O que é sondas vesicais?

Perguntado por: Frederico Soares Assunção  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

Sonda vesical ou cateter urinário é um tubo de látex, poliuretano ou silicone inserido na uretra até a bexiga para coletar urina para exames ou para injetar substâncias no tratamento de uma cistite.

Quais são os tipos de sondagem vesical?

Existem dois tipos de cateterismo vesical:
  1. Sonda vesical de demora. A sonda vesical de demora é utilizada quando é preciso manter a drenagem contínua de urina por vários dias, semanas ou meses. ...
  2. Sonda vesical de alívio ou intermitente.

Qual o conceito de sonda vesical de demora?

É um procedimento estéril que consiste na introdução de uma sonda até a bexiga, através da uretra, com a finalidade de facilitar a drenagem da urina ou inserir medicação ou líquido, com tempo de permanência longo (pode variar de dias a meses), determinado pelo médico.

Para que serve a sonda vesical?

O cateterismo vesical é uma técnica que consiste na introdução de um cateter, também conhecido por sonda vesical, pela uretra até à bexiga de forma a fazer a permitir a saída de urina em pessoas que não conseguem controlar esse ato, devido a obstruções como hipertrofia da próstata, dilatação uretral ou mesmo em casos ...

Em quais situações o cateterismo vesical é indicado?

O cateterismo vesical é utilizado nas seguintes situações: Obter urina para exame. Medida do volume urinário residual. Alívio da retenção.

Sonda Vesical de Demora e os Cuidados de Enfermagem

28 questões relacionadas encontradas

O que é cateterismo vesical intermitente limpo?

O cateterismo vesical intermitente limpo (CVIL) é uma técnica utilizada para esvaziar a bexiga ou um reservatório urinário criado através de cirurgia, introduzindo um cateter (sonda) pela uretra até chegar na bexiga, ou de um estoma continente (por exemplo, Mitrofanoff).

Quando é indicada a irrigação vesical?

A irrigação vesical contínua tem a finalidade de instalação de solução para lavagem contínua da bexiga, para remoção de coágulos no pós-operatório de ressecção endoscópica da próstata ou RTU da próstata, para tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP):

Quais os cuidados de enfermagem no cateterismo vesical?

Cuidados com o paciente que usa cateter vesical de demora:
  1. Evitar puxar ou empurrar o cateter vesical, pois pode provocar feridas na bexiga e na uretra;
  2. Não levantar a bolsa coletora acima do nível da bexiga, mantendo-o pendurado na beira da cama ao dormir, por exemplo, para a urina não entrar na bexiga novamente;

O que fazer quando a sonda urinária entope?

Alguns sinais que indicam que se deve ir imediatamente ao hospital ou pronto socorro, para trocar a sonda e fazer exames, são:
  1. A sonda estar fora do lugar;
  2. Presença de sangue dentro do saco coletor;
  3. Urina vazando por fora da sonda;
  4. Diminuição da quantidade de urina;
  5. Febre acima de 38º C e calafrios;

Como esvaziar a sonda vesical de demora?

Sempre deixar sua sonda presa na coxa com fita (esparadrapo ou micropore) para que não ocorra tracionamento da mesma. Nunca deixar a bolsa coletora no chão. Clampear a extensão da sonda durante a movimentação do paciente.

O que significa a sigla SVD?

Sonda vesical de demora – SVD

É um sistema fechado cuja extremidade externa está ligada a uma bolsa coletora de urina, uma vez que toda a urina produzida pelos rins não mais se acumularão na bexiga.

Quantos dias o paciente pode ficar com a sonda vesical de demora?

Nesses casos, a troca pode ser planejada com intervalos regulares, uma semana antes do provável início das manifestações clínicas. Conforme indicado pelo fabricante da sonda (geralmente a cada 12 semanas).

Qual o nome da sonda vesical de demora?

Pode ser dividido em duas classes principais: cateter vesical de demora (CVD), relacionado a uma longa permanência no trato urinário e cateter vesical de alívio (CVA), que se refere a retirada do cateter após o esvaziamento da bexiga.

Quais são os tipos de sonda?

Tipos de Sondas e Ostomias: • Sonda Nasogástrica: Passada do nariz ao estômago. Sonda Nasoentérica: Passada do nariz ao intestino. Gastrostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao estômago. Jejunostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao intestino.

Quais são os tipos de sondas gástricas?

Principais tipos de sonda nasogástrica

Sonda nutriflex: sonda utilizada para alimentação. Possui características que facilitam a inserção. Sonda gástrica simples: utilizada na descompressão do estômago e para deixá-lo vazio. Sonda S-B: aplicada para tratar o sangramento de varizes esofágicas.

Quais são os nomes das sondas?

A denominação das sondas varia com o seu uso: - sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.

Como limpar a sonda urinária?

O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias. Não deixe o saco coletor em contato com o chão. Se o paciente precisar se locomover, a bolsa deve ser envolvida em um saco plástico, para evitar a contaminação.

Qual o procedimento para retirar uma sonda da bexiga?

Proceder com a remoção atraumática. Esvaziar completamente o balonete – conectar uma seringa com êmbolo retraído e deixar o líquido drenar espontaneamente, sem aspirar – ele pode conter de 10 a 20 mL de solução, nos casos de procedimentos endourológicos podem chegar a 30 a 60 mL.

Quando um paciente está com sonda é normal vazar?

Sim, pode acontecer de parte da urina sair ao redor da sonda. Não se preocupe! Mas é importante que a maior parte esteja saindo pelo coletor, ou seja, que a sonda esteja funcionando.

Quais os principais cuidados de enfermagem após a passagem da sonda vesical de demora?

Principais cuidados com a sonda vesical:
  • Higienizar as mãos antes e depois do procedimento;
  • Limpar o local da sonda de 2 a 3 vezes ao dia;
  • Não usar óleos ao redor do local, podendo ajudar a saída do aparelho;
  • A bolsa coletora deve estar sempre para baixo, não encostando no chão.

Quais os cuidados a serem tomados na manutenção dos cateteres urinários?

Cuidados na manutenção dos cateteres urinários
  1. higiene das mãos;
  2. calçar luva de procedimento;
  3. passar álcool 70% na extremidade do saco coletor;
  4. esvaziar individualmente o saco coletor;
  5. lavar o frasco;
  6. tirar as luvas;
  7. higiene das mãos.

Qual o papel do técnico na sondagem vesical de demora?

Segundo o Parecer Normativo, aprovado pela Resolução, a inserção de cateter vesical é função privativa do Enfermeiro, em função dos seus conhecimentos científicos e do caráter invasivo do procedimento, que envolve riscos ao paciente, como infecções do trato urinário e trauma uretral ou vesical.

Como é feita a irrigação vesical?

A Irrigação Vesical em si nada mais é do que a infusão de solução para lavagem contínua da bexiga urinária, geralmente com solução fisiológica a 0,9% gelado ou em temperatura ambiente através de equipos específicos de irrigação, ou por bomba de infusão, em um cateter vesical tipo Folley 3 vias.

Qual sonda está indicada para irrigação vesical?

Especificamente, os objetivos dessa intervenção são a obtenção do fluxo contínuo de urina nos clientes com alguma obstrução ou incontinência. O cateterismo é um procedimento estéril. Em relação aos tipos de sonda vesical, eles variam de modelo e material, sendo que as sondas mais utilizadas são as de Folley e uretrais.

Quando a sonda vesical entope?

Se fragmentos do balão não puderem ser localizados, deve-se realizar uma cistoscopia para identificar os fragmentos retidos na bexiga, uma vez que estes têm o potencial de causar a obstrução uretral. É importante ressaltar que a ruptura do balão da sonda vesical ocorre de forma espontânea em alguns casos.

Artigo anterior
Quantos jogadores valorant tem?
Artigo seguinte
O que diafragma anticoncepcional?