Qual é a maior cobra que já viveu na Terra?

Perguntado por: Emanuel Frederico Moura Almeida  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

A Titanoboa cerrejonensis é a maior cobra já descoberta
Imagine a maior cobra já encontrada, com quase 15 metros de comprimento. Um réptil gigante que poderia devorar crocodilos inteiros.

Qual foi a maior cobra que já existiu no planeta?

A Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis) dominava as florestas tropicais da América do Sul, principalmente na região da Amazônia, surgindo 6 milhões de anos depois da extinção do Tiranossauro rex. É considerada a maior cobra já encontrada de todos os tempos e um dos predadores mais perigosos do mundo.

Qual a maior cobra já encontrada no Brasil?

A sucuri é a maior cobra do Brasil e segunda maior do mundo, perdendo apenas para a píton. Diferentemente da maioria dos animais vertebrados, os machos são menores e mais leves do que as fêmeas.

Qual a maior cobra encontrada até hoje?

Sem dúvidas, a cobra encontrada era bem grande, mas menor do que as realmente recordistas. Em 1912, uma píton-reticulada de incríveis 10 m foi encontrada, o que desde então é considerado um recorde entre comprimentos de cobras. Em cativeiro, uma fêmea da espécie, conhecida como Medusa, chegou a 7,25 m.

Onde foi encontrado a maior cobra do mundo?

De acordo com o Infobae, a Titanoboa cerrejonensis habitou os rios e pântanos do Caribe colombiano há cerca de 60 milhões de anos. Seus fósseis foram encontrados em uma mina de carvão e começaram a ser exibidos em 2007 no Museu de Ciências Naturais da Flórida, nos Estados Unidos.

9 MAIORES COBRAS JÁ ENCONTRADAS !!

21 questões relacionadas encontradas

Qual é a maior cobra do universo?

A maior de todas é a píton-real, que supera por pouco a sucuri – também conhecida como anaconda. Indivíduos adultos das duas espécies podem atingir facilmente 9 metros, mas um exemplar de 10 metros da píton-real é considerado pelo Guiness, o “livro dos recordes”, como a maior serpente já encontrada no planeta.

O que a Titanoboa foi extinta?

Com cerca de 13 metros de comprimento, 2 metros de diâmetro e pesando quase 1,5 tonelada, a Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de cobra que, há cerca de 60 milhões de anos, após a extinção dos dinossauros, viveu nas florestas tropicais da América do Sul se mantendo como o maior predador durante 10 milhões de anos.

Qual é a segunda maior cobra do mundo?

As 9 maiores cobras do mundo (que conhecemos)
  1. Sucuri (Eunectes murinus)
  2. Píton-reticulada (Python reticulatus) ...
  3. Píton-birmanesa (Python bivittatus) ...
  4. Píton-ametista (Morelia amethistina) ...
  5. Píton-africana (Python sebae) ...
  6. Píton-indiana (Python molurus) ...
  7. Anaconda amarela (Eunectes notaeus) ...
  8. Jiboia (Boa constrictor) ...

Qual é a cobra menor do mundo?

Leptotyphlops carlae têm menos de 10 centímetros de comprimentoA menor espécie de serpente do mundo foi descoberta no Caribe. É tão pequena que exemplares adultos têm menos de 10 centímetros de comprimento. Fina como um fio de espaguete, ao se enrolar cabe, com folga, sobre uma moeda.

Tem cobra píton no Brasil?

De acordo com o biólogo Edson Abrão, a espécie é de origem asiática ou africana e é rara no Brasil. "Ela é exótica, não é do Brasil, é uma serpente da África ou da Ásia. Apesar de ela ter veneno, ela não é peçonhenta.

Quem é maior a sucuri ou a píton?

"Sucuri e píton são as maiores serpentes do mundo, sendo que a píton só é maior em comprimento. E ela [a píton] não é uma cobra muito grossa, não tem porte, enquanto que a sucuri, é um bicho troncudo, largo. Por exemplo, temos uma sucuri em exposição aqui [no museu] de quatro metros e tem quase 50 quilos.

Que ano a Titanoboa foi extinta?

Restauração da cobra em vida. A Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de serpente que viveu há cerca de entre 60 e 58 milhões de anos, no período Paleoceno, nas florestas tropicais da América do Sul.

Quando foi extinta a Titanoboa?

Era um “monstro” que chegava a 14 m de comprimento, 1 m de diâmetro e 1,5 tonelada. Capaz de engolir um crocodilo inteiro, o réptil teria surgido após a extinção dos dinossauros, há 58 milhões de anos, durante o período Paleoceno, e se estabelecido como o maior predador do planeta por pelo menos 10 milhões de anos.

Onde foi encontrado o fóssil da Titanoboa?

A 'Titanoboa' media 13 metros e vivia na floresta tropical colombiana. Achado confirma dados sobre modelos climáticos. Uma equipa de paleontólogos descobriu os restos fossilizados de serpentes de dimensões gigantescas que viveram na floresta tropical colombiana entre há 58 e 60 milhões de anos.

Artigo anterior
Como está a ciência no Brasil?
Artigo seguinte
Como podem ser classificados os flagelos?