Quais são as principais características morfológicas do xilema e do floema?

Perguntado por: Lourenço Telmo Teixeira Pires Maia  |  Última atualização: 25. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)

O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

Quais são as principais características do xilema?

O xilema é um tecido vascular complexo que apresenta como principais componentes os elementos traqueais, as células parenquimáticas e as fibras. O xilema é um tecido vascular que distribui água e solutos pelo corpo de um vegetal.

Quais são as principais características do floema?

O floema, ou líber, é o conjunto formado por tecidos e vasos, denominados de vasos liberianos, que conduzem as substâncias orgânicas produzidas nas folhas para toda a planta e, por isso, está presente em todo seu organismo. Em raízes primárias, cordões de floema alternam-se com cordões de xilema.

O que o xilema e o floema transportam?

O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.

Quais são as possíveis características morfológicas e anatômicas que permitiram com que as plantas atuem como transportadores de água do substrato para a atmosfera?

O transporte de água pelo corpo do vegetal pode ser explicado, principalmente, pelo surgimento da pressão positiva da raiz e pela teoria da coesão-tensão.

XILEMA E FLOEMA - Diferenças | Biologia com Samuel Cunha

25 questões relacionadas encontradas

Como é composto o xilema e o floema?

O floema, da mesma forma que o xilema, é um tecido complexo, hete- rogêneo, formado por diferentes tipos de células: elementos de condução (elementos crivados), elementos de sustentação (células esclerenquimáticas), elementos parenquimáticos e elementos glandulares. São os elementos mais especializados.

O que transporta o xilema?

O xilema apresenta células cilíndricas que formam tubos ao longo da planta. Esse vaso condutor faz o transporte de água e sais minerais no sentido da raiz para as folhas. O xilema, ou lenho, são vasos – denominados de vasos lenhosos – que conduzem água e sais minerais da raiz para as folhas.

Como é chamado o transporte de substâncias via floema?

Em um processo chamado de carregamento do floema, os açúcares são transportados para os elementos crivados e células companheiras. Uma vez dentro dos elementos crivados, a sacarose é exportada. O transporte pelo sistema vascular é chamado de transporte de longa distância.

Qual a importância econômica do xilema e do floema para os seres humanos?

Xilema– responsável por carregar a seiva bruta (água e sais minerais) da raiz às folhas. Floema– responsável por levar a seiva elaborada (solução aquosa de aminoácidos e açúcares) das folhas ao caule e às raízes.

Qual é a função do floema?

O floema, ou líber, é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta. Esta é produzida graças à água e sais minerais que o xilema transportou até as folhas, que são usados na fotossíntese, produzindo os compostos orgânicos que a constituem.

Como é formado o floema?

O floema é um tecido vivo que conduz a seiva elaborada ou orgânica, água e açúcares das folhas para a raiz. É formada por: elementos de tubos crivados, células companheiras ou anexas, parênquima liberiano e fibras esclerenquimáticas.

Qual é a forma que o nitrogênio e translocados no floema?

O nitrogênio ocorre no floema na forma de aminoácidos (glutamato e aspartato) e aminas (glutamina, asparagina), mas nunca na forma de nitrato. Proteínas essenciais para o funcionamento celular (tiorredoxina, quinases, ubiquitina, chaperonas) também são translocadas.

Qual é a estrutura do xilema?

O xilema é também conhecido como lenho, e os seus componentes possuem parede secundária espessa e rígida, preservando melhor a planta. Na sua estrutura são encontradas células vivas e mortas, as quais morrem durante a maturidade (Castro et al.; 2009).

Qual a diferença entre o xilema?

O xilema é responsável pelo transporte de água e nutrientes minerais da raiz até as folhas e outras partes da planta, enquanto o floema é responsável pelo transporte de açúcares e outros nutrientes produzidos nas folhas para outras partes da planta, como frutos, sementes e raízes.

Quais grupos de plantas possuem xilema e floema?

As plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) apresentam um sistema condutor composto por dois tipos de tecidos: o xilema e o floema. Ambos percorrem todo o corpo da planta, formando um sistema contínuo de tecidos vasculares.

Quais as principais substâncias transportadas no floema?

Entre as substâncias transportadas, podemos citar a sacarose, lipídios, ácidos nucleicos, vitaminas e hormônios. Em virtude dessa capacidade de transporte, o floema é considerado um tecido vascular.

Quais são as células que fazem parte do floema?

O floema é formado por células alongadas, cilíndricas, provenientes de células do procâmbio quando estão em crescimento primário, ou pelo câmbio vascular que forma o floema secundário da sua porção externa.

Quais são os tipos celulares do floema e suas principais funções?

O floema é um tecido muito heterogéneo, constituído, essencialmente, por células vivas. Nele, podemos encontrar quatro tipo de células: células dos tubos crivosos, células de companhia, parênquima floémico e fibras liberinas. A seiva elaborada circula apenas ao nível das células dos tubos crivosos.

Que tipo de seiva e transportada pelo xilema?

O xilema (Figura 1), também conhecido como lenho é o tecido responsável pelo transporte de seiva bruta, água e solutos a longas distâncias, armazenamento de nutrientes e suporte mecânico nos vegetais.

Por que o xilema é um tecido complexo?

O xilema é considerado um tecido complexo, pois é formado por diferentes tipos celulares. São tipos celulares exclusivos desse tecido: a) fibras e células parenquimáticas.

Como o xilema transporta seiva?

A seiva bruta é transportada via xilema, e a seiva elaborada é transportada pelo floema. A seiva bruta segue sempre da direção da raiz, onde água e sais são absorvidos, para as outras partes da planta.

Quem produz xilema e floema?

O procâmbio é responsável pela formação dos tecidos vasculares primários, ou seja, o xilema e o floema.

Onde se localiza o xilema e o floema?

Disposição do xilema e floema na planta

Na raiz, o floema encontra-se alternado com o xilema. No caule, normalmente, o floema está na posição mais externa em relação ao xilema. Já nas folhas, o floema é encontrado voltado para a face abaxial.

Como a água sobe no xilema?

Pelo xilema, a água sobe devido a atração (adesão) entre as moléculas de água e as paredes do xilema, devido a ligação entre as moléculas de água (coesão) e devido a uma pressão que puxa a água para cima gerando uma curvatura da coluna de água nos capilares (a tensão superficial da água).

Artigo anterior
O que quer dizer desceu a mansão dos mortos?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para fazer um cartão de credito?