Quais tributos são cobrados na área da logística?

Perguntado por: Mário João Reis Nogueira Leite  |  Última atualização: 13. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

Em geral, os principais impostos que são previstos na legislação tributária no setor logístico e têm impactos diretos nas cotações de serviços são PIS, COFINS, ISS e ICMS.

Quais os principais impostos que incidem sobre logística?

Entre os principais tributos que afetam a logística no Brasil, destacam-se o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Qual a relação entre tributo e logística?

A logística tributária é um conjunto de técnicas para reduzir os gastos com impostos por meio de um minucioso planejamento tributário. Com ela, é possível reduzir a carga de obrigações e até recuperar créditos, já que muitas empresas pagam valores a mais.

Quais são os tributos cobrados na área do transporte?

Conheça 10 principais impostos no transporte de cargas no Brasil
  1. IRPJ. O Imposto de Renda Pessoas Jurídicas é obrigatório para as empresas domiciliadas no país que disponham de cadastro jurídico (CNPJ). ...
  2. ICMS. ...
  3. INSS. ...
  4. IPI. ...
  5. CSLL. ...
  6. Pis/Pasep. ...
  7. Cofins. ...
  8. ISS.

Quais os tributos cobrados?

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.

⚠️NOVIDADES e REGRAS do MEI Para 2024 Que Você PRECISA FICAR ATENTO!!

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 impostos?

Os impostos são tributos obrigatórios cobrados pelo governo e devem ser preenchidos corretamente na nota fiscal. Alguns dos impostos são: ICMS, ICMS-ST, MVA, IPI, PIS, COFINS e ISS.

O que é ICMS e ISS?

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e assim como o ISS ( Imposto Sobre Serviço), são dois tributos brasileiros que incidem sobre a venda de serviços (ISS) e sobre a venda de produtos (ICMS).

O que é tributação nas operações de logística?

A logística tributária refere-se à eficiente gestão de processos logísticos considerando aspectos fiscais. Ela envolve diversos pontos, como a correta classificação fiscal de produtos, o cálculo preciso de tributos, o aproveitamento de benefícios fiscais e a atenção às obrigações acessórias.

Qual o imposto de uma transportadora?

Tributos Municipais que incidem sobre o Transporte

A alíquota, assim como ICMS, é definida pelo local de origem, e a base do cálculo é o preço do serviço prestado. Ainda que a alíquota seja decidida por cada município, a União determina que o valor precisa estar entre 2% e 5%.

Quais são os tributos relativos ao transporte de cargas?

Veja como funciona a tributação no transporte de cargas

Os principais são: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. O Simples Nacional é mais indicado para micro e pequenas empresas e oferece o pagamento de todos os tributos em uma parcela única, chamada de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Qual a importância do direito tributário nas operações logística?

Os tributos na logística e seus pesos nas operações

O descumprimento dela pode gerar multas e até mesmo perdas de autorizações. Em geral, os principais impostos que são previstos na legislação tributária no setor logístico e têm impactos diretos nas cotações de serviços são PIS, COFINS, ISS e ICMS.

O que é gestão de custos e tributos nos processos logísticos?

A gestão de custos logísticos é importante para melhorar a produtividade, ampliar o faturamento e reduzir os custos da operação. Muitas vezes uma empresa não consegue identificar os motivos pelos quais o faturamento não aumenta ou porque não consegue reduzir os custos.

Qual é o tributo que incide sobre a circulação de mercadorias?

O ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - é um imposto de competência estadual. Ele incide (base de cálculo) sobre a circulação de mercadorias, prestações de serviços de transporte interestadual, ou intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica.

Qual o valor do imposto do CTE?

Para incluir o tributo no valor do produto e formar a base de cálculo, basta aplicar a seguinte fórmula: preço da operação ÷ (1 – alíquota ICMS). Com esse valor em mãos, é hora de aplicar a alíquota de 12% sobre a base de cálculo com o ICMS incluído.

Qual a alíquota do Simples Nacional para transportadora?

É importante destacar que o Simples Nacional só pode ser aderido por transportadoras que faturam no máximo R$ 4,8 milhões ao ano. Esse regime é o único que ocorre o faturamento de tributos federais, municipais e estaduais. A alíquota costuma variar entre 4% e 22,9%.

Quais são os principais impostos?

Impostos federais
  • Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

Quando a transportadora paga ICMS?

Em geral, o transportador é responsável pelo recolhimento do ICMS de transporte nas operações internas e nas operações interestaduais iniciadas no seu estado. Já o tomador do serviço é responsável pelo recolhimento do ICMS de transporte nas operações interestaduais iniciadas em outro estado.

Quando o frete é tributado?

No Brasil, quando uma mercadoria é transportada de um local para outro e é cobrado um valor pelo transporte, este valor (frete) também pode ser tributado pelo ICMS. Isso significa que tanto a mercadoria quanto o serviço de transporte dela podem ser alvo desse imposto estadual.

Como calcular PIS e COFINS de uma transportadora?

Este crédito é calculado aplicando a alíquota de 1,2375% (1,65% x 75%) sobre o valor dos serviços subcontratados. Desta forma, para o PIS, o crédito presumido será de 1,2375% e, para a COFINS, será de 5,7% (7,6% x 75%).

O que é tributação e quais os tipos?

O que é tributação e quais os seus tipos

A tributação no país consiste no grupo de tributos que as pessoas e empresas devem pagar para o governo. Pode ser para o governo municipal, estadual ou federal. No Brasil, existe uma longa lista deles, já que se dividem em impostos, taxa e contribuições.

Como se chama o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços?

O que é o ICMS? O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um tributo estadual que incide sobre produtos de diferentes tipos, desde eletrodomésticos a chicletes, e que se aplica tanto a comercialização dentro do país como em bens importados.

O que é tipo de tributação?

O que são regimes tributários? Os regimes tributários consistem em conjuntos de leis que regulamentam a atividade tributária de uma pessoa jurídica e definem a forma de arrecadação de impostos de uma empresa.

O que é o imposto PIS e Cofins?

O PIS e o Cofins são tributos federais cobrados de empresas e indivíduos para financiar a Seguridade Social, como o pagamento de aposentadorias, pensões, auxílios e outros benefícios. Esses tributos já são cobrados há algum tempo, mas as alíquotas e os valores podem variar ao longo do tempo.

O que é o imposto de IPI?

A sigla IPI significa Imposto sobre Produtos Industrializados. Trata-se de um tributo federal que incide sobre produtos industrializados, sejam eles nacionais ou importados. No entanto, o percentual do imposto varia de acordo com a mercadoria.

O que é o imposto Cofins?

Este tributo é calculado com base na receita bruta de cada organização. Ele está relacionado à nacionalização de produtos e tem conexões com os impostos municipais, estaduais e federais no contexto tributário brasileiro. O COFINS tem como propósito principal contribuir para o financiamento da seguridade social no país.

Artigo anterior
Como dosar Trissulfin?
Artigo seguinte
O que quer dizer Laroye?