Qual a diferença entre Alzheimer e demência frontotemporal?
Perguntado por: Daniel Santiago Castro Pires | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (18 avaliações)
Na doença de Alzheimer, os primeiros sintomas que aparecem (ou seja, precocemente) são distúrbios de memória e desorientação. Em contraste, na demência frontotemporal, os primeiros sintomas são uma alteração na personalidade e um comportamento “frontal” (isto é, desinibido).
Qual a diferença entre demência e mal de Alzheimer?
Ambas podem possuir um curso crônico e progressivo. Entretanto, a Doença de Alzheimer (DA) é marcada pelo distúrbio cognitivo relacionado à memória, principalmente a memória episódica. Enquanto que a demência vascular tem maior comprometimento da função executiva e tendem a ter melhor aprendizado verbal e recordação.
O que é demência frontotemporal?
A demência fronto-temporal é uma importante causa de demência no período pré-senil. Caracteriza-se por significativas modificações do comportamento e da personalidade, enquanto o funcionamento cognitivo avaliado por testes psicométricos tradicionais encontra-se relativamente preservado.
Quais os sintomas da demência frontotemporal?
- Depravação. Desenvolve uma conduta sexual inadequada. ...
- Impulsividade. Faz gastos malucos, vira presa fácil de golpes financeiros e xinga com frequência.
- Desinibição. ...
- Obsessão. ...
- Dificuldade de julgar emoções.
O que provoca a demência frontotemporal?
As causas da demência frontotemporal não estão bem definidas, mas alguns estudos apontam que podem estar relacionada a mutações em genes específicos, ligados à proteína Tau e à proteína TDP43.
Quais são os primeiros sinais de demência?
- Perda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ...
- Problemas em usar a linguagem.
- Mudanças na personalidade.
- Desorientação.
- Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
- Comportamento perturbador ou inapropriado.
Como prevenir a demência frontotemporal?
Da mesma forma, participar de atividades estimulantes na meia idade, como leitura e jogos, pode diminuir o risco de apresentar a doença em 26%. Todos sabemos que exercício é bom para a saúde física, mas participar em atividades físicas moderadas ou intensas também podem diminuir o risco de demência.
Quanto tempo vive uma pessoa com demência fronto temporal?
A DFT provoca uma deterioração progressiva inevitável. A esperança de vida é, desde o início da doença, de 2 a 15 anos, sendo a média de 6 a 12 anos. A morte ocorre, normalmente, devido a uma infeção.
Qual remédio para demência frontotemporal?
Tratamento de demência frontotemporal. Não há tratamento específico para a demência frontotemporal. Por exemplo, se o comportamento compulsivo é um problema, podem ser utilizados medicamentos antipsicóticos. A fonoaudiologia pode ajudar as pessoas com problemas de linguagem.
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com demência?
A sobrevida média após o diagnóstico varia de 3 a 12 anos, sendo que aproximadamente em quatro anos os pacientes apresentam dependência significativa. Casas de repouso são os locais mais comuns de mortes, portanto sendo importantes para o cuidado terminal.
Como cuidar de uma pessoa com demência frontotemporal?
Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença. Não trate a pessoa com demência como um bebê ou um ser incapaz.
Quais os sintomas da doença de Pick?
Seus sintomas principais são: Afasia (Dificuldade de falar); Confusão mental; Condutas socialmente inadequada (grosseria, desinibição, agitação...);
Quais as Demencias mais comuns?
- Doença de Alzheimer.
- Demência vascular.
- Demência com Corpos de Lewy.
- Demência da doença de Parkinson.
- Demência frontotemporal (DFT)
- Outras tipos e causas de demência.
- Tratamento de problemas de memória.
O que leva a pessoa a ter demência?
Demência reversível
Entre as causas mais comuns estão a Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN), a deficiência de vitamina B12 e o hipotireoidismo. Uso de determinados remédios, depressão, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e deficiência da vitamina B12.
Como detectar demência senil e Alzheimer?
O MMSE é o teste neuropsicológico mais comum para o rastreio da Doença de Alzheimer e de outras causas de demência. Avalia capacidades, tais como leitura, escrita, orientação e memória a curto prazo.
Qual a causa da demência?
A demência é causada por danos às células cerebrais, impedindo a comunicação entre elas. Quando os neurônios não conseguem se comunicar normalmente, o pensamento, o comportamento e os sentimentos podem ser afetados.
Tem como reverter demência?
A demência pode não ter cura, mas muitos pacientes ainda têm o que aprender.
Como reverter a demência?
O tratamento para demências inclui a administração de medicamentos que atuam aumentando alguns neurotransmissores no cérebro, como acetilcolina, serotonina e noradrenalina. Também há benefícios relacionados a sintomas neuropsiquiátricos da doença, como ansiedade, depressão e insônia.
O que é bom para demência?
- Mantenha o cérebro ativo. ...
- Evite as gorduras. ...
- Seja seletivo no que consome. ...
- Aposte nos antioxidantes e no ácido folico. ...
- Pratique exercício físico. ...
- Elimine maus hábitos.
Quais são as fases da demência?
Estágio 1: Nenhuma dificuldade subjetiva ou objetiva. Estágio 2: Queixas subjetivas de esquecimento. Estágio 3: Redução da capacidade de trabalho evidente aos colegas e dificuldade de viajar para locais novos. Estágio 4: Dificuldade para realizar tarefas complexas (bancárias, jantares para amigos, etc.).
Qual o Cid de demência?
CID 10 F02 Demência em outras doenças classificadas em outra parte – Doenças CID-10.
Quais os sintomas mais frequentes na DFT variante comportamental?
- desinibição comportamental;
- apatia ou inércia;
- perda de empatia ou simpatia;
- comportamento perseverante estereotipado (tiques), compulsivo ou ritualístico (o indivíduo fica excessivamente supersticioso);
Qual a melhor vitamina para demência?
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere que uma dose diária de vitamina E pode ajudar pessoas com demência.
O que devemos fazer para evitar o envelhecimento cerebral?
Alimentação saudável, uma boa noite de sono, evitar o consumo excessivo de álcool, evitar o fumo e o estresse, praticar exercícios físicos ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças ou, pelo menos, mantê-las sob controle.
Quais as atividades podemos desenvolver com o paciente na prevenção de demência?
Família unida para prevenir danos da demência
Convide a família toda para estimular o cérebro, pode ser através da leitura, contação de histórias ou jogos educativos. Também vale aprender um novo idioma ou um instrumento musical e praticar atividades que envolvem estratégia, como o xadrez.
Quais os requisitos para progressão de pena nos crimes hediondos?
Em que país foi construída a Arca de Noé?