Quais os tipos de contratos da Administração Pública?
Perguntado por: Pedro Duarte Andrade Campos | Última atualização: 6. Juni 2025Pontuação: 4.5/5 (53 avaliações)
- Contratos de Fornecimento. ...
- Contratos de Serviços. ...
- Contratos de Saúde e Educação. ...
- Contratos de Obras Públicas. ...
- Contratos de Concessão. ...
- Contratos de Parceria Público-Privada (PPP) ...
- Contratos de Licitação. ...
- Contratos de Gestão e Terceirização.
Quais são os tipos de contratos públicos?
Os contratos realizados com a Administração Pública podem ser divididos em 5 tipos, de acordo com o objeto da contratação: contratos de obras públicas, de prestação de serviços, de fornecimento, de gestão, de concessão e de alienação.
Quais os principais tipos de contratos administrativos?
São exemplos de contrato administrativo: concessão de serviço público, parceria público-privada (PPP), contrato de gestão, termo de parceria e contrato de gerenciamento etc. Adiante, destrinchamos melhor cada uma.
O que é contrato na Administração Pública?
Já o contrato é o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que há um acordo para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas. Para acompanhar licitações e contratações no Portal da Transparência, acesse Licitações e Contratos. MAS QUAL A LEGISLAÇÃO QUE AMPARA?
Qual modalidade de contrato administrativo?
Por isso, existem 6 tipos de contratos administrativos, os contratos de gestão, os contratos de fornecimento, os contratos de serviços, os contratos de obras públicas, os contratos de concessão e os contratos de alienação.
Contratos Administrativos (Lei 14.133/21)
Quais os três tipos de contrato?
subordinação – o funcionário realiza suas atividades com algum tipo de dependência do seu trabalhado, seja ela uma dependência econômica, técnica, hierárquica, jurídica ou até mesmo social; onerosidade – o contrato de trabalho é remunerado; pessoalidade – o colaborador não pode ser substituído por outro funcionário.
Quais as 2 espécies de contratos da administração?
Nas duas espécies de contratos, administrativos e semipúblicos, a Administração é parte do ajuste e o objetivo é a satisfação do interesse público. A principal diferença encontra-se na igualdade ou desigualdade entre as partes contratantes.
Quais são as características dos contratos públicos?
Os contratos realizados pela administração pública possuem as seguintes características e requisitos: formal: exige formulação por escrito e de acordo com os termos da legislação. oneroso: há uma contraprestação estabelecida. comutativo: ambas as partes são devidamente beneficiadas e compensadas.
Quais os tipos de contrato de concessão?
Sendo assim, existem quatro concessões: a parceria público-privada (PPP), a comum, a administrativa e a patrocinada.
Quais os tipos de contrato que tem?
- Contrato por tempo indeterminado. ...
- Contrato por tempo determinado. ...
- Contrato de trabalho eventual. ...
- Contrato de trabalho autônomo. ...
- Contrato de experiência. ...
- Contrato de teletrabalho. ...
- Contrato temporário. ...
- Contrato de trabalho intermitente.
Qual a Lei de contratos administrativos?
LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993
Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Qual a diferença entre contrato e licitação?
Em outras palavras, licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender. Já o contrato é o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que há um acordo para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas.
Qual a maior diferença entre contratos privados e contratos da Administração Pública?
Os contratos celebrados pela Administração Pública distinguem-se daqueles celebrados no âmbito do direito privado porque em relação a estes últimos vale, como regra, a disponibilidade da vontade.
Como são divididos os contratos administrativos?
A lei 8666/93 regulamente os contratos administrativos que são divididos em três espécies, contratos de execução de obras, contratos de prestação de serviços e os contratos de fornecimento de obras, e além desses que são regulados pela lei geral de licitações e contratos (lei 8666/93), a doutrina juntamente com a ...
São contratos administrativos típicos?
Os contratos administrativos entendidos como “típicos” são aqueles celebrados pela Administração Pública para atendimento de suas necessidades em conformidade com a Lei de Licitações, como, por exemplo, a prestação de serviços para manutenção do funcionamento do órgão público, ou dos interesses particulares, em relação ...
Quem assina os contratos administrativos?
4 – Quem assina os contratos administrativos? Irene Nohara: Do lado da Administração – o ordenador da despesa do contrato que tenha a competência para firmar o contrato em nome da pessoa jurídica. Do lado do particular: o representante da empresa contratada.
Qual a diferença entre concessão e arrendamento?
A concessão refere-se à administração do porto organizado, e o arrendamento a uma instalação portuária dentro do porto organizado.
Qual a diferença de concessão e cessão?
De acordo com os autores mais renomados da área em questão, a cessão de uso é sempre gratuita, daí que se distingue da concessão de uso. Outros autores sustentam ainda que a cessão só pode ser realizada entre entes públicos, não podendo haver interferência de pessoa jurídica de direito privado no ajuste.
Qual a diferença entre concessão e permissão?
Na concessão existe um prazo determinado, de acordo com o contrato. E a formalização será feita por meio do contrato de concessão. Ao contrário do que ocorre na permissão, que será formalizada por um contrato de adesão e tem caráter precário.
Quais são os princípios gerais dos contratos públicos?
Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. que a lei autoriza.
Quais são os três princípios básicos dos contratos?
No direito contratual, existem 4 princípios básicos que norteiam as relações contratuais, são eles: autonomia da vontade, força obrigatória dos contratos (pacta sunt servanda), equilíbrio contratual e boa-fé.
Quais são as 7 características do contrato?
- Onerosidade.
- Trato sucessivo.
- Contrato consensual.
- Natureza bilateral.
- Intuitu personae.
- Comutativo.
O que é licitação e contratos administrativos?
Licitação é um procedimento administrativo onde a Administração Pública Direta e Indireta obtêm a proposta mais vantajosa, assegurando igualdade de condições aos que participem do certame, visando à celebração do Contrato Administrativo para promover os interesses da coletividade.
Quais são os elementos constitutivos dos contratos administrativos?
Esses substantivos são: agente, vontade, objeto e forma.
Quais são os tipos de modalidade de licitação?
Cada uma apresenta particularidades que exigem uma análise criteriosa. Atualmente, com a Lei nº 14.133/21, temos 5 modalidades, quais sejam: pregão, concorrência, leilão, concurso e diálogo competitivo, sendo proibida a combinação entre os dois regimes jurídicos.
Quais os princípios de compliance?
Onde fica o código da nota fiscal?