O que é propriedade resolúvel exemplos?

Perguntado por: Daniel Henrique Carneiro Henriques Pinho  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

São exemplos de propriedade resolúvel o pacto de retrovenda, a alienação fiduciária em garantia, a venda com reserva de domínio, a doação com cláusula de reversão, a venda a contento sob condição resolutiva, entre outros.

O que é propriedade resolúvel de exemplo?

Um exemplo de propriedade resolúvel é a propriedade fiduciária, onde há a transmissão do bem ao credor fiduciário, em garantia de uma dívida, sendo o bem resgatado pelo devedor no momento da quitação do débito (condição resolutiva). Art. ... Trata-se do que alguns autores chamam de propriedade ad tempus ou revogável.

O que é a propriedade resolúvel?

É resolúvel a propriedade passível de ser extinta ou por força de uma condição (evento acidental, futuro e incerto) ou pelo termo (evento acidental do negócio jurídico futuro e certo) ou, finalmente, pelo surgimento de uma causa superveniente juridicamente apta à por fim ao direito de propriedade.

Quais as características da propriedade resolúvel?

A propriedade resolúvel apresenta as seguintes características: perpétua, absoluta e exclusiva. O não uso ou a não reivindicação não retira do dono o direito de propriedade. Perde-se a propriedade em razão de: 1) morte; 2) desapropriação; 3) convenção; 4) advento de condição ou termo; e, 5) causa superveniente.

Qual é o conceito e distinção entre propriedade resolúvel é propriedade ad tempus?

Já a propriedade ad tempus é aquela que se extingue em razão de um evento futuro, superveniente ao negócio jurídico, que não estava nele previsto, como termo ou condição[4]. O autor dá como exemplo de propriedade resolúvel o fideicomisso e como exemplo de propriedade ad tempus, a revogação de doação por ingratidão[5].

Direito Civil - Aula #250 - Propriedade Resolúvel (É isso!)

44 questões relacionadas encontradas

O que é propriedade ad tempus?

A propriedade revogável ou ad tempus é aquela que se extingue por outra causa superveniente que não seja o implemento de uma condição ou termo resolutivos. Nesse caso, a extinção não tem efeito retroativo. O efeito é ex nunc.

O que é resolúvel?

Que pode resolver-se; que tem solução.

Quais as características de propriedade?

A propriedade é um direito absoluto na medida em que o proprietário tem o mais amplo poder jurídico sobre aquilo que é seu. ... Como a propriedade é o direito real de usar, gozar, dispor e reivindicar a coisa, todos os outros direitos podem ser extraídos do direito de propriedade, onde se concentram os atributos.

Quais as classificações da propriedade?

Propriedade Classificação da propriedade: Plena: Quando estão presentes todos os elementos da propriedade, isto é, quando o titular da propriedade possui todos os elementos da propriedade. ... Limitada: Quando recai sobre a propriedade algum ônus ou quando pertence ao devedor sem transmissão da posse ao credor.

Quais são os quatro atributos da propriedade?

Atributos da Propriedade (GRUD) -Propriedade PLENA: tem os quatro atributos; -Propriedade LIMITADA: tem mais de um atributo; -POSSE: tem apenas UM atributo. ... Atributos da Propriedade (GRUD) -Propriedade PLENA: tem os quatro atributos; -Propriedade LIMITADA: tem mais de um atributo; -POSSE: tem apenas UM atributo.

O que é enfiteuse no direito civil?

É um direito real sobre coisa alheia pelo qual o enfiteuta possui a posse direta da coisa, podendo usá-la de forma completa, bem como aliená-la e transmiti-la por herança, enquanto o senhorio direto, que é o proprietário do bem, apenas o conserva em seu nome.

O que é um direito real resolúvel?

O real motivo para que uma concessão seja realizada é o benefício social. A corrente majoritária atribui a esse instituto a característica de direito real resolúvel, ou seja, o concessionário para ser beneficiado, fica sujeito à condição resolutiva da destinação à finalidade pública.

O que é a propriedade fiduciária?

PROPRIEDADE FIDUCIARIA. Considera-se fiduciária a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor. ... É nula a cláusula que autoriza o proprietário fiduciário a ficar com a coisa alienada em garantia, se a dívida não for paga no vencimento.

O que é alienação fiduciária exemplo?

Caso Pedro deixe de pagar as parcelas em dia, Julia tem o direito de reaver o veículo e vender ele para pagar os custos que Pedro não pagou a ela. Isso, de forma prática, é uma relação de alienação fiduciária.

Quais objetos podem ser considerados propriedade fiduciária?

Propriedade fiduciária é a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível, constituída para fins de garantia de obrigação, a partir do registro do título no Cartório de Títulos e Documentos. Assim, é a propriedade que só existe como garantia do pagamento de outra obrigação.

É resolúvel a propriedade segundo o Código Civil quando o título de aquisição está subordinado a uma condição resolutiva ou advento do termo?

Entende-se por propriedade resolúvel aquela cujo o título de aquisição está subordinado a uma condição resolutiva ou a um termo final. Esta propriedade consiste em uma exceção ao princípio da perpetuidade da propriedade, ou seja, esta é temporária deixando de ser plena e passando a ser limitada.

Quais os princípios da propriedade?

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PROPRIEDADE

1º - Oponibilidade erga omnes: o direito de propriedade é oposto con- tra qualquer pessoa da sociedade humana que o viole – caráter absoluto. 2º - Publicidade: o direito de propriedade só é oponível quando se torna público, e a propriedade se torna pública pelo registro.

Quais são os componentes da propriedade?

Os elementos constitutivos da propriedade correspondem aos direitos essenciais que integram a relação jurídica que se estabelece entre o proprietário e a coisa, quais sejam usar, gozar, dispor e reivindicar, conforme dispõe o art. 1.228, caput, do Código Civil de 2002.

Qual conceito de propriedade?

Resumo: A propriedade é um fenômeno histórico que remonta as origens da humanidade. A condição de proprietário é inerente ao homem, que precisa possuir ao menos os objetos essenciais a sua subsistência. ... O conceito jurídico de propriedade é, portanto, o conceito de propriedade instituída.

O que se entende por direito de propriedade e quais suas três principais características?

Conheça as características do direito de propriedade. ... É a propriedade é diferente do domínio, uma vez que este consiste no vínculo material de submissão direto e imediato de uma coisa ao poder do seu titular através do exercício das faculdades de usar, gozar ou fruir, dispor e reaver.

O que pode ser objeto de propriedade?

Inicialmente, em sentido amplo, pode ser objeto da propriedade, tudo aquilo que não for excluído por força de lei, os bens corpóreos (móveis e imóveis), em tese, todos os bens são apropriáveis, ou que o homem, como sujeito da relação jurídica, tem a faculdade de dominação sobre todas as coisas dentro dos limites e com ...

Como deve ser exercida a propriedade?

“§ 1 o direito de propriedade deve ser exercido em consonância com as suas finalidades econômicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, bem como evitada a poluição ...

O que é uma renda resolúvel?

A renda resolúvel permite aos cidadãos angola- nos pagar, durante determinado período, uma renda abaixo do valor de mercado tornando-se, caso se verifiquem determinados condicio- nalismos e decorrido o prazo contratualmente estipulado, proprietá- rios do imóvel.

O que é uma condição resolutiva?

Como mencionado, a condição resolutiva é aquela que encerra os efeitos de um negócio, extinguindo-o, e os direitos que a ela se opõem, liberando as partes de continuarem prestando, uma à outra, as obrigações pactuadas no negócio (conforme art.

O que é propriedade superveniente?

Considera-se fiduciária a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor. ... A propriedade superveniente, adquirida pelo devedor, torna eficaz, desde o arquivamento, a transferência da propriedade fiduciária.

Artigo anterior
Quantas gotas tem 1 mL de paracetamol?
Artigo seguinte
O que o cigarro faz com a pessoa?