O que significa dar provimento ao recurso?

Perguntado por: Leandro André Mota de Loureiro  |  Última atualização: 30. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

-se provimento quando verifica que o interessado provou ter preenchido os requisitos necessários à obtenção do direito pleiteado.

O que é provimento do recurso?

Admissão do recurso pela autoridade judiciária a quem foi proposto. No Direito Administrativo, significa investidura ou nomeação pela qual alguém é provido em um cargo ou ofício.

O que acontece depois do recurso provido?

Normalmente aparece assim: recurso admitido/ conhecido/ não conhecido e no mérito provido/ não provido/ improvido.

O que quer dizer provimento ao recurso?

Significa que o recurso foi analisado e que o pedido contido nele foi parcialmente aceito por um juiz ou uma juíza.

O que quer dizer deram provimento ao recurso?

Ou seja, dizer que o recurso foi provido significa que seus fundamentos foram aceitos. O “V.U” indica que a votação foi unânime, ou seja, todos os juízes votaram no mesmo sentido. Com isso, a parte derrotada não poderá interpor o recurso de embargos infringentes, que só é cabível quando a votação não é unânime.

🔴O QUE SIGNIFICA DERAM OU NÃO DERAM PROVIMENTO OU PARCIAL PROVIMENTO AO RECURSO?

20 questões relacionadas encontradas

O que vem depois da publicação do acórdão?

O trânsito em julgado acontece quando, depois da publicação da decisão no primeiro grau (isto é, a sentença), no segundo grau (isto é, o acórdão), ou nos tribunais superiores (em Brasília), nenhuma das partes apresenta recurso. A partir da data do TRÂNSITO EM JULGADO é que a decisão passa a ser definitiva.

O que quer dizer a palavra acórdão?

Acórdão é o julgamento colegiado proferido pelos tribunais. Art. 205. Os despachos, as decisões, as sentenças e os acórdãos serão redigidos, datados e assinados pelos juízes.

O que significa cumprimento do acórdão?

O cumprimento de acórdão no INSS significa a execução das determinações judiciais contidas em um acórdão emitido pelo Tribunal Regional Federal. É o processo pelo qual o INSS deve cumprir as obrigações estabelecidas pela decisão judicial, como o pagamento de benefícios previdenciários ou a concessão de aposentadorias.

O que é um acórdão no processo?

Acórdão é a manifestação de um órgão judicial colegiado que revela uma posição jurídica, baseada em argumentos sobre a aplicação de determinado direito a uma situação de fato e específica.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Quanto tempo demora para pagar depois do acórdão?

Uma vez que o trânsito em julgado seja declarado, o prazo para pagamento da sentença é de até 60 dias. Contudo, em virtude de eventuais dificuldades financeiras do devedor ou outros fatores, pode haver atrasos no pagamento.

O que é dar provimento ao agravo?

Admitir ou receber um agravo. Origem etimológica:prover + -imento.

O que acontece depois do recurso não provido?

O termo "recurso não provido" é utilizado no âmbito jurídico para indicar que um recurso interposto por uma das partes em um processo foi negado ou indeferido pelo órgão julgador. Quando um recurso não é provido, significa que a decisão anterior foi mantida e não houve alteração no resultado do processo.

O que é Negar-lhe provimento por unanimidade acórdão?

A expressão "negar lhe provimento por unanimidade" é utilizada no contexto jurídico, mais especificamente no âmbito dos tribunais. Ela se refere a uma decisão tomada por um grupo de juízes ou desembargadores, em que todos concordam em negar o provimento de um recurso ou pedido.

O que vale mais o acórdão ou a sentença?

Vale o Decisum do colegiado que irá confirmar ou não à sentença. Logo, processualmente vale mais o acórdão.

Quanto tempo para cumprir o acórdão?

Depois da sessão em que o resultado do julgamento é proclamado, há um prazo de 30 dias para que um acórdão seja publicado. Isso garante a integridade do processo, além de registrar qual foi a decisão tomada e fazer com que ela seja cumprida.

O que acontece depois da decisão do acórdão?

Após a emissão do acórdão, duas situações podem se desdobrar: Caso ambas as partes aceitem a decisão do Tribunal, o processo é considerado transitado em julgado, dando início à fase de liquidação e execução.

Qual é a diferença entre sentença e acórdão?

Os despachos, as decisões e sentenças são redigidos, datados e assinados pelos juízes, enquanto os acórdãos são feitos pelos desembargadores.

É possível recorrer a um acórdão?

Cabe recurso especial contra o acórdão que fixou ou revisou a tese jurídica em abstrato no IRDR, mesmo que não tenha julgado o caso concreto. O art. 105, III, da Constituição Federal afirma que somente cabe recurso especial na hipótese de “causas decididas” pelo TJ ou TRF.

O que quer dizer disponibilizado o acórdão no Diário da Justiça Eletrônico?

Indica a data em que um ato judicial, como uma decisão ou um julgamento, se tornou disponível no Diário da Justiça Eletrônico.

O que acontece depois que o processo volta para a vara de origem?

Esgotados todos os recursos, a última decisão transita em julgado, ou seja, torna-se definitiva e irrecorrível. Após, os autos do processo retornam à Vara de origem, onde tem início uma nova fase: a execução.

Como saber se eu ganhei a causa na justiça?

A mais tradicional seria ir até o fórum onde a ação foi julgada e solicitar as informações lá.

Como saber o valor da sentença de um processo?

Resposta: No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

Artigo anterior
O que é vinho malbec?
Artigo seguinte
Como reiniciar o iPhone sem o botão do meio?