Quais triângulos são semelhantes à ABC?

Perguntado por: Francisco Diego Maia Cruz Branco  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (6 avaliações)

Teorema Fundamental da semelhança
Quando uma reta paralela a um lado de um triângulo intersecta os outros dois lados em pontos distintos, forma um triângulo que é semelhante ao primeiro. . Assim, pelo critério AA, os triângulos ABC e ADE são semelhantes.

Quais triângulos são semelhantes ao triângulos ABC?

Seja dois triângulos ABC e A'B'C', eles são semelhantes se, e somente se, as medidas dos ângulos sejam congruentes (medidas iguais) e as medidas dos lados respectivos sejam proporcionais.

Como identificar triângulos semelhantes?

Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.

Qual a razão de semelhança entre os triângulos ABC e Def?

A razão de semelhança será k = 2. Podemos dizer que o triângulo ABC é 2 vezes maior que DEF ou que DEF é duas vezes menor que ABC.

Quais triângulos são sempre semelhantes?

Sempre que dois triângulos possuírem três lados correspondentes proporcionais, então eles serão semelhantes. Em outras palavras, triângulos que possuem três lados proporcionais sempre apresentam os ângulos correspondentes congruentes.

SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS - Geometria Plana - Pedido por aluno

29 questões relacionadas encontradas

É verdade que dois triângulos Equiláteros são sempre semelhantes?

Dois triângulos são semelhantes se, e somente se: ① seus ângulos correspondentes são congruentes; ② seus lados homólogos são proporcionais. ... Logo, dois triângulos equiláteros são sempre semelhantes.

O que são semelhantes?

Em geometria, duas figuras são semelhantes se uma pode ser obtida a partir da outra por meio de isometrias e homotetias. Tanto em isometrias como em homotetias preserva-se os ângulos, duas figuras semelhantes têm a mesma forma, diferindo apenas pela sua posição e tamanho.

Quais as relações entre os triângulos ABC e Ade?

O teorema fundamental da semelhança, por sua vez é observado em triângulos, diz o seguinte: Dado o triângulo ABC e a reta r. Se a reta r intersecta os lados AB e AC, nos pontos D e E desse triângulo, paralelamente ao lado BC, então os triângulos ABC e ADE são semelhantes.

Como saber a razão de semelhança?

Área de figuras semelhantes
  1. Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais. ...
  2. A razão de semelhança é o resultado da divisão entre as medidas de um lado da primeira figura e o lado correspondente a ele da segunda figura.

Para que serve a semelhança de triângulos?

A semelhança de triângulos é um dos principais assuntos da Geometria Plana, pois compara os lados e ângulos dos triângulos para determinar se os mesmos são de mesma medida ou proporcionalidade.

O que é semelhança exemplos?

Significado de Semelhança

substantivo feminino Característica do que é semelhante. Em que há ou demonstra haver relação ou afinidade entre seres, coisas, pontos de vista; que possui algo em comum; analogia: estão casados, mas não demonstram semelhança alguma.

Por que os triângulos retângulos são semelhantes?

A semelhança entre figuras ocorre a partir de uma ampliação ou redução perfeita. Por exemplo: dois triângulos retângulos são sempre semelhantes. Seus ângulos são sempre iguais (60º) e seus lados aumentam ou diminuem todos proporcionalmente.

Como calcular a razão de semelhança de polígonos?

Semelhança de Polígonos
  1. Ângulos. A = A' B = B' C = C' D = D' E = E'
  2. Lados. AB = A'B' BC = B'C' CD = C'D' DE = D'E' EA = E'A' Razão entre os lados. AB / A'B' = BC / B'C' = CD / C'D' = DE / D'E' = EA / E'A' ...
  3. Exemplo. Determine o valor da medida x, sabendo que os trapézios a seguir são semelhantes.

Como calcular a razão de um número?

a = a ÷ b Onde a e b são dois números racionais, sendo b ≠ 0. de duas formas: razão entre a e b ou razão de a para b. Sendo a o termo antecedente e b o termo consequente.

Qual a razão de semelhança entre os polígonos?

Critérios para a semelhança

Para que dois polígonos sejam semelhantes, é necessário que eles se encaixem nas seguintes condições: Possuem o mesmo número de lados; Os seus ângulos correspondentes são iguais; ... Essa razão de proporção deve ser a mesma para todos os lados do polígono.

É verdade que o triângulo ABC e escaleno justifique a sua resposta?

FALSO: um triângulo escaleno, por definição possui todos os lados diferentes, logo dois lados nunca poderão ser iguais. FALSO: basta considerar um triângulo isósceles com ângulos da base medindo, cada um, 110°, por exemplo.

Como surgiu a semelhança de triângulos?

Cerca de seiscentos anos antes de Cristo, no Egito, foi que se teve a primeira aplicação da Semelhança de Triângulos. A pedido de um mensageiro do faraó, Tales de Mileto - considerado um dos sete sábios da antiguidade clássica – calculou a altura da pirâmide de Quéops.

Quando duas figuras são equivalentes?

Em Geometria, equivalência significa área igual, ou seja, figuras equivalentes são aquelas que possuem a mesma área.

Como saber se os polígonos são semelhantes?

Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando apresentam o mesmo número de lados, possuem ângulos internos correspondentes congruentes e, além disso, têm lados correspondentes proporcionais.

Quais são os 3 casos de semelhança de triângulos?

1º caso: Os três lados são respectivamente congruentes. 2º caso: Dois lados congruentes (mesma medida) e o ângulo formado por eles também congruente. 3º caso: dois ângulos congruentes e o lado compreendido entre eles congruente.

O que diferencia um triângulo equilátero dos outros triângulos?

Dizemos que um triângulo é equilátero quando todos os seus lados são iguais, isto é, todos os lados têm a mesma medida. No triângulo equilátero, todos os ângulos são congruentes, ou seja, todos os ângulos são iguais.

Qual propriedade é verdadeira para triângulos Equilateros?

Propriedades do triângulo equilátero

Traçando a mediana do triângulo, a bissetriz, a mediatriz e a altura de um triângulo equilátero são semelhantes. Portanto, a altura do triângulo equilátero é equivalente à sua bissetriz e também a mediana. Todos os ângulos externos que constituem um triângulo equilátero medem 120°.

Qual propriedade é verdadeira para triângulos Equiláteros?

Triângulo equilátero possui todos os lados congruentes. Devido a essa característica, ele possui fórmulas e propriedades específicas. ... Em um triângulo equilátero, além dos lados, todos os ângulos internos são congruentes, medindo 60° cada. A altura de um triângulo equilátero é também bissetriz e mediana.

Qual é a fórmula de um polígono?

Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.

Qual é o par de polígonos semelhantes?

Dois polígonos A e B são semelhantes se os seus ângulos respectivos forem congruentes e se os seus lados correspondentes forem iguais.

Artigo anterior
Sou casado em comunhão universal de bens?
Artigo seguinte
Qual curso tem nota de corte 500?