O que é o princípio da persuasão racional do juiz?

Perguntado por: Irina Fonseca Simões  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

Significa que o juiz forma o seu convencimento de maneira livre, embora tenha que fundamentar suas decisões no processo.

O que é o princípio da motivação das decisões judiciais?

O Princípio da Obrigatoriedade da Motivação das Decisões Judiciais integra a Ordem Constitucional, e representa uma garantia para o cidadão contra julgamentos arbitrários. De acordo com esse princípio, o juiz deve expor as razões de seu convencimento pautado em aspectos racionais.

O que é o princípio da lealdade processual?

O princípio da lealdade processual consiste no dever de todos os sujeitos da relação processual atuar no feito de modo condizente com a moralidade, a fim de que este atinja seu objetivo: a solução da lide.

Qual o princípio que o juiz utiliza?

​​​O princípio do juiz natural – consagrado em todas as constituições brasileiras, exceto na de 1937 – constitui uma garantia de limitação dos poderes do Estado, que não pode instituir juízo ou tribunal de exceção para julgar determinadas matérias nem criar juízo ou tribunal para processar e julgar um caso específico.

O que é o sistema do livre convencimento motivado ou persuasão racional?

Conceitualmente, caracteriza-se o sistema do livre convencimento motivado ou persuasão racional como "aquele em que o juiz, observados os limites do sistema jurídico, pode dar a sua própria valoração à prova, sendo dever seu o de fundamentar, isto é, justificar a formação de sua convicção" [4].

Princípio da persuasão racional

32 questões relacionadas encontradas

Qual o sentido da expressão livre convencimento?

O livre convencimento do juiz não quer dizer que ele pode decidir de qualquer jeito, sem fundamentação. O livre convencimento é pautado na lei e nos fatos trazidos nos autos. Pode o magistrado determinar as provas necessárias para a instrução, indeferindo as diligências meramente protelatórias.

O que é o livre convencimento das provas no processo penal?

O livre convencimento motivado expressa a liberdade do juiz atrelada à análise das provas produzidas em contraditório judicial, sendo-lhe, por isso, vedado julgar com base exclusiva nos elementos produzidos no inquérito. ... A) Provas cautelares – são as provas periciais, incluindo a reprodução simulada dos fatos.

Quais os princípios do processo?

Os princípios do Direito Processual Civil são devido processo legal, dignidade da pessoa humana, legalidade, contraditório, ampla defesa, publicidade, duração razoável do processo, igualdade, eficiência, boa fé, efetividade, adequação, cooperação, respeito ao autorregramento da vontade no processo, primazia da decisão ...

Quais os princípios da sentença?

1022/NCPC): Toda sentença deve ser clara, precisa e completa. Não só toda sentença, mas toda decisão proferida pelo juiz. Os embargos de declaração servem para quando a sentença gerar obscuridade, contradição e/ou omissão. i) Clareza: Passível de compreensão, sob pena de ser obscura.

O que é o princípio da Disponibilidade?

Princípios da disponibilidade e da indisponibilidade. Este princípio garante o direito das partes de exercer ou não seus direitos por meio do acesso ao Poder Judiciário. Esse procedimento é denominado poder dispositivo a liberdade que as pessoas têm de exercer ou não seus direitos.

O que é princípio da Boa-fé e da lealdade processual?

O princípio da boa-fé está atrelado ao dever de lealdade processual, a honestidade e a integridade entre as partes, logo, caso não atendido, trata-se de uma afronta não só a parte contrária na relação processual, mas, ainda, a transposição de tais efeitos contra o próprio Estado, que por sua vez, tem como base a ...

O que é lealdade e Boa-fé processual?

De acordo com o art. 5º do Código de Processo Civil, “aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé”. O abuso do exercício de um direito processual manifesta-se das mais variadas formas ao longo de todo arco procedimental. ...

O que é o princípio da Boa-fé processual?

O princípio da boa-fé processual é aquele que determina que todos os sujeitos do processo devem se comportar de acordo com a boa-fé objetiva, entendida esta como norma de conduta. Tal princípio é extraído do art. ... II - proceder com lealdade e boa-fé". A boa-fé pode ser dividida em objetiva e subjetiva.

O que é motivação jurídica?

A motivação dos atos jurídicos de direito privado da Administração. No sistema do Direito Positivo, reconhece-se a possibilidade de a Administração praticar atos jurídicos subordinados ao regime jurídico de Direito Privado, naquilo em que for compatível com os princípios do regime jurídico-administrativo.

Qual a diferença entre motivação e fundamentação?

Para entender o que é fundamentação das decisões judiciais, será oportuno distinguir entre motivar e fundamentar. ... A motivação, operação lógico-psicológica do juiz, deve se apresentar como justificação das circunstâncias fáticas e jurídicas e determinar a individualização axiológica das razões de decidir.

Qual é a relação da lógica com a motivação das decisões judiciais?

“É através da racionalização e da argumentação contida na motivação da decisão judicial que os tribunais assumem o papel de discutir, publicamente, o alcance dos princípios e direitos que constituem a reserva de justiça do sistema constitucional.

Quais são os princípios que norteiam o novo CPC?

PRINCÍPIOS NO NCPC

Para tanto, o legislador assegura alguns princípios: o contraditório, vedação das decisões surpresas, o acesso à justiça, a cooperação e boa-fé, primazia da decisão de mérito, razoável duração do processo, ordem cronológica com a alteração da Lei 13.256/2016.

Quais são os princípios contidos no artigo 8 do CPC?

8o Ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência.

Quais são os princípios processuais constitucionais?

Dentre estes princípios, analisaremos os que possuem maior relevância: o Princípio da Isonomia, do Devido Processo Legal, do Contraditório e Ampla defesa, do Juiz natural, da Proibição da prova ilícita, do Duplo grau de jurisdição e da Publicidade dos atos processuais.

São princípios?

Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição. ... Os princípios também podem estar associados às proposições ou normas fundamentais que norteiam os estudos, sobretudo os que regem o pensamento e a conduta.

Quais são os princípios informativos do processo?

De um modo geral, existem muitos princípios informativos, dos quais se destacam: princípio do devido processo legal; princípio da verdade real; princípio do duplo grau de jurisdição; princípio da oralidade; princípio da economia processual; princípio da preclusão, conforme cita o ilustre jurista Humberto Theodoro.

Quais são os três pilares da teoria geral do processo?

A Teoria Geral do Processo assenta-se em três pressupostos ou institutos fundamentais, quais sejam: jurisdição, ação e processo. ... Porém, sobretudo, jurisdição é a função de julgar, sendo para resolver uma lide, seja para permitir a efetivação de uma situação jurídica especial.

Como funciona o livre convencimento do juiz?

O livre convencimento do juiz reside na faculdade que possui de avaliar a prova diante da lei e do entendimento jurisprudencial cristalizado, agregando suas experiências profissionais e de vida, bem como suas convicções, mas jamais ignorando a lei, a prova dos autos e o entendimento sumulado a respeito de cada tema, ...

Qual a diferença entre o princípio do livre convencimento motivado ou da persuasão racional do juiz e o da íntima convicção do jurados no Tribunal do Júri?

O livre convencimento motivado é a regra de julgamento, a ser utilizada por ocasião da decisão final, quando se fará a valoração de todo o material probatório levado aos autos. Já o sistema da íntima convicção permite ao magistrado valorar a prova de acordo com as suas concepções, sem a necessidade de motivação.

O que é o sistema de livre convicção?

O sistema da íntima convicção, também conhecido como sistema da certeza moral do juiz ou da livre convicção, é aquele em que há a valoração livre da prova. Nesse sistema, não há qualquer exigência de motivação da decisão.

Artigo anterior
Qual a diferença entre renúncia e perdão do ofendido?
Artigo seguinte
Quais são os guias do candomblé?