O que e arte gotica?
Perguntado por: Letícia Vera Simões Abreu Morais | Última atualização: 27. Dezember 2021Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)
A arte gótica designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Quais as características da arte gótica?
Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.
O que a arte gótica adornava?
A pintura gótica irá se delinear claramente em meados de 1350, quando terá lugar fora da arquitetura, à qual adornava murais, afrescos e vitrais.
Como foi a arte gótica no Brasil?
A arquitetura gótica no Brasil aconteceu no final do século XIX, inspirada na arte gótica do período medieval. Para alguns historiadores, falar em estilo gótico brasileiro é o mesmo que falar em “neogótico”, definido como uma imitação do estilo gótico oficial.
Como era a pintura na arte gótica?
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.
ARTE MEDIEVAL: Gótica │ Artes
Quais as fases da arte gótica?
- • A divisão da arte gótica. ...
- 1º Período – De 1100 a 1200, denominado de período de transição ou gótico primitivo.
- 2º Período – De 1200 a 1300, denominado de período gótico lanceolado.
- 3º Período – De 1300 a 1400, denominado de período gótico irradiante.
Como era a iluminura na arte gótica?
Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. ... No século XIII, "iluminura" referia-se sobretudo ao uso de douração. Portanto, um manuscrito iluminado seria, no sentido estrito, aquele decorado com ouro (ou prata).
Como e onde surgiu a arte gótica?
Arte gótica ou estilo gótico é o estilo artístico que surgiu na Europa durante o final da Idade Média, com a presença de esculturas, vitrais e pinturas, além das grandes construções civis como as igrejas. ... Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento.
Onde foi o marco histórico da arte gótica?
A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII, e difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para diversas localidades da Europa até o século XV.
O que a arte gótica reflete?
A arte gótica simboliza a arquitetura das catedrais católicas, refletindo na escultura e pintura no final da Idade Média. Nos primórdios da Idade Média o centro da vida social estava no campo e o desenvolvimento intelectual e artístico ficava restrito aos mosteiros.
O que era obscuro na arte gótica?
Aos olhos deste autor e dos seus contemporâneos, a arte da Idade Média, especialmente no campo da arquitetura, é o oposto da perfeição, é o obscuro e o negativo, relacionando-a neste ponto com os godos, povo germânico que semeou a destruição na Roma Antiga em 410.
O que são gárgulas na arte gótica?
São estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.
O que significa o termo Verticalismo na arte gótica?
O que significa o verticalismo na Arte gótica? O verticalismo significa que as construções têm alturas gigantescas (são maiores na vertical); reforçando o sentimento de pequenez do homem frente à magnificência do Celestial.
Qual é o elemento mais característico da arte gótica?
Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas. Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros.
Qual o principal conceito da arte contemporânea?
Tendência que propõe expressões artísticas originais com técnicas inovadoras. ... A Arte Contemporânea reúne expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, apresentando um rompimento em relação à pauta moderna, o que pode ser considerado como o início do Pós-Modernismo.
Quais são as principais características da arte românica?
As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.
Como surgiu o gótico?
Suas raízes se encontram na Inglaterra no final da década de 1970, carregando uma grande mistura de expressões alternativas, literárias, artísticas e musicais. A subcultura gótica surgiu no underground com jovens que se reuniam e frequentavam clubes noturnos como o Batcave.
Quais os séculos que duraram a arte gótica?
Desenvolvendo-se primeiramente na França, a arte gótica formou-se em meados do século XII e durou até o final do século XIV, quando já havia se espalhado por boa parte da Europa medieval e continuou até o final do século XV, quando progrediu para a Arte Renascentista.
Qual a finalidade da pintura gótica?
A finalidade primordial da pintura gótica era ensinar a criação divina e, num sentido mais didático, narrar as Escrituras para o maior número de pessoas, quase sempre analfabetas. ... O principal arista da pintura gótica foi Giotto. A maior parte das obras que ele produziu foram afrescos que decoraram igrejas.
Quando surgiu a arte românica?
A Arte Românica foi um estilo artístico que surgiu na Europa no século XI e que predominou, principalmente, nas construções de igrejas católicas. O estilo pode ser visto ainda em castelos e mosteiros, além de influenciar as esculturas e outras artes decorativas, como as pinturas e tapeçarias.
Onde surgiram as primeiras construções góticas?
A arquitetura gótica surgiu no final do século XII, no norte do continente europeu, mais precisamente no norte da França. Esse estilo se disseminou por toda a Europa Ocidental vigorando até o século XV no território italiano.
O que é a origem da arte?
A arte está presente em nossa vida desde os tempos mais remotos da humanidade. Os primeiros registros artísticos conhecidos são as obras de arte pré-histórica, que incluem a arte rupestre, pequenas esculturas e construções megalíticas.
O que é iluminura na arte?
O termo "iluminura" é geralmente empregue para designar todo o conjunto pictórico de carácter decorativo ou ilustrativo que acompanhava os textos dos códices e dos livros manuscritos do período medieval.
O que é uma iluminura na arte gotica?
Chamamos iluminuras aos ornamentos presentes nos livros e manuscritos efectuados com recurso ao desenho, pintura e aplicação de folha metálica. Esses ornamentos incidiam frequentemente nas letras iniciais decoradas com símbolos religiosos e eram, na época medieval, executados essencialmente por monges.
Quem produzia às iluminuras na maioria das vezes?
Os monges copistas faziam essa atividade por penitência, pois era muito dolorosa. Toda a atividade era feita à pena, em pergaminho (nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever) o que dificultava a escrita.
O que é a massa corporal?
Que roupa levar para maternidade?