Quais são os tipos de liberdade provisória?

Perguntado por: Ricardo Isaac Baptista  |  Última atualização: 27. Januar 2025
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.

Quais são as espécies de liberdade provisória?

Existem três categorias: obrigatória, permitida e vedada.

A liberdade provisória obrigatória é aquela que não pode ser negada ao infrator, em função do tipo de infração cometida.

Quais os crimes que admitem liberdade provisória?

Portanto, nos crimes inafiançáveis, só pode ser concedida a liberdade provisória quando não está presente o fumus boni iuris, ou seja, quando não há prova da existência do crime ou quando não há indício suficiente da autoria.

Quando o juiz concede liberdade provisória?

A Liberdade Provisória é quando você foi detido (a) pela polícia, ou foi preso (a) por algum motivo, e é temporariamente liberado (a) da prisão enquanto aguarda o julgamento. Porém, caso quebre as regras para a concessão do benefício, será preso novamente. Boa parte dos presos brasileiros ainda não foram a julgamento.

Qual a finalidade da liberdade provisória?

A liberdade provisória é um direito fundamental de todo cidadão que se encontra em situação de prisão em flagrante ou preventiva. Ela permite que o acusado aguarde em liberdade o desenrolar do processo, desde que não haja motivos que justifiquem a sua manutenção na prisão.

Liberdade Provisória com ou sem fiança - Art. 5º, LXVI, da CF/88

30 questões relacionadas encontradas

O que vem depois da liberdade provisória?

A liberdade provisória, como o nome indica, dura apenas até a sentença. Se a sentença condená-lo, ele será preso e perderá sua liberdade. E se a sentença absolvê-lo, sua liberdade se tornará permanente.

Quais as regras da liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.

Quando a liberdade provisória é negada?

A concessão de liberdade provisória a um réu não pode ser negada com base apenas na gravidade abstrata do crime cometido ou na possibilidade do que essa pessoa pode vir a fazer depois que for solta.

Quanto tempo leva para julgar um pedido de liberdade provisória?

Quanto tempo demora a resposta de um pedido de liberdade provisória? O pedido de liberdade provisória pode ser concedido (com ou sem fiança), ainda, durante a audiência de custódia que, por sua vez, deve ocorrer no prazo máximo de até 24 horas depois da realização da prisão.

Quem tem direito a liberdade provisória?

Se você foi preso em flagrante ou teve a prisão preventiva decretada, é possível solicitar a liberdade provisória. Este direito é assegurado pela Constituição e pelo Código de Processo Penal e pode ser obtido por meio de um pedido feito ao juiz responsável pelo caso.

O que quer dizer liberdade provisória com ou sem fiança?

A Liberdade provisória com ou sem fiança está prevista nos arts. 310,III e 321 ao 350, do Código de Processo Penal, e é concedida, pela autoridade competente (Delegado ou Juiz), ao indiciado ou réu, preso em flagrante, que pode responder em liberdade, não necessitando de ter contra si prisão cautelar decretada.

Quais crimes não têm fiança?

Aqueles que não admitem pagamento de fiança para soltura do preso. São inafiançáveis, entre outros, os crimes dolosos contra a vida, hediondos, de tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo e racismo.

Quando é concedido o habeas corpus?

Ação judicial para garantir liberdade diante de prisão ilegal. O habeas-corpus é considerado um remédio constitucional, ou seja, um instrumento processual para garantir a liberdade de alguém, quando a pessoa for presa ilegalmente ou tiver sua liberdade ameaçada por abuso de poder ou ato ilegal.

Quanto tempo demora para sair o alvará de soltura?

374. O juízo competente para decidir a respeito da liberdade ao preso provisório ou condenado será também responsável pela expedição e cumprimento do respectivo alvará de soltura, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas.

O que seria a liberdade provisória acontece durante ou ao fim do processo?

Acontece que quando alguém é preso em flagrante (durante a realização ou fuga de uma certa infração penal), essa pessoa pode ficar presa durante o processo, uma vez que o crime foi efetivamente presenciado pelos agentes do Estado.

Quando usar habeas corpus ou liberdade provisória?

Por sua vez, a liberdade provisória permite a soltura do acusado sob certas condições, visando garantir sua presença no processo. O habeas corpus, por sua vez, é uma ação autônoma de impugnação que visa à liberdade imediata em casos de violência ou coação ilegal na liberdade de locomoção.

Como fazer um bom pedido de liberdade provisória?

Deste modo, na prática, para solicitar a liberdade provisória deve se atentar que o preso não se encaixa em nenhuma daquelas hipóteses, ou seja, não demonstra perigo para a paz pública, nem para a ordem econômica, não vai impedir a aplicação da lei, muito menos impossibilitar a instrução do processo.

Estou de liberdade provisória posso visitar meu marido na cadeia?

Quem responde processo criminal pode realizar visita em presídio sim.

O que acontece quando o réu não tem condições de pagar fiança?

Quando o acusado não tiver condições de pagar a fiança, a manutenção da prisão preventiva configura constrangimento ilegal.

O que significa liberdade provisória e medidas cautelares?

São instrumentos que servem para garantir a adequada instrução de investigação ou processo e a aplicação da lei, podendo assumir várias formas previstas na legislação.

Quando pedir liberdade provisória ou revogação da preventiva?

Se a pessoa está presa por força da prisão em flagrante, o advogado deve formular pedido de liberdade provisória. Se a pessoa está presa por força de decisão que decretou a prisão preventiva, o mais correto é formular pedido de revogação da prisão preventiva.

O que fazer quando o juiz nega o pedido de liberdade provisória?

O que fazer se o pedido de liberdade provisória for negado? Caso o pedido de liberdade seja negado, é bem possível que a prisão seja convertida em preventiva. Se isto ocorrer, o advogado de defesa poderá realizar um pedido de revogação da prisão preventiva.

Quanto tempo dura a liberdade provisória?

Quanto tempo dura a liberdade provisória? A liberdade provisória tem durabilidade enquanto o acusado cumprir com as determinações legais, até o trânsito em julgado da ação criminal.

O que é liberdade provisória revogada?

A Liberdade Provisória é a situação substitutiva da prisão processual. A Revogação da Prisão Preventiva acontece nos casos de antecipação cautelar da pena. O Relaxamento da Prisão em Flagrante ocorre nos casos que haja ilegalidade material ou formal no flagrante.

O que significa liberdade preventiva?

A prisão preventiva é uma medida cautelar que consiste na privação da liberdade de uma pessoa antes do julgamento final de seu processo criminal.

Artigo anterior
Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?
Artigo seguinte
Como consultar Dívida Ativa Guarulhos?