Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?

Perguntado por: Luís Maia de Gomes  |  Última atualização: 27. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)

A principal diferença entre alimentação enteral e parenteral está na via de alimentação. Enquanto a primeira é administrada via nasal ou oral ou ainda diretamente no órgão como no caso das estomias, a segunda possui administração venosa.

Qual a diferença entre vias enterais e parenterais?

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Quais são as vias parenteral?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

Qual a diferença entre enteral e parenteral?

A maior diferença está na forma como é ministrada a fórmula nutricional no paciente. Enquanto que na nutrição enteral ele irá receber os nutrientes através de uma sonda que estará ligada ao estômago ou intestino dele, na nutrição parenteral ele irá receber esses nutrientes diretamente no sangue.

Qual é a via parenteral?

Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral. Estudando cada nomenclatura, fica fácil compreender seu funcionamento, porque ambos os nomes vêm da palavra grega enteron, que se refere ao intestino.

Qual é a Diferença entre Via de Administração de medicação Enteral e Parenteral?

41 questões relacionadas encontradas

Qual é a via enteral?

A via enteral ocorre quando o medicamento entra em contato com qualquer um dos segmentos do trato gastrointestinal. Este é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Onde fica a via enteral?

via enteral, o medicamento é introduzido no aparelho. digestivo e a via parenteral as substâncias são. aplicadas diretamente nos tecidos por injeção, com. emprego de seringas, agulhas, cateteres.

Quais as 3 vias de alimentação?

Orientações para a escolha do acesso à dieta
  • 1- Via oral: ...
  • 2- Via enteral: ...
  • 3- Via parenteral:

O que significa a palavra enteral?

A nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca), como em casos de cirurgia da região da cabeça e do pescoço, esôfago, estômago, etc.

Quais são os tipos de sonda enteral?

Há 5 tipos de sondas de alimentação:
  • Sonda nasogástrica (sonda NG). Uma sonda NG é inserida dentro do estômago através do nariz. ...
  • Sonda nasojejunal (sonda NJ). ...
  • Sonda de gastrostomia (sonda G). ...
  • Sonda de gastrostomia-jejunostomia (sonda GJ). ...
  • Sonda de jejunostomia (sonda J).

Quais são as vias não parenteral?

  • Vias sublingual e bucal. ...
  • Via retal. ...
  • Via vaginal. ...
  • Via otológica. ...
  • Via nasal. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

Quais os locais para administrarmos parenteral im?

A via intramuscular é preferível à via subcutânea quando são necessárias maiores quantidades de um produto farmacêutico. Como os músculos estão abaixo da pele e dos tecidos adiposos, utiliza-se uma agulha mais longa. Os medicamentos geralmente são injetados em um músculo do braço, coxa ou nádega.

Qual das vias abaixo é classificada como enteral?

1. Na via enteral (do grego: enteron = intestino) a administração de medicamentos é feita pela boca (via oral), pelo ânus ou por via sublingual. Ela é segura, econômica, confortável e sem apresentação de qualquer tipo de dor.

Qual é a via de absorção mais rápida?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Quais as desvantagens da via enteral?

Desvantagens:
  • Adesão do paciente;
  • Absorção do fármaco pode ser irregular, incompleta e difícil de prover por causa dos plexos;
  • Pode causar irritação da mucosa retal;
  • Nem todos sabem aplicar.

Qual é a via de administração mais rápida?

Injeção Intramuscular

Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5ml em locais adequados).

O que é paciente enteral?

Nutrição enteral é o nome que se dá a um tipo de tratamento destinado a indivíduos que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca, a despeito de contarem com a integridade do aparelho digestivo. Assim, esses pacientes recebem a alimentação por meio de um tubo ou sonda flexível.

Como se chama a alimentação por sonda?

O que é uma dieta enteral? É a alimentação feita por meio de sonda em pessoas que não podem ou não se alimentam o suficiente pela boca. Nesses casos, o alimento e a água não passam pela boca mas nutrem da mesma forma.

Qual a diferença entre a sonda nasogástrica e a sonda nasoenteral?

Nasoentérica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no intestino. Nasogástrica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no estômago do paciente. Orogástrica: introduzida através da cavidade oral e que fica localizada no estômago (1). Sonda localizada na porção duodenal ou jejunal do intestino.

Pode tomar dieta enteral pela boca?

Nutrição enteral é o nome que se dá ao tipo de tratamento nutricional destinado a pacientes que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca (via oral), isso quer dizer que, às vezes o paciente come várias vezes e não atinge as metas de calorias, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.

Onde é feita a nutrição parenteral?

A nutrição parenteral não é fisiológica, pois não existe nem na fase cerebral e nem na fase intestinal da digestão, sendo administrada diretamente na veia uma fórmula que contém carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e oligoelementos.

Qual é a maior diferença entre nutrição enteral e parenteral?

Embora ambas tenham por objetivo prevenir ou tratar as complicações da desnutrição, a nutrição enteral é composta por nutrientes que necessitam passar pelos processos de digestão e absorção para serem utilizados pelo organismo. Já a nutrição parenteral contém nutrientes prontos para serem utilizados.

Quando é indicado a via enteral?

Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN), a nutrição enteral é indicada na presença de trato gastrointestinal funcionante e impossibilidade de alimentação pela via oral, sendo obrigatória a presença de estabilidade hemodinâmica para início da terapia.

Quando a via enteral é indicada?

A nutrição enteral está indicada para pacientes subnutridos ou em risco de subnutrição (Quadro 1), que possuem capacidade absortiva preservada ou parcialmente comprometida, cuja alimentação oral não é capaz de prover a quantidade adequada de nutrientes4,5(A).

Quais são as vantagens da via enteral?

Conheça outras vantagens:
  1. Menos complicações. Vários estudos mostraram quer pessoas alimentadas por via enteral têm menos complicações quando comparadas a quem recebe nutrientes via parenteral – 39% contra 59% de chances, respectivamente. ...
  2. Mais barata. ...
  3. Melhora a função da barreira da mucosa intestinal. ...
  4. Risco de lesões.

Artigo anterior
Como ver domínio Linux?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de liberdade provisória?