas.

O que falar na consulta com hematologista?

Durante a consulta, o hematologista fará perguntas sobre o histórico do paciente, o que ele está sentindo e realizará exames físicos. Após o atendimento, pode ser solicitado uma série de exames, para realizar a análise e diagnóstico correto de cada caso.

O que perguntar ao hepatologista?

O hepatologista é especializado no tratamento de doenças do fígado e vias biliares. Isso inclui hepatites, cirroses, cálculos biliares. O profissional faz o diagnóstico de doenças relacionadas ao órgão e escolhe o melhor tratamento para cada caso.

Como conseguir consulta com hematologista?

O médico que cuida dessa especialidade é responsável por diagnosticar e tratar as doenças do sangue e dos órgãos hematopoético. É possível realizar uma consulta com hematologista em clínicas e hospitais públicos e particulares.

Qual a doença que baixa as plaquetas?

A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia). As plaquetas ou trombócitos são células do sangue produzidas na medula óssea, responsáveis por iniciar o processo de coagulação sanguínea.

Qual o melhor suco para aumentar as plaquetas?

As frutas cítricas – como a laranja, o limão e o kiwi, por exemplo – são fáceis de encontrar e podem fortalecer o sistema imunológico, além de aumentar a quantidade de plaquetas.

Quais são os exames de hematologia?

Exames utilizados na investigação hematológica incluem:
  • Hemograma.
  • Mielograma.
  • Velocidade de hemossedimentação (VHS)
  • Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA)
  • Tempo de protrombina.
  • Fibrinogênio.
  • Dímeros-D.
  • dosagens de fatores de coagulação, entre outros.

Quais exames são realizados no laboratório de hematologia?

O setor de hematologia realiza exames relativos ao sangue e suas frações, e compreende a hematologia geral, o estudo da coagulação e a imunohematologia. O exame mais comum realizado pelo setor de hematologia é o hemograma, cujos resultados revelam alterações em diferentes partes do organismo.

Qual é a importância da hematologia?

As células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), avaliados no hemograma, são os principais indicadores de saúde de um organismo. A hematologia dedica-se justamente a decodificar estes componentes, analisando suas morfologia e fisiologia em busca de alterações que possam sinalizar doenças ou problemas de saúde.

Quais os sintomas de doença no sangue?

A seguir, damos alguns exemplos:
  • Coágulo sanguíneo. ...
  • Petéquias (uma erupção cutânea em forma de pequenos pontos vermelhos) causadas pela quantidade muito baixa de plaquetas. ...
  • Bolhas de sangue na boca (causadas pela quantidade muito baixa de plaquetas ou por problemas de coagulação. ...
  • Linfonodos inchados.

Qual é a doença que não tem cura?

O vitiligo é uma doença dermatológica que, até hoje, também não tem cura. A condição consiste na despigmentação da pele, se apresentando em forma de manchas brancas espalhadas pelo corpo, e isso acontece devido à inibição ou destruição das células responsáveis por desenvolver a melanina, chamadas de melanócitos.

Quais as doenças que podem matar?

De acordo com os dados da OMS, os 5 problemas de saúde que mais matam no mundo são:
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) 1º: Cardiopatia isquêmica.
  • 2º: Acidente vascular cerebral (AVC)
  • 3º: Doença pulmonar obstrutiva crônica.
  • 4º: Infecções das vias respiratórias inferiores.
  • 5º: Alzheimer e outras demências.

Artigo anterior
Qual iPhone paga por aproximação?
Artigo seguinte
Qual o princípio da regionalização?