Quais os tipos de embargos que existem?

Perguntado por: Davi Artur Vieira de Carvalho  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (3 avaliações)

Existem vários tipos de recursos: embargos (tais como embargos declaratórios, embargos de divergência, embargos infringentes), agravo, apelação, recurso especial, recurso extraordinário, dentre outros.

Quais são os tipos de embargos?

1. Conceito de embargos de declaração
  • apelação;
  • agravo de instrumento;
  • agravo interno;
  • embargos de declaração;
  • recurso ordinário;
  • recurso especial;
  • recurso extraordinário;
  • agravo em recurso especial ou extraordinário;

O que é embargado?

Significado de Embargante

adjetivo Capaz de embargar; embargador. [Jurídico] Que desenvolve embargos; que embarga. substantivo masculino e feminino Algo ou alguém que embarga (impõe embargos).

O que são os embargos de declaração?

Os Embargos de Declaração, também chamados de Embargos Declaratórios, são uma espécie de recurso com a finalidade específica de esclarecer contradição ou omissão ocorrida em decisão proferida por juiz ou por órgão colegiado.

O que são os embargos de terceiro?

Embargos de terceiro são ações judiciais opostas por pessoa que, não sendo parte de um processo, sofre constrição ou ameaça de constrição de bens sobre os quais tenha direito ou posse. No Novo CPC, eles são disciplinados pelos arts. 674 a 681.

AGU Explica - Embargos de Declaração

35 questões relacionadas encontradas

Quando se entra com embargos de terceiro?

Os Embargos de Terceiro são cabíveis por aquele que não faz parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo.

Como é o procedimento de embargos de terceiro?

Qual o procedimento dos embargos de terceiro? Segundo o artigo 677 do Código de Processo Civil, a petição inicial dos embargos deverá conter provas da condição de terceiro do embargante, além de provas posse ou domínio do bem. O valor da causa nos embargos de terceiro deverá ser o valor do bem constrito.

O que acontece após o embargos de declaração?

O que acontece após os embargos de declaração? Após a interposição dos embargos de declaração, o prazo para oferecimento do recurso cabível será interrompido. Somente após o julgamento dos embargos é que o prazo para oferecer o recurso será reiniciado.

Qual o efeito dos embargos de declaração?

Efeito devolutivo

O primeiro dos efeitos dos embargos de declaração é impedir o trânsito em julgado da decisão embargada. Por um lado, como se verá a seguir, eles interrompem o prazo para a interposição de outros recursos, eventualmente cabíveis.

Quando apresentar embargos de declaração?

"O Código de Processo Civil, em seu artigo 535, dispõe que cabem embargos de declaração quando há no acórdão obscuridade, dúvida, contradição ou foi omitido ponto sobre que devia pronunciar-se o Tribunal.

O que significa embargado num processo?

Embargar significa impedir, colocar um obstáculo, conter, reprimir, não deixar que algo se manifeste. No direito, os embargos, como uma forma de recurso a decisões judiciais, possuem o mesmo objetivo. ... Eles são recursos tomados em sentenças, acórdãos e outras decisões judiciais de qualquer instância do direito.

Quem é parte embargada?

As partes são denominadas embargante e embargado. Através dos Embargos de Declaração, o magistrado poderá exercer o juízo de retratação, ou seja, sanar alguma falha existente em seu pronunciamento, a pedido de uma das partes. Os Embargos Declaratórios estão previstos no art. 1.022 do NCPC (antigo art.

Como funciona o embargo?

O embargo é uma sanção econômica, que resulta de cenários políticos desfavoráveis entre países, comumente imposto por um grupo de países aliados contra outro(s). O objetivo é sancionar um país isolando-o até que ele cumpra com leis e tratados internacionais, ou retirar suas tropas caso tenha invadido algum outro país.

Quantos embargos existem?

Existem vários tipos de recursos: embargos (tais como embargos declaratórios, embargos de divergência, embargos infringentes), agravo, apelação, recurso especial, recurso extraordinário, dentre outros.

Para que serve os embargos infringentes?

Embargos infringentes é um recurso que existe em processos criminais. É usado pelo réu quando ele não concorda com uma decisão no processo. Os embargos infringentes permitem que a decisão seja analisada novamente e seja alterada, de acordo com o pedido do acusado.

O que é embargos de divergência no novo CPC?

Podemos dizer que os Embargos de Divergência, previstos nos artigos 1043 e 1044 do Novo Código de Processo Civil é uma forma de pleitear a uniformidade das interpretações jurídicas sobre determinado tema dentro dos tribunais.

O que é o efeito interruptivo dos embargos de declaração?

EFEITO INTERRUPTIVO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. Ao analisar a existência de omissão, obscuridade, contradição ou erro material na decisão atacada, o Juízo adentra no próprio mérito dos embargos de declaração, razão pela qual, embora afirme não conhecer dos embargos, deve ser atribuído efeito interruptivo a estes.

O que acontece quando os embargos de declaração são acolhidos?

Significa que um juiz, uma juíza ou o Tribunal aceitou um pedido de esclarecimentos relativo à decisão judicial que havia sido proferida.

Qual a competência de embargos de declaração?

Competência para o julgamento: É competente o próprio juiz quando os embargos impugnam decisão dele. É competente o relator para julgar os embargos de suas decisões. Por último, compete ao órgão colegiado prolator do acordão e julgar os respectivos embargos.

Qual recurso vem depois dos embargos de declaração?

Em síntese, se o juiz rejeita os embargos de declaração a sua impugnação poderá se dar mediante a interposição de apelação para o tribunal.

Quanto tempo dura o recurso de embargos de declaração para ser julgado?

1.024, caput do CPC, preceitua que o juiz deve julgar os Embargos de Declaração no prazo de 5 dias. “Art. 1.024. O juiz julgará os embargos em 5 (cinco) dias.”

O que acontece quando o juiz não acolheu os embargos?

“Se não forem manifestamente intempestivos, os embargos de declaração interrompem o prazo para interposição de outro recurso, por qualquer das partes (art. 538, caput, do CPC). Não é o conteúdo dos embargos de declaração que regula a sua tempestividade ou a aplicação do efeito interruptivo do prazo recursal."

Quem julga os embargos de terceiros?

"A competência para julgar os embargos de terceiro é do Juízo onde ordenado o ato constritivo" (STJ, REsp n.

Qual é o valor da causa nos embargos de terceiro?

Valor da causa. Correspondência do valor do bem sob constrição. Nos embargos de terceiro, o valor da causa deve corresponder ao do bem objeto da constrição, não podendo exceder o valor do débito.

Quanto custa um embargo de terceiro?

O valor da causa em ação de embargos de terceiro deve corresponder ao valor do imóvel embaraçado com a constrição judicial, limitado ao montante do débito da execução.

Artigo anterior
Qual o valor da multa da Data-base?
Artigo seguinte
Como saber se Morosil e original?