O que é diferimento de receita?

Perguntado por: Dinis Leite Ferreira  |  Última atualização: 30. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (2 avaliações)

O diferimento é uma espécie de substituição tributária, em que existe uma postergação ou adiamento do pagamento do imposto cuja obrigatoriedade do pagamento do imposto é transferida a um terceiro.

O que é diferimento da receita?

A receita diferida também é conhecida como não receita não auferida. É o pagamento recebido por uma empresa antecipadamente por serviços que ainda não prestou ou mercadorias que ainda não entregou.

O que é receita diferido?

A receita diferida normalmente ocorre quando uma empresa recebe um adiantamento por um serviço que será prestado no futuro. Nesse caso, a empresa terá um passivo no balanço patrimonial e não registrará a receita até que o serviço seja prestado.

O que é diferimento de despesas?

Despesa Diferida é um custo que já ocorreu, mas que ainda não consumido. O custo é gravado como um Activo por um periodo até que o bem ou serviço seja utilizado; nesta altura, o custo é carregado para despesas.

O que significa diferido na contabilidade?

São considerados ativos diferidos todas as despesas feitas antecipadamente e não consumidas. É um termo contábil que se refere a todos os recursos investidos para que um negócio comece a funcionar. Desde 2008, com a alteração da legislação, o ativo diferido passou a ser classificado como despesas pré-operacionais.

DIFERIMENTO DO PIS E COFINS SOBRE RECEITAS

33 questões relacionadas encontradas

Qual é o significado de diferimento?

O diferimento é uma espécie de substituição tributária, em que existe uma postergação ou adiamento do pagamento do imposto cuja obrigatoriedade do pagamento do imposto é transferida a um terceiro.

Como se contabiliza uma receita diferida?

As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).

Como funciona diferimento?

Diferimento significa adiar, demorar. Nesse sentido, diferimento ICMS é o ICMS pago em um momento posterior. O diferimento portanto é uma espécie de substituição tributária, em que existe uma postergação ou adiamento do pagamento do imposto cuja obrigatoriedade do pagamento do imposto é transferida a um terceiro.

Quem paga o diferimento?

- Encerrada a fase do diferimento, o imposto diferido será recolhido integralmente pelo adquirente ou destinatário da mercadoria, na qualidade de contribuinte substituto, sendo que o valor do imposto diferido a ser recolhido pelo contribuinte substituto, será igual aquele que o contribuinte originário ( que fez a ...

Qual a diferença entre isenção e diferimento?

O diferimento é útil para gerenciar o fluxo de caixa, permitindo que o contribuinte utilize os recursos no curto prazo. A isenção de tributos é uma exclusão legal que dispensa determinadas pessoas, empresas ou atividades do pagamento de um tributo específico.

Onde fica o ativo diferido?

O ativo diferido é um subgrupo do ativo permanente (não circulante), considerado como um intangível capaz de trazer benefícios econômico-financeiros a mais de um exercício social. Os gastos nele contabilizados deverão ser amortizados, ou seja, apropriado como despesa no resultado de diversos períodos.

É diferido o ICMS?

O valor do ICMS é definido pelos estados brasileiros, os quais também são responsáveis pela arrecadação do tributo (uma das maiores fontes de arrecadação estadual) e destinação para diversas funções, como investimentos e ajuda de custo de repartições públicas.

O que é imposto diferido IRPJ?

Já o IRPJ diferido é o montante de imposto devido em relação aos lucros obtidos em exercícios anteriores. Da mesma forma, a CSLL corrente é o imposto devido em relação aos lucros obtidos durante o exercício corrente. Já o CSLL diferido é o imposto devido em relação aos lucros obtidos em exercícios anteriores.

O que é diferido na DRE?

Diferir significa postergar ou deixar para depois. Isto quer dizer que o imposto de renda vai ser pago depois ou futuramente. Isto acontece quando se contabiliza receitas ou despesas no resultado contábil em um período e, no resultado tributável, estas receitas ou despesas são incluídas em período diferente.

Quais impostos podem ser diferidos?

Modelos de imposto diferido

Um dos exemplos de imposto diferido ocorre quando a receita foi já contabilizada, mas não recebida. Isso costuma ocorrer com as empresas que fecham com o governo contratos em longo prazo de construção por empreitada ou de fornecimento de bens ou serviços.

Qual a vantagem do diferimento de ICMS?

A vantagem do diferimento de ICMS é que ele pode envolver e influenciar outros benefícios fiscais próprios do Comércio Exterior e proporciona às empresas um fôlego financeiro nas operações de importação.

Como emitir nota fiscal com diferimento?

Acesse Cadastros > Configurações Fiscais > NCM. Edite o NCM e clique na aba Valores Padrões – Faturamento: Clique aba ICMS, preencha o campo % Diferimento.

Quando devo destacar o ICMS na nota fiscal?

Por exemplo, quando uma empresa do Simples Nacional emite NF-e para devolução de compra de mercadorias, pode ser necessário destacar o ICMS em campo próprio. Mas para ser possível destacar, é necessário informar a CSOSN “900 – Outros”. Nos outros casos, somente devem ser mostrados nos campos de total de ICMS.

Qual a diferença entre suspensão e diferimento de ICMS?

A diferença entre a suspensão e o diferimento é que na suspensão o pagamento futuro será realizado pelo próprio contribuinte e no diferimento o pagamento futuro será feito por outro contribuinte.

Quem fica com o ICMS?

Em 2018, 80% do valor do ICMS deve ser destinado ao estado de destino do produto, enquanto os 20% restantes ficam com o UF de origem.

O que é o ICMS na nota fiscal?

O que é o ICMS? ICMS, ou Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação é um imposto cobrado pela movimentação de mercadorias. Quando você compra um produto no mercado, o ICMS já está incluso no preço do produto.

Quando a empresa deve reconhecer a receita?

A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.

Pode provisionar receita?

Em alguns casos, o provisionamento é feito a partir de uma receita específica que entra. Por isso, se dá o nome de provisão de receita àquele dinheiro que entra no caixa da empresa e já vai ser reservado para o pagamento de contas futuras.

O que diz a CPC 47?

O princípio básico deste pronunciamento consiste em que a entidade deve reconhecer receitas para descrever a transferência de bens ou serviços prometidos a clientes no valor que reflita a contraprestação à qual a entidade espera ter direito em troca desses bens ou serviços.

Artigo anterior
Quais os 4 tempos cirúrgicos?
Artigo seguinte
Onde usar porcelanato polido?