Qual o tipo de exame que detecta sífilis?

Perguntado por: Isabel Mara Batista de Antunes  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (24 avaliações)

O exame de VDRL (Ve- nereal Disease Research Laboratory), utilizado por muitos anos como diagnóstico de sífilis, é um teste não treponêmico, que, apesar de ter uma sensibilidade elevada, apresenta uma baixa especificidade, com resultados falso-positivos relacionados a vários interferentes.

Qual o exame para detectar sífilis?

VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.

Quando VDRL é positivo?

O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.

Qual valor do exame VDRL?

VDRL Quantitativo - R$8,00 - Labi Exames.

Como saber se a pessoa está com sífilis?

Outros sintomas que podem surgir são:
  1. Manchas vermelhas na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés;
  2. Descamação da pele;
  3. Ínguas em todo o corpo, mas principalmente na região genital;
  4. Dor de cabeça;
  5. Dor muscular;
  6. Dor de garganta;
  7. Mal estar;
  8. Febre leve, geralmente abaixo de 38ºC;

Exame de Sífilis - VDRL e FTA - ABS

43 questões relacionadas encontradas

Como é a sífilis no início?

Sífilis primária: “Começa com uma lesão no local de entrada da bactéria. Pode ser na genitália, na boca ou no ânus”, relata Costa. Só que é uma ferida que não dói nem coça – por isso, passa despercebida na maioria das vezes. Ela surge entre 10 e 90 dias após o contágio.

Como é a ferida da sífilis?

É comum o paciente ter muitas manchas vermelhas pela pele, principalmente nas regiões genitais. Essas manchas não coçam e aparecem com frequência também nas palmas das mãos e plantas dos pés. O paciente pode ter febre, mal-estar, fraqueza muscular, dores de cabeça e queda de cabelo.

Quais as doenças que o exame VDRL detecta?

O que é VDRL ? VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.

Onde fazer exame de sífilis gratuito?

O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV, sífilis e das hepatites B e C. Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Precisa de jejum para fazer VDRL?

Como o exame VDRL é feito

Para realizar o exame não é necessário jejum e o resultado é liberado de acordo com o laboratório, podendo ser liberado com 24 horas ou em 7 dias.

O que significa VDRL 1 2?

VDRL reagente 1/2

Portanto, se o resultado for 1/2, quer dizer que foi possível identificar o anticorpo mesmo após 2 diluições no sangue. Este é o título não caracteriza diagnóstico. O resultado é caracterizado como diagnóstico somente a partir de valores maiores de 32 diluições, ou seja, 1/32.

O que significa VDRL 1 1?

O VDRL reagente 1:1 indica que provavelmente a pessoa já teve sífilis e houve cura, seja espontânea (pode acontecer) ou por consequência de tratamento adequado. Outra possibilidade seria um falso-reagente.

O que causa VDRL falso positivo?

São causas comuns de falso positivo de VDRL: Síndrome do anticorpo fosfolípide, relacionada a trombose arterial e venosa. Hanseníase. Tuberculose.

Como detectar sífilis no exame de sangue?

O VDRL é um exame de sangue para diagnosticar sífilis. O teste identifica anticorpos que o organismo produz para combater a bactéria Treponema pallidum, causadora da doença - logo, só apresentam esses anticorpos no organismo aquelas pessoas que já entraram em contato a bactéria.

Como é o hemograma de quem tem sífilis?

O exame de hemograma completo detecta a sífilis se a pessoa estiver contaminada. Um hemograma completo sozinho não é capaz de detectar se uma pessoa está contaminada por sífilis. Para isso existem outros exames como o VDRL e o FTA-ABS.

Qual a diferença entre VDRL e FTA-ABS?

FTA-ABS ou VDRL

O FTA-ABS é um teste mais específico e sensível que o VDRL. A sua janela imunológica é mais curta, podendo estar positivo já após alguns dias depois do aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS ou o TPHA também apresentam menores taxas de falso positivo que o VDRL.

Quanto tempo demora para ficar pronto um exame de sífilis?

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem.

Onde fazer exames de sangue gratuito?

Onde fazer exame de sangue de graça? É possível fazer exame de sangue de graça pelo Sistema Único de Saúde em Unidades Básicas de Saúde ou em universidades que têm convênio com o SUS.

Qual anticorpo é detectado no VDRL?

O exame confirmatório, que procura diretamente o T. pallidum no sangue é o FTA-ABS. Esse sim é altamente específico e SEMPRE é realizado posteriormente a um exame de VDRL positivo. Se o FTA-ABS der positivo, certamente a pessoa é portadora de sífilis.

Quando o VDRL da não reagente?

Quando o resultado do exame for “VDRL não reagente”, significa que o paciente em questão nunca esteve em contato com esta bactéria da sífilis, ou que o seu organismo conseguiu eliminá-la totalmente do corpo.

É possível eu ter sífilis e meu marido não ter?

Você pode ter pego a sífilis de um outro parceiro, há muito anos atrás e não ter desenvolvido sintomas. Você pode estar na fase latente e sem nenhuma lesão da sifilis. Assim, você tem a sífilis e não transmitiu para o seu parceiro atual.

Onde aparece a ferida da sífilis?

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Quanto tempo dura a ferida da sífilis?

Sífilis primária Na maioria das vezes, manifesta-se por meio de uma úlcera, também chamada de lesão ou ferida única que aparece no período de 10 a 90 dias após o contágio. Geralmente não dói, não arde nem coça. Desaparece espontaneamente entre 2 a 6 semanas.

Pode pegar sífilis pelo sabonete?

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e contagiosa grave. Não é transmitida por fomites como toalhas, sabonete, escovas, etc. A transmissão se dá pelo cancro duro da sífilis primária ou as roseolas da sífilis secundária.

Quais são os sintomas da sífilis o que uma pessoa que desconfia que está com sífilis deve fazer?

É caracterizado por pequenas feridas na pele (principalmente nas palmas das mãos) e nas mucosas. Qualquer superfície do corpo pode ser afetada por essas lesões que apresentam uma grande quantidade de bactérias e são altamente infecciosas. Outros sintomas incluem febre baixa e mal estar.

Artigo anterior
Como o lixo é tratado na China?
Artigo seguinte
Qual é o significado da palavra enxergar o mundo?