O que são medidas de controle?

Perguntado por: Afonso Bruno Teixeira Mota  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (2 avaliações)

Medidas de controle é uma titulação de item que representa o coletivo das ações estratégicas de prevenção destinadas a eliminar ou reduzir, mantendo sob controle, as incertezas e eventos indesejáveis com capacidade potencial para causar lesões ou danos à saúde dos trabalhadores e, dessa forma, transpor as dificuldades ...

O que são medidas de controle segundo a NR 10?

As medidas de controle são o conjunto das ações estratégicas de prevenção destinadas a eliminar ou reduzir os eventos indesejáveis que tem capacidade potencial para causar lesões ou danos à saúde dos trabalhadores.

O que são medidas de controle de risco?

Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes. Segundo o Ministério do Trabalho, os riscos no trabalho são classificados de acordo com a sua origem e cada um possui medidas que garantem o controle dos riscos e evitam problemas.

O que são medidas de controle de engenharia?

As medidas de controles de engenharia referem-se à prevenção da exposição dos profissionais através do desenvolvimento de métodos alternativos e do uso da tecnologia. Isso é particularmente relevante na prevenção de acidentes com materiais perfurantes ou cortantes.

Quais são as medidas de controle de risco elétrico?

São três as principais medidas de controle de risco em instalações elétricas:
  • Medidas de proteção coletiva;
  • Medidas de proteção individual;
  • Procedimentos de trabalho.

Medidas de Controle do Risco - Top Elétrica Cursos

18 questões relacionadas encontradas

Qual a medida de proteção mais eficiente para os riscos elétricos?

Sinalização: É uma medida simples e eficaz para prevenir acidentes de origem elétrica.

Quais as medidas de controle de risco elétrico quando falamos de desenergização de um circuito energizado?

A medida preventiva é obtida por meio de um curto-circuitamento da tensão de contato, efetuando-se uma ligação condutora de baixo valor resistivo entre a parte da instalação e a terra. Sistema de aterramento temporário.

Quais são os 3 tipos de medidas de controle dos riscos?

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas: Eliminação do risco; Sinalização e Bloqueio do risco; Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

O que são as medidas de proteção coletiva?

As medidas de proteção coletivas, na sua maioria, são inerentes à própria instalação e abrangem o coletivo dos trabalhadores, usuários e terceiros expostos à mesma condição, por se serviram da mesma instalação.

O que são medidas organizacionais?

3.1.2 Medidas Organizacionais

São medidas táticas que envolvem a composição e distribuição do efetivo da segurança (recursos humanos), e também, envolve a atribuição de atividades e responsabilidades referente a segurança física da organização.

Quais são os três tipos de medidas de controle?

As medidas de controle também podem ser classificadas da seguinte forma:
  • Prevenção;
  • Controles de engenharia;
  • Controles por meio de procedimentos organizacionais;
  • Equipamentos de Proteção Individual.

Quais as etapas de medidas de controle de risco?

  • Estabelecimento do contexto. ...
  • Identificação dos riscos. ...
  • Análise de risco. ...
  • Avaliação de risco. ...
  • Tratamento de risco. ...
  • Monitoramento e análise crítica.

O que é prevenção e controle de risco?

“Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir risco à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes (...) da prestação de serviços de interesse da saúde.”

São medidas de proteção coletiva NR 10?

10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

Qual a medida de controle para os riscos adicionais?

12.107. Devem ser adotadas medidas de controle dos riscos adicionais provenientes da emissão ou liberação de agentes químicos, físicos e biológicos pelas máquinas e equipamentos, com prioridade à sua eliminação, redução de sua emissão ou liberação e redução da exposição dos trabalhadores, nessa ordem.

O que são os EPCs?

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros. descargas atmosféricas; • Placas de sinalização; Fitas antiderrapantes de degrau de escada.

Quais as medidas de proteção?

As medidas protetivas são ordens judiciais concedidas com a finalidade de proteger um indivíduo que esteja em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade ou religião.

Quais são as duas medidas mais comuns e eficientes no controle do risco da eletricidade Estatica?

O aterramento é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.

Quais os passos que devem ser seguidos em um processo de desenergização e reenergização conforme a NR-10?

Saiba como fazer uma desenergização de acordo com a NR-10
  • seccionamento;
  • impedimento de reenergização;
  • constatação da ausência de tensão;
  • instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;
  • proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I); e.

Quais as etapas necessárias para uma desenergização segura?

Primeiros passos da desenergização
  1. Seccionamento. ...
  2. Impedimento de reenergização. ...
  3. Constatação da ausência de tensão. ...
  4. Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ...
  5. Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.

Quais são as recomendações em segurança em projetos elétricos?

Para atividades em instalações elétricas deve ser garantida ao trabalhador iluminação adequada e posição de trabalho segura, de acordo com a NR 17 – Ergonomia, de forma a permitir que ele disponha dos membros superiores livres para a realização das tarefas.

Quais são as medidas necessárias para se realizar serviços envolvendo eletricidade?

Na prevenção de choques e arcos elétricos, também é importante que: • Os dispositivos de proteção estejam corretamente dimensionados; • As instalações, em geral, estejam em bom estado de conservação; • Haja aterramento elétrico em todo o sistema; • Os profissionais que interagem com eletricidade tenham capacitação ...

Qual a importância da prevenção de risco?

Um dos principais benefícios de investir na prevenção de riscos é reduzir o perigo de acidentes no trabalho. A segurança do trabalho previne a ocorrência de situações que comprometam as integridades física e mental do trabalhador.

O que é EPI e qual a sua importância?

O EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. ... É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

Qual a importância de minimizar o risco?

A importância de mitigar riscos

Em outras palavras, em vez de se trabalhar para evitar um risco, lida-se com as consequências dele e os cuidados que podem ser tomados antes, para reduzir os efeitos adversos de curto, médio e longo prazo. Idealmente, uma organização estaria preparada para todos os riscos e ameaças.

Artigo anterior
Quais as características do protocolo de Manchester?
Artigo seguinte
Como funciona um forno a arco elétrico?