Quais os requisitos para progressão de pena nos crimes hediondos?

Perguntado por: Frederico Macedo Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

Em relação aos crimes hediondos e equiparados o requisito temporal era mais gravoso e, nos termos da redação original do artigo 2º, § 2º, da Lei nº 8.072/1990, havia a necessidade de cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado fosse primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente.

Quais os requisitos para o pedido de progressão nos crimes hediondos?

Os ministros decidiram que aos presos que voltaram a praticar crimes hediondos deve ser aplicado o percentual de 60% de cumprimento da pena para progressão de regime. Presos por crimes hediondos que já tiveram uma condenação, mas por outro tipo de crime, podem progredir de regime depois de cumprir 40% da pena.

Quais os requisitos necessários para a progressão?

Para ter direito à progressão de regime é necessário que o condenado cumpra dois requisitos: o objetivo, ou seja, o tempo de pena e o subjetivo, que é a avaliação social.

Quais os requisitos para a progressão de regime em crime comum hediondo e equiparados?

112, VIII da LEP, que determina que, para a aplicação do percentual de 70% do cumprimento da pena para progressão de regime o réu deve ser reincidente em crime hediondo ou equiparado.

Quais os critérios para a progressão do regime de cumprimento da pena privativa de liberdade Lei 13.964 2019 )?

Com a reforma o Inciso I, do art. 112 da LEP, prevê que o réu primário no qual o crime tiver sido cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça (crimes simples) progredirá com 16%, ou seja, 0,6% a menos do que na redação anterior.

Progressão de regimes e crimes hediondos à luz do "Pacote Anticrime"

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos para a progressão de regime na pena privativa de liberdade nos termos das novas alterações do pacote Anticrimes?

Como ficou após o pacote anticrime? Antes do pacote anticrime, para progredir bastava cumprir 1/6 (um sexto) da pena (quando primário e em crime não hediondo). Hoje, sendo o réu primário e o crime tiver sido cometido sem violência ou grave ameça, será necessário cumprir 16% (dezesseis por cento) da pena.

Quais os requisitos exigidos por lei para a progressão de regimes durante a execução da pena privativa de liberdade?

A legislação brasileira adotou critério que exige dois requisitos para a progressão de regimes: o tempo de cumprimento e o comportamento do condenado.

É possível a progressão de regime em crimes hediondos e equiparados?

Supremo reafirma entendimento sobre progressão de regime em crime hediondo. O percentual a ser aplicado para a progressão de regime de condenado por crime hediondo ou equiparado, sem morte, que seja reincidente por crime comum é de 40%.

Quais os requisitos para concessão do livramento condicional?

O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir:
  • mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum),
  • mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

Como ocorre a progressão de regime nos casos dos crimes hediondos cometidos antes de 2007?

Segundo o ministro, condenado por crime hediondo antes da lei de 2007 (ou seja: antes de 29.3.07) pode progredir de regime depois do cumprimento de um sexto da pena, porque ele está submetido ao sistema penal anterior à Lei n°. 11.464/2007.

Quais são os requisitos objetivos e subjetivos para a progressão?

O requisito objetivo, exige o cumprimento do mínimo de um sexto do cumprimento da pena no regime anterior. Já o requisito subjetivo consiste no mérito do apenado, revelado por meio de bom comportamento carcerário fornecido pelo presidio em que se encontra o sentenciado.

Quais são o requisitos para a progressão do regime fechado para o semiaberto?

Para progredir para o semiaberto, o condenado precisa cumprir um sexto de sua pena e ter bom comportamento atestado pelo diretor do presídio. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não sendo caso de reincidência, o regime semiaberto destina-se para condenações entre quatro e oito anos.

Como é feita a progressão de regime?

Trata-se da mudança de regime de cumprimento de pena, de forma gradual, onde o condenado sai de regime mais rigoroso e passa para regime mais leve. A progressão de regime é um direito garantido a presos que estão em cumprindo pena.

Quais são os requisitos para substituição de pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos?

180 da LEP – A pena privativa de liberdade, não superior a 2 (dois) anos, poderá ser convertida em restritiva de direitos desde que: I – O condenado a esteja cumprindo em regime aberto; II – Tenha sido cumprido pelo menos um quarto da pena; III – os antecedentes indiquem ser a conversão recomendável.

Quem não pode ter livramento condicional?

Não podem obter livramento condicional os: a) condenados pela prática de crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se forem primários; b) condenados reincidentes em crime hediondo ou equiparado com resultado morte.

Quando não cabe livramento condicional?

Não se admite a concessão de livramento condicional ao condenado por crime doloso, cometido com violência ou grave ameaça à pessoa.

Quem não tem direito a liberdade condicional?

Um dos pré-requisitos para a concessão da liberdade condicional é o comportamento do sentenciado dentro do sistema prisional. O indivíduo não pode se envolver em brigas, gangues ou praticar delitos. Além disso, o detento deve ter bom desempenho no trabalho que exerce dentro da prisão, caso tenha.

Qual a diferença da progressão de regime prisional nos crimes comuns e dos crimes hediondos?

A pena por crime previsto neste artigo será cumprida inicialmente em regime fechado, já nos crimes comuns ele irá variar conforme a pena do crime cometido, podendo ser aberto, semiaberto e fechado.

Qual o regime inicial para crimes hediondos?

O artigo 2º, § 1º da Lei Federal nº 8.072/90 giza que a pena por crime previsto como sendo hediondo será cumprida inicialmente em regime fechado.

Quais os critérios para determinar o regime inicial de cumprimento de pena?

Dentre os principais critérios para a definição do regime inicial de pena, vale destacar: 1) a quantidade de pena aplicada; 2) o exame das circunstâncias judiciais do artigo 59 do Código Penal; 3) a reincidência; e 4) a detração penal.

Quais são os requisitos para o ingresso do apenado ao regime aberto?

Para ser elegível a regime aberto, o condenado deve:
  • Estar trabalhando ou comprovar a possibilidade de iniciar imediatamente. ...
  • Possuir histórico ou exames indicando a possibilidade de ajustar-se com autodisciplina e senso de responsabilidade.

O que diz o artigo 33?

Art. 33 - O sentenciado a que sobrevem doença mental deve ser recolhido a manicômio judiciário ou, à falta, a outro estabelecimento adequado, onde lhe seja assegurada a custódia. Tempo de prisão preventiva ou provisória ou de internação em hospital.]

Quais são as normas que vedam a progressão de regime?

Os requisitos para a progressão mudam e, de acordo com lei específica (art. 2º, § 2º da Lei n. 8.072/1990), será preciso que o condenado tenha cumprido ao menos dois quintos (2/5) da pena se for primário e três quintos (3/5), se reincidente.

Quais são as novas deliberações trazidas pela lei 13.964 19 relativas à progressão de regime para os crimes hediondos?

A lei dá nova redação ao art. 112 da LEP, para estabelecer novos critérios para a progressão de regime, considerando a primariedade, a reincidência, o emprego ou não de violência à pessoa, o caráter hediondo, o resultado morte etc., cujos percentuais variam de 16% a 70%, tornando a progressão mais complexa.

Quanto tempo demora um pedido de progressão de regime?

O juiz terá no máximo 15 dias para decidir sobre os pedidos de benefícios no cumprimento da pena, que terão prioridade absoluta na tramitação.

Artigo anterior
Quem precisa de profilaxia antibiótica?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre Alzheimer e demência frontotemporal?