Quando utilizar o CFOP 5923?

Perguntado por: Kelly Carlota Paiva de Antunes  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem. CFOP 5923: para os casos em que a venda ao adquirente originário foi classificada nos códigos 5118 ou 5119. CFOP 6923: para quando a venda ao adquirente originário foi classificada nos códigos 6118 ou 6119.

Quando devo usar o CFOP 5923?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5923 - Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem.

Como funciona a operação de remessa por conta e ordem?

A remessa por conta e ordem é uma operação na qual um intermediário, muitas vezes denominado "comissário", atua em nome e por conta de terceiros, efetuando a compra ou venda de mercadorias.

Como funciona a operação de venda a ordem?

Prevista nas Legislações dos Estados por ser objeto de convênio, a Venda à Ordem – também conhecida Operação Triangular – é a negociação em que uma empresa vende um produto à outra, porém efetua a entrega (remessa) para uma terceira.

Quem pode fazer operação triangular?

Pode ser pessoa física ou jurídica.

CFOP 5910 - Como e quando utilizar

36 questões relacionadas encontradas

O que é o CFOP 5923?

Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem. CFOP 5923: para os casos em que a venda ao adquirente originário foi classificada nos códigos 5118 ou 5119. CFOP 6923: para quando a venda ao adquirente originário foi classificada nos códigos 6118 ou 6119.

Qual CFOP usar na operação triangular?

CFOP da Nota Fiscal do fornecedor para o cliente final

CFOP 5923 ou 6923: remessa de mercadoria por operação triangular. CFOP 5923: quando a venda ao comprador original for classificada nos códigos 5118 ou 5119 (observar na primeira nota).

Qual CFOP venda a ordem?

Nas vendas à ordem, caso o faturamento seja realizado antes da entrega da mercadoria, o contribuinte poderá emitir Nota Fiscal, com o CFOP 5.922/6.922, com a indicação de que se destina a simples faturamento, sendo vedado o destaque do ICMS nesse documento.

Como funciona a triangulação de notas fiscais?

Como vimos, em uma operação triangular há a emissão de três notas fiscais. Sendo duas emitidas pelo remetente, em que uma é a favor do comprador originário e outra contra o cliente final, que servirá para acompanhar a entrega do bem.

Como emitir nota fiscal de remessa por conta e ordem?

Como fazer uma NF-e de remessa por conta e ordem? ​Menu Fiscal > NF-es emitidas > Nova NF-e > NF-e de Remessa por Conta e Ordem. A alíquota de ICMS o sistema já puxa por padrão, de acordo com a NF-e de entrada. E o campo de Acréscimo ao produto serve para colocar um custo adicional, se desejar.

Quando usar CFOP de remessa?

O CFOP para simples remessa é o 5.949, e ele é utilizado para indicar operações em que não há a transferência de propriedade, como remessas para conserto, retorno de mercadorias em garantia, entre outros casos semelhantes.

Como é feita a operação triangular?

Portanto a Venda à Ordem, ou Operação Triangular, como é amplamente conhecida, é a operação realizada por um produtor, um revendedor e um cliente final. Basicamente o produtor, produz a mercadoria, efetua a venda ao revendedor, que por sua vez revende ao cliente final.

O que é nota de venda a ordem?

A Venda à ordem é uma operação triangular que envolve o fornecedor, adquirente originário e destinatário final. Ou seja, este tipo de operação acontece quando: Venda da mercadoria pelo fornecedor A para o adquirente originário B.

O que é remessa por conta e ordem de terceiros?

Quando um depositante deseja que o Armazém Geral envie diretamente suas mercadorias ao cliente final, o processo adotado é conhecido como Operação Triangular. Inicialmente, o depositante emite uma nota de venda ou um pedido de venda para o Armazém.

Quando utilizar o CFOP 1352?

Classificam-se neste código as aquisições de serviços de transporte utilizados por estabelecimento industrial. Também serão classificadas neste código as aquisições de serviços de transporte utilizados por estabelecimento industrial de cooperativa.

Como saber se o CFOP está correto?

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

O que é por conta e ordem?

O que é a importação por conta e ordem? A importação por conta e ordem ocorre quando um importador (chamado de trading) realiza o despacho aduaneiro de importação de mercadorias adquiridas por outra empresa.

Quando o CFOP muda?

No ano de 2024, entrariam em vigor as alterações de CFOP, com a exclusão dos códigos relativos à substituição tributária de ICMS, porém, o CONFAZ e a Receita Federal fizeram um Ajuste para revogar essa disposição. Compreenda quais CFOPs serão utilizados nas operações fiscais.

Qual CFOP remessa por conta e ordem de terceiros?

2- Segundo documento fiscal – “Remessa por Conta e Ordem de Terceiros” efetuada pelo vendedor remetente (produtor rural) em nome do destinatário, trata-se da entrega do produto, CFOP 5.923.

Qual CFOP de entrada usar para 5105?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5100 - Vendas de produção própria ou de terceiros › 5105 - Venda de produção do estabelecimento que não deva por ele transitar.

Quando devo usar o CFOP 5120?

O que é e quando devo usar o CFOP 5120? O CFOP 5120 é um código utilizado no momento de emissão de notas fiscais para o transporte interestadual de mercadorias adquiridas.

Quais os CFOP mais usados?

Normalmente, são utilizados os códigos 5000 (Saídas ou prestações de serviços para o mesmo estado), 5900 (Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços) ou 5933 (Prestação de serviço tributado pelo ISS).

Qual CFOP uso para devolver mercadoria sem industrialização?

O código CFOP de devolução mais utilizado é o CFOP 5202 – Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

O que é remessa triangular?

Como funciona uma venda triangular? Na venda triangular, a operação acontece assim: o cliente final adquire o produto com o revendedor. Por sua vez, quando ele compra com o produtor, pede para que a entrega da mercadoria seja feita diretamente ao cliente final.

Artigo anterior
O que é mais saudável sorvete ou açaí?
Artigo seguinte
Como colocar um Som de notificação personalizado no WhatsApp?