Qual a complicação mais frequente causada na pessoa com estomia?

Perguntado por: Isabel Cunha  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)

Fonte: Instituto Nacional do Câncer, 2016. De acordo com a tabela 6, a dermatite periestomal foi a complicação mais encontrada (40,74%), seguida de prolapso de estoma (29,62%), necrose de mucosa estomal (18,51%) e hérnia paracolostômica (11,12%).

Quais as principais complicações na estomia?

As principais complicações relacionadas aos estomas incluem a adaptação inadequada da placa de ostomia, devido à má localização do estoma na parede abdominal, dermatite periostomal, necrose isquêmica, retração, prolapso, estenose, fístula periostomal, hérnia periostomal, abscesso periostomal e câncer.

O que são estomas e quais os cuidados de enfermagem?

Alguns pacientes com problemas de origem traumática ou patológica às vezes necessitam de intervenções cirúrgicas no abdome, na região do pescoço ou no estômago, conhecidas como estoma. Essas intervenções geram uma abertura na região, constituindo um novo trajeto de saída das fezes e da urina.

Que problemas podem levar a confecção do estoma para o paciente?

Algumas pessoas podem desenvolver uma hérnia (enfraquecimento da parede abdominal em torno da ostomia) ou prolapso (uma protrusão do intestino). Esses problemas requerem cirurgia, mas a indicação é se somente causarem sintomas importantes.

Quais os cuidados com o estoma?

Exponha a pele ao redor do estoma (sempre que possível) ao sol da manhã, de 15 a 20 minutos por dia. Tenha o cuidado de sempre proteger o estoma com gaze umedecida. Não utilize substâncias agressivas à pele, como álcool, benzina, colônias, tintura de benjoim, mercúrio, pomadas e cremes.

PRÁTICAS COMPLICAÇÕES DO ESTOMA

23 questões relacionadas encontradas

Como limpar o estoma?

Para limpar o estoma, na maioria dos casos, basta utilizar água morna e uma toalha. Já quando se trata da higienização da pele periestoma, convém usar um sabonete, de preferência neutro e líquido.

Como cicatrizar a pele em volta do estoma?

Sempre utilizar sabonetes líquidos neutros e, de preferência com ph acidificado, pois estes equilibram o ph do local e agridem menos a pele. São produtos que formam uma barreira na pele e protegem a região periestomal do contato com as fezes ou urina evitando as dermatites e outras lesões de pele.

Quais as complicações precoces relacionadas a colostomia?

Dentre as complicações precoces, as mais comuns são: sangramento, isquemia, necrose, descolamento mucocutâneo, retração e edema6-7. Já entre as complicações tardias destacam-se a retração, estenose, prolapso de alça, fístula periestomal, abcesso periestomal, hérnia paraestomal ou paracolostômica e câncer6-8.

O que causa um estoma?

A abertura que é feita na parede abdominal é chamada de ostoma e ocorre em casos de pacientes que sofreram algum tipo de perfuração no abdômen ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou bexiga. Nesse caso, a bexiga é removida para que a urina seja desviada para um ostoma.

Quais são as indicações para a realização dos estomas intestinais?

São vários os motivos, mas em geral, as estomias são indicadas no intuito de se desviar o trânsito fecal ou urinário do local patologicamente comprometido. As principais indicações operatórias são; malformação congênita do intestino, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras.

Quais são os tipos de estomas?

Há três tipos de estoma. Os três tipos de estoma são: Colostomia, ileostomia e urostomia. Em uma operação de colostomia, parte do seu cólon é trazido para a superfície de seu abdome para formar o estoma.

Quais são os principais cuidados da enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

O que é estoma abdominal?

Estoma é a exteriorização de uma parte do intestino ou do sistema urinário que é fixada na parede do abdômen, podendo ser intestinal ou urinário. Esse procedimento é realizado no centro cirúrgico em decorrência de algumas patologias, e é necessário para permitir a saída de fezes e urina (SES;2015).

Quando o estoma sai pra fora?

Prolapso do estoma

O prolapso acontece quando parte do intestino fica para o fora do abdome. Isso pode acontecer por causa de uma fixação inadequada do estoma à parede abdominal durante a cirurgia. Isso pode ser tratado por meio do uso de um aparelho para acomodar essa porção do intestino.

Qual alternativa corresponde a uma complicação de estomia tardia?

Qual alternativa corresponde a uma complicação de estomia tardia? Hemorragia.

Quando o estoma dói?

Os estomas não possuem terminações nervosas nem causam dor.

É normal o estoma inchar?

Apresentar inchaço no local do estoma após a cirurgia pode ser normal. No entanto, é importante monitorar a área nesse período. Em caso de dor, náusea, vomito, inatividade ou mudanças significativas na temperatura, entre em contato com seu enfermeiro estomaterapeuta ou profissional de saúde.

O que causa uma colostomia?

A colostomia é indicada pelo médico quando são identificadas alterações no intestino grosso de forma que as fezes não conseguem ser eliminadas corretamente pelo ânus. Assim, a colostomia é indicada após de realização de cirurgias para câncer de intestino, diverticulite ou doença de Crohn.

São consideradas complicações precoces em colostomia ou seja complicações que ocorrem nas primeiras 24 horas?

As complicações precoces mais comuns são: necrose parcial ou total da estomia, retração, infecção e/ou abscesso local, fístulas, sangramento ou edema da alça intestinal exteriorizada.

Em que casos é indicado a colostomia?

A bolsa de colostomia é indicada para quem realiza a cirurgia de colostomia. Essa cirurgia pode ser indicada para tratar diversas doenças e condições diferentes, como: Abertura anal bloqueada ou ausente. Infecções graves, como diverticulite e inflamação de pequenos sacos no cólon.

Quais os cuidados de enfermagem com a bolsa de colostomia?

Cuidados de Enfermagem com Colostomia
  1. Observar sempre a integridade da pele; ...
  2. Observar a coloração do estoma (deve ser vermelho brilhante);
  3. Realizar troca da bolsa quando estiver infiltrada, descolando ou vazando;
  4. Manter a pele periestoma sempre limpa e seca;

Qual produto você utilizaria para tratar a pele ao redor da colostomia que se encontra lesionada?

Pó de Resina, que deve ser aplicado na pele ao redor do ostoma. A pele deve estar limpa e seca. Deve-se aplicar o pó de resina como se fosse aplicar uma camada de pó de maquiagem. Película Protetora de Pele deve ser aplicada diretamente na pele.

Como tratar uma lesão na pele?

O uso da água ou do soro aquecidos para a limpeza da ferida é recomendado em locais de clima frio (menos em casos de queimaduras). Isso porque o organismo trabalha em temperatura corpórea de 36 graus para manutenção e restabelecimento da integridade da pele.

O que acontece depois da reversão de colostomia?

O pós-operatório da reversão da ostomia

A internação costuma durar entre 3 e 10 dias e, em casa, o paciente deve manter a dieta balanceada, as caminhadas e evitar ao máximo carregar peso e dirigir. Nas primeiras semanas é comum apresentar diarreia, constipação, flatulência, incontinência das fezes e dor anal.

Pode lavar o estoma no banho?

Lavar e tomar banho não danifica nem a ostomia nem o sistema de bolsa, então você pode tomar banho com ou sem sua bolsa, como quiser - desde que você se lembre de manter sabão, óleos ou cremes etc.

Artigo anterior
Qual a geração do socket 1155?
Artigo seguinte
Como fazer o cachorro engravidar The Sims 4?