Qual é a diferença entre custos e despesas?

Perguntado por: André Jorge Torres Santos Cunha  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

Custo e despesa, apesar de parecidos, têm conceitos diferentes. O custo está relacionado às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. Já a despesa se refere aos gastos não relacionados ao produto final, como as despesas administrativas.

Qual a diferença entre custos e despesas?

Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

Qual é a definição de custos?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Definição do custo de produção dos bens ou serviços vendidos constante no Regulamento do Imposto de Renda (art. 290 do RIR/99 – art.

Qual a diferença entre custos e despesas determine os conceitos?

Custo é o valor gasto com bens e serviços para produzir outros bens e serviços. Despesa é o valor gasto para administrar e sustentar o funcionamento da organização, sem que tenha impacto direto no processo de produção. ... Saber a diferença entre custo e despesa é essencial para fazer uma gestão financeira eficiente.

O que é considerado despesas?

Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CUSTOS E DESPESAS?

35 questões relacionadas encontradas

O que são despesas exemplos?

Receitas e despesas são termos de estudos da contabilidade e finanças em geral, onde é ensinado que as despesas são gastos para direta ou indiretamente gerarem receitas, seja para pessoas físicas ou jurídicas. ... Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Quais são as despesas?

Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa, ou seja, que não estão relacionados com a produção. Entram nessa lista aluguel, salário do pessoal administrativo, marketing, material de escritório, material de limpeza etc.

Quais são os custos e despesas variáveis?

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Exemplos: Matérias-Primas.

Quais as formas de classificação dos custos?

Simplificadamente, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas: Quanto ao objeto de custo: custo direto e indireto; Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis. Chamamos de comportamento de custo à evolução dos custos fixos e variáveis em relação ao volume de atividades.

São exemplos de custos variáveis?

Exemplos de custos variáveis
  • Matérias-primas;
  • Embalagens;
  • Combustível (caso a pessoa use o carro para trabalhar);
  • Mão-de-obra temporária;
  • Entre outros custos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.

Qual é a definição para inflação de custos?

Por outro lado, a inflação de custos, também chamada de inflação de oferta, ocorre quando existe uma pressão para o aumento dos preços, devido ao aumento dos custos de produção. Ou seja, em um cenário com inflação de custos, a demanda pelos bens e serviços permanece a mesma, enquanto os custos de produção sobem.

Qual é o conceito de contabilidade de custos?

CONCEITO DE CONTABILIDADE DE CUSTO

É a parte da Contabilidade que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos, para que se consiga, um bem de vendas ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.

Para que serve a classificação dos custos?

Os centros de custos são definidos de acordo com a operação da empresa e servem para melhor mensurar os valores gastos em cada um. Os custos e despesas exigem conhecimento para uma correta classificação, para geração de relatórios gerenciais e estratégicos gerando uma tomada de decisão mais assertiva.

Como se classificam os custos com relação ao produto?

Em relação aos produtos fabricados, os custos se classificam em: I) diretos: são os gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados diretamente na fabricação dos produtos. ... I) direito ou variável: contempla como custo de fabricação os custos diretos ou variáveis.

Quais são os 4 tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Quais os custos variáveis de uma empresa?

Os custos variáveis são custos de mão-de-obra ou materiais que mudam com as vendas. Uma maneira da empresa economizar dinheiro é reduzir seus custos variáveis. ... Outros exemplos de custos variáveis são a maioria dos custos de mão-de-obra, comissões de vendas, taxas de entrega, taxas de remessa e salários.

O que são custos e despesas fixas e variáveis?

Classificações dos custos e despesas

De modo geral, os custos e despesas podem ser classificados em fixos ou variáveis: Custos ou despesas fixas: gastos que não variam com o volume produzido ou vendido. Custos ou despesas variáveis: gastos que variam em função do volume produzido ou vendido.

Quais são os custos variáveis de uma empresa?

Quais são os custos variáveis de uma empresa?
  • energia elétrica e água – caso sua produção dependa disso;
  • horas extras pagas a funcionários;
  • matéria prima;
  • custos com logística e entrega;
  • comissão de vendas;
  • taxas de remessa.

Quais são as despesas essenciais?

Dessa forma, eles devem entrar primeiro nas listas de despesas a serem eliminadas sempre que há uma redução na renda.
...
Entre os mais comuns nessa categoria de despesa, temos:
  • aluguel;
  • alimentação;
  • energia elétrica;
  • água;
  • gás;
  • despesas com saúde;
  • transporte;
  • serviços de telefonia e internet.

São exemplos de despesas financeiras?

Passando desde tarifas bancárias, tarifas de cartões, IOF (imposto sobre operações financeiras), juros de empréstimos, juros de financiamentos, juros de cheque especial, tarifas de boletos, entre outros tipos, esses gastos fazem parte da operação da empresa.

O que são despesas de uma empresa?

As despesas são geralmente confundidas com os custos dentro de uma empresa. ... As despesas são todos os gastos utilizados, direta ou indiretamente, para gerar receita. Já os custos se referem aos gastos diretamente relacionados à produção do produto ou prestação do serviço.

O que é despesa é o que é receita?

A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.

O que é custo direto Cite três exemplos?

Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou serviço prestado por uma empresa. ... Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam: Mão de obra diretamente envolvida na produção; Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas);

Quais são os três principais objetivos da contabilidade de custos?

Qual o objetivo da contabilidade de custos?
  • Estimar os custos para um período.
  • Controlar a produção com o custo médio.
  • Fazer do controle uma rotina para reduzir custos.
  • Identificar maneiras de racionalizar custos.

Qual é a importância da contabilidade de custos?

A Contabilidade de Custos tem papel extremamente importante na gestão empresarial. ... A contabilidade de custos produz dados imprescindíveis para a administração de qualquer negócio, pois, a partir dela é possível tomar decisões diárias sem prejudicar a situação financeira da empresa.

Artigo anterior
O que é Instagram shopping?
Artigo seguinte
Quando se usa artigo?