Qual a equipe mínima do Programa Saúde da Família?

Perguntado por: Gonçalo David Matias de Gaspar  |  Última atualização: 21. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

Composição das equipes É recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Qual a composição mínima da equipe de Saúde da Família ESF?

Equipe de Saúde da Família (ESF)

Composição mínima de 01 (um) profissional médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, cumprimento de 40 horas semanais para todos os profissionais membros da equipe.

Quantas pessoas por equipe de Saúde da Família?

Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.

O que é equipe mínima?

Na rotina de trabalho, gestores e técnicos comumente utilizam o termo equipe mínima para se referir às equipes de referência.

Qual é a equipe mínima da UBS?

Para a concretização desses serviços primários e básicos, nas UBS é necessária a presença de uma equipe mínima composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).

BRASIL CHORA M0RREU NESSE DOMINGO AGORA HÁ POUCO APÓS S0FRER INFARTO GRANDE NOME

20 questões relacionadas encontradas

Qual a quantidade de equipes por UBS?

A população máxima de atendimento, em grandes centros é de uma UBS para cada 12.000habitantes. Cada equipe ESF deve ser responsável por no máximo 4000 habitantes, sendo a média recomendada de 3000 habitantes.

Quantas equipes podem ter na UBS?

4 (quatro) equipes por UBS (Atenção Básica ou Saúde da Família), para que possam atingir seu potencial resolutivo.

Quais profissionais têm que ter na UBS?

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos, educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros, podem usar o serviço, sejam eles de Equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF-AB), Equipes do Consultório na ...

Qual é a equipe mínima do Cras?

Com relação aos serviços da Proteção Social Básica, que são desenvolvidos no CRAS, a equipe de referência deve ser composta da seguinte forma, conforme o porte do município: Pequeno Porte I: 2 técnicos (as) de nível superior: 1 assistente social e 1 psicólogo (a); 2 técnicos (as) de nível médio.

Quais as equipes que atuam na Atenção Básica?

Equipe de atenção primária (AP)
  • dentistas;
  • assistentes sociais;
  • fisioterapeutas;
  • psicólogos;
  • nutricionistas;
  • fonoaudiólogos;
  • terapeutas ocupacionais.

Qual a equipe de Saúde da Família?

A Equipe de Saúde da Família (eSF) é multiprofissional, composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).

Como funciona o Programa Saúde da Família?

O PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua, por meio de atendimentos prestados na unidade básica de saúde, no domicílio ou através da mobilização da comunidade.

Qual a diferença entre equipe de Atenção Básica e equipe de Saúde da Família?

Equipe de Atenção Primária - eAP: a eAP difere da equipe de Saúde da Família - eSF em sua composição, de modo a atender às características e necessidades de cada município, e deverá observar as diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica - PNAB e os atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde, como acesso de ...

Como montar uma equipe de eSF?

A eSF deverá ser composta por médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde.

Quais são os princípios do Programa Saúde da Família?

As Unidades de Saúde da Família (USFs) buscam obedecer aos princípios e diretrizes estabelecidos pelo SUS (universalização, equidade, integralidade, descentralização, hierarquização, participação popular), estando inseridas no primeiro nível de atenção e serviços, visando uma atenção integral aos sujeitos e suas ...

Quais são as principais características do Programa Saúde da Família?

Caracteriza-se pela sintonia com os princípios da universalidade, eqüidade da atenção e integralidade das ações. Estrutura-se, assim, na lógica básica de atenção à saúde, gerando novas práticas e afirmando a indissociabilidade entre os trabalhos clínicos e a promoção da saúde.

Quem trabalha no CRAS é funcionário público?

Quem trabalha no CRAS é servidor público? De acordo com a NOB-RH/SUAS, toda a equipe de referência do CRAS deve ser constituída por servidores públicos efetivos, de forma a garantir a continuidade, eficácia e efetividade dos serviços e ações ofertadas.

Qual o valor do salário do Cras?

Quanto ganha um assistente social que trabalha no CRAS? Institui o piso salarial nacional dos assistentes sociais, no valor de R$ 7315,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais, e determina o seu reajuste anual, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Qual o salário de um funcionário do Cras?

O Projeto de Lei 41/21 determina que o salário do assistente social será de R$ 5.500 para jornada de 30 horas semanais.

Quantas equipes de eSF por UBS?

ii) - 4 (quatro) equipes por UBS (Atenção Básica ou Saúde da Família), para que possam atingir seu potencial resolutivo.

Qual a diferença entre o NASF e eSF?

NASF são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção primária para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Qual a diferença entre UBS e posto de saúde?

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são os tradicionais postinhos de bairro. O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Quantas pessoas o médico do PSF tem que atender por dia?

cada turno de 4 horas no PSF, considerando que, segundo a consulente, "o médico profissional, por lei, tem o dever de atender apenas 16 (dezesseis) pacientes por cada 04(quatro) horas de trabalho".

Quem pode ser coordenador da atenção básica?

Profissional de nível superior, preferencialmente com experiência em Atenção Primária à Saúde, que atue com carga horária semanal de 40 horas e que não seja integrante das equipes vinculadas à Unidade de Saúde da Família (USF) em que exercer a função de Gerente de Atenção Primária.

Como é composta a equipe de uma UBS?

Composição das equipes

É recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Artigo anterior
O que pode ser considerado uma ameaça?
Artigo seguinte
O que não pode comer tomando cetoconazol?