Quais são os três tipos de oração subordinada?

Perguntado por: Leonardo Leonardo Sousa Borges Silva  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

Quais são os 3 tipos de orações subordinadas?

Logo, as orações subordinadas têm valor de substantivos, adjetivos e advérbios. E, justamente por isso são classificadas como orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Quais são as orações subordinadas?

As Orações Subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre outras, ou seja, a oração que subordina ou depende da outra. Dependendo da função que desempenham, os tipos de oração subordinada são substantivas, adjetivas ou adverbiais.

Como saber qual é a oração subordinada?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

Quais são as orações?

Há aqui quatro orações, cada uma delas com sentido completo. Primeira oração (Cheguei), segunda oração (tirei os sapatos), terceira oração (respirei fundo) e quarta oração (me joguei no sofá). Oração subordinada - quando o período é composto e as orações dependem umas das outras para fazer sentido.

Orações Subordinadas: Substantivas, Adjetivas e Adverbiais

37 questões relacionadas encontradas

O que é oração exemplos?

Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. Oração absoluta ou período simples: quando há somente um período simples. ... Exemplo: "O menino sujou sua camisa."

Quais são os tipos de oração na Bíblia?

Com a experiência de muitos anos de vida cristã, vamos ver se conseguimos definir alguns tipos de oração que fazemos:
  • ORAÇÃO ININTERRUPTA ? ...
  • ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS ? ...
  • ORAÇÃO DE DEDICAÇÃO ? ...
  • ORAÇÃO DE CURA ? ...
  • ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO ? ...
  • ORAÇÃO DE INTERCESSÃO ? ...
  • ORAÇÃO DE CONFISSAO ? ...
  • ORAÇÃO DE SÚPLICA ?

Como separar as orações subordinadas?

A vírgula entre orações subordinadas e a principal:
  1. * Orações subordinadas substantivas:
  2. Não se recomenda o uso da vírgula entre as orações subordinadas substantivas e a oração principal. ...
  3. O uso da vírgula somente se aplica às orações subordinadas substantivas apositivas, podendo também ser demarcadas pelos dois-pontos.

Quais são as conjunções subordinativas?

São as conjunções subordinativas que iniciam as frases com uma ideia/ação contrária da principal, mas que não impedem a sua realização. Entre elas, encontram-se: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

Como saber qual é a oração principal?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

Quais são os 5 tipos de orações coordenadas?

As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas/copulativas, adversativas, alternativas/disjuntivas, explicativas e conclusivas.

Qual a diferença entre oração subordinada adjetiva explicativa e aposto?

Por exemplo Ela só quer uma coisa: que sua presença seja notada. Eis aí a Oração Subordinada Substantiva Apositiva. Não confunda com a Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, que também funciona como aposto, mas que tem como função complementar o sentido de um substantivo anterior, e não uma frase.

Quais as conjunções coordenativas?

Tipos de conjunções coordenativas

E, nem, não só, mas também. ... Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção). Explicativa. Porque, que, porquanto, pois (antes do verbo).

Quais são as conjunções?

Locução conjuntiva
  • Conjunções aditivas - expressam soma.
  • Conjunções adversativas - expressam oposição.
  • Conjunções alternativas - expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas - expressam explicação.

O que são as conjunções coordenativas?

É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção.

Como separar e classificar as orações?

DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES
  1. Sublinhar as formas verbais. ...
  2. Se tiver apenas uma oração – chama-se ORAÇÃO ABSOLUTA.
  3. Sublinhar e identificar as conjunções ou locuções conjuntivas. ...
  4. Dividir as orações (com um traço vertical), sempre antes da conjunção, ou a seguir à vírgula, quando a conjunção está no início da frase.

Como separar e classificar as orações subordinadas adjetivas?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.

Como separar períodos compostos?

O período composto é formado por mais do que uma oração e pode ser classificado em Período composto por Coordenação e Período composto por Subordinação. Há tantas orações quanto o número de verbos existentes no período, ou seja, oração = número de verbos.

O que é oração de acordo com a Bíblia?

O que é Oração:

Oração é uma prece ou reza dirigida a Deus ou a outro ser espiritual e que está integrada nos rituais de grande parte das religiões. ... No Cristianismo, a oração mais conhecida é designada por "Pai Nosso" ou "Oração do Senhor" e encontra-se no Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

Qual o tipo de oração que agrada a Deus?

Paulo nos diz em 1 Coríntios 10.31: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” Isso inclui e direciona nossa vida de oração. Se pedirmos algo para a glória de Deus, temos aprovação.

Qual é a diferença entre oração e súplica?

A súplica (também conhecida como petição) é uma forma de oração, em que uma pessoa humildemente ou sinceramente pede a outra para fornecer algo, quer para a pessoa que está fazendo o pedido (por exemplo, "Por favor, poupe a minha vida") ou em nome de alguém (por exemplo, "Por favor, poupe a vida do meu filho.").

Como saber se tem uma oração na frase?

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

Como saber o número de orações?

A Oração é um enunciado que contém, obrigatoriamente, uma forma verbal (verbo ou locução verbal). Dica: para contar quantas orações há em uma frase ou período, basta contar o número de verbos e locuções! Exemplos: Estou muito feliz ultimamente!

O que são orações em português?

O que é uma oração? É a frase que apresenta um verbo ou uma locução verbal. Geralmente, o sujeito e o predicado compõem a oração. Mas, há casos em que ela não tem sujeito.

O que é conjunções e exemplos?

Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)

Artigo anterior
Como se escreve um bilhão?
Artigo seguinte
Como Wanda de Aguiar Horta definiu o processo de enfermagem?