Quando falamos sobre funções executivas?

Perguntado por: Andreia Gaspar de Esteves  |  Última atualização: 2. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)

As funções executivas são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações.

Qual a definição de funções executivas?

As funções executivas podem ser definidas como o conjunto de habilidades mentais que incluem memória de trabalho, pensamento flexível e autocontrole. Essas habilidades são usadas todos os dias para aprender, trabalhar e gerenciar a vida diária.

Quais são as 5 funções executivas?

Pensar, reter, manipular, memorizar e resumir dados ao mesmo tempo em que leem, etc. (FONSECA, 2014).

Quando falamos sobre habilidades cognitivas estamos falando das funções executivas?

Resposta: As habilidades cognitivas ou funções executivas são processos mentais importantes que nos permitem planejar, monitorar, regular e executar nossas ações intencionais.

Como as funções executivas podem ser classificadas?

Logo, podemos definir as funções executivas nucleares como sendo as principais, representadas pela flexibilidade cognitiva, autocontrole e memória de trabalho. Elas seriam, então, a base de outras FEs mais complexas, como planejamento, solução de problemas e raciocínio abstrato, dentre outras.

FUNÇÕES EXECUTIVAS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM

34 questões relacionadas encontradas

Quais são as três principais funções executivas?

Seus 3 componentes principais são:
  • O controle inibitório (autocontrole e autorregulação)
  • A flexibilidade cognitiva.
  • A memória de trabalho.

Quais são os três componentes das funções executivas?

enfatiza a existência de outras habilidades executivas que podem ser consideradas mais complexas e que surgem a partir da tríade, sendo estas o planejamento, o raciocínio e a habilidade relacionada à solução de problemas, não exploradas diretamente neste estudo.

Qual o nome de uma das habilidades que compõem as funções executivas?

Também conhecida como funções executivas. Consiste em um grupo de habilidades que auxiliam na regulação e gerenciamento do comportamento para atingir uma meta específica. Seus componentes são: controle inibitório, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e planejamento.

Quais habilidades estão envolvidas nas funções executivas?

Algumas pesquisas sugerem que as Funções Executivas são particularmente importantes para o desempenho acadêmico e profissional, pois estão envolvidas em habilidades como a resolução de problemas, a tomada de decisões e a organização de informações.

Qual é o papel das funções executivas na aprendizagem?

Desempenho escolar – habilidades de funções executivas ajudam as crianças a lembrarem-se e seguirem instruções com várias etapas, evitar distrações, controlar respostas precipitadas, ajustar quando as regras mudam, persistir na solução de problemas e controlar obrigações de longo prazo.

O que são funções executivas e cite suas principais habilidades?

As funções executivas são habilidades cognitivas que, de maneira integrada, são responsáveis por controlar e regular pensamentos, emoções e ações diante dos conflitos enfrentados no cotidiano.

Como se desenvolvem as funções executivas?

As funções executivas se desenvolvem progressivamente ao longo da vida e, após um período de maturidade na fase adulta, sofrem um declínio com o avanço da idade. No entanto, a trajetória da evolução dessas habilidades ao longo do tempo não depende apenas da integridade do córtex pré-frontal.

Qual parte do cérebro é responsável pelas funções executivas?

Nesse sentido, o centro das funções executivas do nosso cérebro é o lobo frontal, que compreende o córtex pré-frontal, o maior responsável pela nossos atos cognitivos, nosso comportamento e nossas atividades emocionais.

Quais são as principais habilidades cognitivas?

As habilidades cognitivas são definidas como um grupo de habilidades naturais associadas à percepção, aprendizagem, memória, compreensão, consciência, raciocínio, julgamento, intuição e linguagem. Elas são utilizadas na execução de qualquer tarefa do dia a dia, das mais simples às mais desafiadoras.

Quais são as funções executivas e cognitivas?

“As funções executivas dependem das cognitivas para ter elementos e estrutura para trabalhar, e as cognitivas dependem das executivas para aprender e se aperfeiçoar”, detalhou a especialista.

Quais são as principais funções cognitivas?

As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.

Porque estimular as funções executivas?

As funções executivas são responsáveis por controlar nossas ações e pensamentos, uma competência essencial para a realização de todas as tarefas básicas diárias — o que inclui também socializar com os demais indivíduos a nossa volta — e ainda promover uma qualidade de saúde mental.

Como se dá a avaliação das funções executivas?

Na avaliação neuropsicológica, as FE têm sido relacionadas ao planejamento e execução de comportamentos complexos que envolvem muitas funções cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e julgamento. As FE, tradicionalmente, estão relacionadas aos lobos frontais.

Quais testes avaliam funções executivas?

Os instrumentos mais utilizados foram: Teste Wisconsin de classificação de cartas, Teste das Trilhas, Escalas Wechsler e os Testes de Stroop.

Como as funções executivas estão presentes no nosso cotidiano?

São elas ainda que nos possibilitam manter uma conversa com o vizinho em sequência lógica de idéias, nossos planejamentos a longo prazo, como o que fazer após a faculdade, qual viagem vamos nas férias, qual trabalho pretendo seguir, etc.

Qual o impacto das funções executivas no comportamento humano?

Funções executivas constituem um conjunto de processos cognitivos que permitem a regulação da cognição e do comportamento, possibilitando o engajamento do indivíduo em ações complexas.

Como desenvolver as funções executivas em sala de aula?

Estimular a criança a organizar os procedimentos para realizar tarefas e refletir sobre o que foi planejado. Adicionar regras a brincadeiras conhecidas – manipular e manter a informação. Jogos para memorizar informações e recuperar informações depois de distrações.

São fenômenos cognitivos que compõem as funções executivas?

Para fins exclusivamente didáticos, a função executiva de integração temporal do córtex pré-frontal pode ser sub- dividida em três funções cognitivas: ajuste preparatório, controle inibitório e memória de trabalho.

O que são funções executivas quentes e frias?

De forma bem simples, as funções executivas frias são aquelas que mexem mais com a lógica e o planejamento. Já as quentes são aquelas que envolvem emoções e sentimentos. Um exemplo engraçado de função executiva quente dado pelo professor Philip Zelazo é a ideia da alternativa envolvendo algo que se deseja.

Quais são as funções executivas complexas?

As funções executivas são atividades mentais complexas, são necessárias para planejar, organizar, guiar, revisar, regularizar e avaliar o comportamento adequado para adaptar-se bem ao novo entorno e para alcançar as metas desejadas (Bauermeister, 2008).

Artigo anterior
O que fazer para alavancar um restaurante?
Artigo seguinte
Quantos tempos têm o modo imperativo?