Como ter acesso a inquérito policial arquivado?

Perguntado por: Isabel Isabel Martins de Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

FINALIZADA AS INVESTIGAÇÕES, COMO O INQUÉRITO PODE SER ARQUIVADO? Como dito acima, o Inquérito Policial será apurado pela autoridade policial em fase de delegacia. Nesse momento, ele é sigiloso, podendo o advogado da parte ter acesso através de procuração firmada pelo indiciado as provas já concluídas.

Como ter acesso a um inquérito policial arquivado?

#1 Busca pelo inquérito policial

O acesso ao inquérito é um direito do advogado penal ou criminal já que esse é considerado também uma ferramenta de trabalho e pode ser acessado integralmente ou parte dele apresentando ao Delegado ou Promotor a documentação que reconheça o profissional como procurador do cliente.

Como consultar um inquérito policial eletrônico?

Para ter acesso ao IP-e será necessário que o advogado acesse o e-SAJ e efetue o cadastro. Em seguida, com o número do processo poderá ver os termos do flagrante registrado, baixar (download) ou imprimir.

Como acessar inquérito policial?

Assim, em situação de prisão em flagrante, no mesmo dia o inquérito policial eletrônico estará disponível no sistema, pois, ao ser distribuído recebe o número do processo e poderá ser acessado através do portal e-SAJ, por meio de computador, tablet, celular, etc.

É possível desarquivar um inquérito policial?

A atribuição para desarquivar o Inquérito Policial é do Ministério Público.
...
Descomplicando o direito processual penal
  1. pessoalmente, oferece a denúncia.
  2. indicar outro promotor para oferecer a denúncia.
  3. insistir no pedido de arquivamento e, neste caso, o juiz fica obrigado a arquivar os autos do inquérito policial.

Arquivamento do Inquérito Policial || MISSÃO PC/SP

29 questões relacionadas encontradas

É possível a reabertura de inquérito policial arquivado?

O STF entende que o inquérito policial arquivado por excludente de ilicitude pode ser reaberto mesmo que não tenha sido baseado em provas fraudadas. Se for com provas fraudadas, como no caso acima, com maior razão pode ser feito o desarquivamento.

Quando o inquérito não pode ser desarquivado?

® Segundo o STJ, o Juiz não pode desarquivar o inquérito policial de ofício, ou seja, se o inquérito policial foi arquivado a requerimento do Ministério Público, e este não concorda com a reabertura, a autoridade judicial não poderá reabri-lo para determinar novas diligências.

Como saber se tem algum inquérito policial em meu nome?

A primeira forma de fazer a pesquisa para verificar se há instauração de inquérito policial é por meio de busca pelo nome no site do tribunal de justiça de São Paulo: Essa pesquisa por nome pode ser falha porque é possível de que o nome da pessoa não tenha sido registrado no inquérito policial.

Como obter cópia de inquérito policial?

Inquérito nº NOME DA ADVOGADO (A) , brasileiro (a), inscrito (a) na OAB/UF sob o nº 123, com endereço profissional à Rua, nº, bairro, cidade-UF, advogado (a) do Indiciado (a), nos autos do Inquérito Policial...e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar ...

Como faço para consultar um inquérito civil?

  1. Para consulta é necessário informar o número do SIG (MP) ou número do SAJ (TJ). Se informados os dois, será considerado apenas o número do MP.
  2. Informe o código da imagem no campo "Código de segurança" antes de clicar no botão "Consultar".

Quem pode pedir cópia de inquérito policial?

Mesmo sem procuração nos autos, os Advogados podem acessar os autos de inquéritos findos ou em andamento, prisões em flagrante ou demais investigações. ... Dessa forma, também é cabível uma reclamação constitucional ao STF em caso de negativa de acesso do Advogado ao inquérito policial.

O que acontece quando um inquérito é arquivado?

O arquivamento do inquérito policial, embora não faça coisa julgada, impede o ajuizamento da ação penal, no que diz respeito aos fatos investigados, enquanto não surgirem novas provas, todavia, não gerando coisa julgada material.

Quanto tempo um inquérito pode ficar na delegacia?

O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela”.

Pode arquivar o inquérito policial?

O inquérito policial possui natureza administrativa, e como já vimos anteriormente (Uma pessoa pode ser condenada por provas obtidas exclusivamente no inquérito policial?) ... 17 do Código de Processo Penal, a autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.

Como consultar um inquérito policial SP?

Por meio do site www.tjsp.jus.br ainda é possível realizar consultas sobre cartas precatórias, jurisprudência, acórdãos, estrutura organizacional, regimento interno, normas, índices, tabelas, resoluções, notícias, informações sobre concursos, enunciados, projetos, endereços, telefones e uma série de outras informações, ...

Como o advogado pode ter acesso ao inquérito policial?

O acesso do advogado é garantido até se houver diligência em andamento, sem que esteja documentada nos autos, exceto quando houver risco de comprometimento da eficiência, da eficácia ou da finalidade das diligencias. ... No Inquérito Policial, há possibilidade do Advogado requisitar diligências também.

Quem pode ter acesso ao inquérito sigiloso?

A investigação sigilosa, o direito de acesso do advogado e o artigo 32 da Lei de Abuso de Autoridade. Nos termos do artigo 20 do Código de Processo Penal, o inquérito policial é descrito como sigiloso, para a necessária elucidação do fato ou pelo interesse da sociedade.

Como saber se uma pessoa tem um processo criminal?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Quanto tempo prescreve um inquérito policial?

O Código Penal determina que se a pena aplicada em concreto fica entre um e dois anos, o crime prescreve em quatro anos. Se a pena é superior a dois anos, mas não excede quatro, prescreve em oito anos, e assim por diante. Considera-se a pena contra a qual não cabe mais recurso.

Qual foi a decisão do STF sobre o novo art 28 do CPP?

O novo art. 28 do CPP, com redação dada pela Lei 13.964/2019, afasta a intervenção judicial nesse ponto, de modo que a submissão à instância de revisão ministerial fica condicionada ao pedido do interessado. ... A questão apresenta efeitos práticos significativos, posto que a antiga e nova redação do art.

O que é preciso para desarquivar um processo?

Pela internet:
  1. No site do TJDFT, acessar o sistema do Processo Judicial Eletrônico - PJe;
  2. Efetuar login no sistema utilizando certificado digital;
  3. Buscar o processo que deseja desarquivar;
  4. Abrir o processo;
  5. No menu, selecionar a opção Juntar Documentos;
  6. Redigir o documento com a solicitação de desarquivamento;

Quando um caso é arquivado pode ser reaberto?

O processo arquivado pode ser reaberto desde que tenha sido arquivado temporariamente. Se o motivo do arquivamento for dado pelo trânsito em julgado da ação, quando de sua finalização após decisão do juízo, o processo estará arquivado definitivamente, não podendo mais ser reaberto.

Pode-se proceder o desarquivamento do inquérito policial mesmo que o arquivamento tenha sido a requerimento do ofendido no caso de ação penal privada?

II- Pode se proceder o desarquivamento do inquérito policial, mesmo que o arquivamento tenha sido a requerimento do ofendido, no caso de ação penal privada; ... IV- Não cabe recurso ao indeferimento do requerimento do inquérito policial.

O que acontece quando o processo é arquivado?

O arquivamento do processo é uma ação no sistema para informar que o processo foi arquivado e não terá mais movimentação. Significa, portanto, que sua tramitação cessou, e se caracteriza pelo fim da ação administrativa que determinou a produção do documento.

O que acontece depois do inquérito policial?

Após receber o inquérito policial, o promotor de justiça poderá: (a) oferecer a denúncia; (b) pedir o arquivamento; (c) solicitar diligências; ou (d) realizar diligências. Note que a ação penal pública só terá início com o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público no prazo legal, conforme disposição do art.

Artigo anterior
O que é o setor industrial?
Artigo seguinte
Como o Xarelto age na trombose?