Qual a diferença entre alvará de funcionamento e alvará de licenciamento?

Perguntado por: Martim José Cardoso Andrade  |  Última atualização: 3. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (75 avaliações)

A principal diferença reside no tipo de estabelecimento para o qual são emitidos. Enquanto o Auto de Licença é destinado a locais com capacidade para até 249 pessoas, o Alvará de Funcionamento é voltado para locais com capacidade superior a 250 pessoas.

Qual a diferença entre licenciamento e alvará?

Qual a diferença entre licença sanitária e alvará sanitário? Somente a nomenclatura. O teor do documento é o mesmo.

O que é alvará de licença e funcionamento?

O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa exercer as suas atividades em determinados locais de acordo com as normas estabelecidas.

O que substitui o alvará de funcionamento?

O que pode substituir o alvará de funcionamento? Registro ou Licença da Vigilância Sanitária.

Quais são os tipos de alvará?

Tipos de alvarás
  • Alvará de funcionamento. O alvará de funcionamento é um dos primeiros documentos que um empreendimento precisará para funcionar. ...
  • Alvará de localização. ...
  • Licenças de vigilância sanitária. ...
  • Alvarás ambientais. ...
  • Licença Prévia. ...
  • Licença de Instalação. ...
  • Licença de Operação.

O que é o Alvará ou Licença de Funcionamento ?

43 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre alvará de funcionamento e alvará de localização?

O Alvara de Localização e Funcionamento e a Licença Ambiental possuem varias características que os diferenciam, sendo a principal diferença é a de que toda empresa inscrita no Cadastro de Pessoas Jurídicas (CNPJ) necessita do Alvara de Localização e Funcionamento para operar, já a licença ambiental não é obrigatória ...

Que tipo de empresa não precisa de alvará de funcionamento?

Foram definidas 287 atividades como “baixo risco” ou “baixo risco A”. Dentre elas estão agências de notícias; consultoria e auditoria contábil e tributária; psicologia e psicanálise; cabeleireiros, manicure e pedicure; bares; ensino de dança, música e idiomas; serviços de borracharia para veículos automotores.

Quem deve ter alvará de funcionamento?

Qualquer negócio necessita do alvará, até mesmo um e-commerce. Para obter o alvará, o empresário precisa procurar a Prefeitura da Cidade, verificar as exigências a serem cumpridas, cumpri-las e, então, será emitido o documento autorizando o funcionando da empresa.

Quem é isento de alvará de funcionamento?

Afinal, quando a empresa é dispensada do alvará, você sabe? A lei 13.874/2019 traz essa dispensa para as empresas que atuam em atividades de baixo risco, tais como as costureiras formalizadas, salões de beleza e afins.

O que é o Certificado de Licenciamento Integrado?

Certificado de licenciamento integrado é a junção das licenças aprovadas pelo órgãos licenciadores - Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, CETESB, Agricultura e Prefeitura - no qual certifica a autorização para o funcionamento.

Quando o alvará de funcionamento é dispensado?

Quem é dispensado de alvará de funcionamento? A Lei nº 13.874/19, conhecida como Lei de Liberdade Econômica, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, dispensa o alvará de funcionamento para empresas que atuam com atividades de baixo risco, como costureiras e sapateiros.

Qual a validade do alvará de Licença?

Essa é uma pergunta comum para quem necessita do documento. Entretanto, cada município possui a sua própria legislação no que diz respeito aos alvarás. Portanto, será preciso se informar melhor na prefeitura da sua cidade. Mas, normalmente, cada documento apresenta validade geral de até oito anos.

Quando não precisa de alvará de funcionamento?

O Alvará de Funcionamento não é obrigatório para todas as atividades, algumas delas são dispensadas, assim como: Quem executa atividades intelectuais, não recebe clientes e não tenha funcionários. Em qualquer unidade habitacional situação em zonas exclusivamente residenciais.

O que é licenciamento de estabelecimento?

Licenciamento

É por meio dele que é emitido o Auto de Licença de Funcionamento (ALF) no âmbito Municipal e o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) para os Órgãos Estaduais, que autorizam a empresa a iniciar suas atividades.

Quem é MEI precisa de alvará de funcionamento?

Desde 1/9/2020, o microempreendedor individual - MEI está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento. Mais uma importante conquista da Lei da Liberdade Econômica.

Onde tirar o alvará de funcionamento?

Como solicitar o Alvará?
  1. Fazer o pedido de viabilidade para saber se o endereço está apto a receber a empresa;
  2. Informar o tipo jurídico e a CNAE da empresa que vai funcionar no local;
  3. Pagar as taxas e entregar todos os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento.

É obrigatório o alvará de funcionamento?

Ele é um documento essencial para a constituição da empresa e obrigatório para que ela opere de forma regular e segura. Esse alvará precisa ser renovado periodicamente, dependendo das regras do município, e não possuir um pode resultar em problemas legais para a empresa.

Quanto custa para tirar o alvará de funcionamento?

Isso pode ser feito entrando em contato com os órgãos reguladores locais ou consultando as informações disponíveis nos sites das prefeituras e outros órgãos. Em média, o valor do alvará de funcionamento costuma variar entre R$100 e R$1.000, mas pode ser ainda mais elevado dependendo da região e do tipo de atividade.

O que significa dispensa de alvará e licença de funcionamento?

A dispensa de alvará para o funcionamento do MEI é um reflexo desta Lei, e visa facilitar a abertura de micro empreendimentos. Não será mais necessário aguardar a vistoria do agente fiscalizador municipal para começar a operar seu negócio de forma legal.

O que acontece se a empresa não tiver alvará de funcionamento?

Uma empresa poderá ser impedida de funcionar, além de outras penalidades previstas, se não tiver essa documentação. A falta do alvará poderá também trazer consequências aos sócios e administradores na esfera civil e criminal, por eventuais danos constatados a terceiros justamente por operarem com a empresa irregular.

Como saber se minha empresa precisa de alvará de funcionamento?

É possível consultar o alvará de funcionamento de qualquer empresa no site da prefeitura da cidade onde o negócio está situado. A localização do documento vai variar conforme o layout de cada domínio e, geralmente, o acesso é bem intuitivo e pode ser feito de qualquer dispositivo com acesso à internet.

O que é taxa de licença de funcionamento?

O alvará de funcionamento é uma taxa municipal.

O documento é emitido pelo município e regula a instalação do empreendimento. Para obtê-lo é necessário pagar uma taxa municipal. Cada cidade legisla sobre o seu valor, forma de solicitação e necessidades específicas.

Quem é obrigado a ter alvará?

Necessário para todos os locais com eventos públicos e temporários para mais de 250 pessoas, seja em imóveis públicos ou privados; Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF). Ele deve ser solicitado para todos os locais que possuam reunião de público, ou seja, restaurantes, cinemas, bares e similares.

Quem tem CNPJ precisa de alvará de funcionamento?

Sim, todo profissional liberal ou autônomo para prestar serviço, precisa obter o Alvará na Prefeitura da sua cidade.

Sou Mei preciso de alvará da prefeitura?

Empresa, Indústria e Comércio

Este serviço permite a dispensa de alvarás e licenças de funcionamento para o microempreendedor individual – MEI. Desde 1º setembro de 2020, a dispensa de alvará e licenças de funcionamento ocorre diretamente no processo de inscrição e atualização de dados do MEI.

Artigo anterior
Quanto tempo posso deixar o salgado na geladeira?
Artigo seguinte
O que é um violão com Cutway?