Quais são os tipos de insônia?

Perguntado por: Luciana Inês Borges de Cruz  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (38 avaliações)

Tipos de insônia, você sabe qual o seu?
  • Insônia inicial. ...
  • Insônia de manutenção. ...
  • Insônia terminal. ...
  • Insônia transitória. ...
  • Insônia aguda. ...
  • Insônia crônica. ...
  • Insônia primária. ...
  • Insônia secundária.

Quais são os 3 tipos de insônia?

Tipos de Insônia - Classificação

Uma das formas que temos para classificar a insônia é pelo momento em que a dificuldade em dormir se manifesta. Sendo assim podemos dividir em 3 momentos, ou 3 tipos de insônia: insônia inicial, insônia de manutenção e insônia terminal.

O que é insônia grave?

Diagnóstico de insônia fatal

Os médicos consideram a insônia fatal como um diagnóstico raro possível quando as pessoas apresentam sintomas típicos, como deterioração rápida da função mental, perda de coordenação e/ou problemas de sono.

O que é insônia inicial?

A insônia é um distúrbio que possui três categorias: insônia inicial (caracterizada pela dificuldade para iniciar o sono), insônia intermediária (quando é grande a dificuldade de manter o sono), e insônia terminal (com despertar precoce).

O que é insônia paradoxal?

A insônia paradoxal também é chamada de “percepção equívoca do estado de sono”. A característica essencial é insônia grave sem evidências objetivas que a corroborem, como sonolência diurna.

Quais são os tipos de insônia?

18 questões relacionadas encontradas

O que é insônia psicofisiológica?

Insônia psicofisiológica

A insônia, independentemente da causa, pode persistir muito além da eliminação dos fatores precipitantes, geralmente a principal razão é ansiedade antecipada sobre a possibilidade de outra noite sem sono seguida por outro dia de fadiga.

O que é insônia transitória?

A insônia transitória também é aquela que todo mundo já sofreu um dia. Esse tipo possui curta duração e não costuma exceder mais de um mês de episódios insones. Geralmente ela ocorre por causa do estresse, preocupação e ansiedade decorrentes de fatos isolados, como provas, viagens e eventos importantes.

Quais doenças neurológicas causam insônia?

Doenças neurológicas e distúrbios específicos do sono

Alterações do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), podem causar hiperexcitação que torna difícil para essas pessoas dormirem quando precisam.

Qual é a doença que causa insônia?

Além disso, há doenças que podem desencadear ou agravar os episódios de Insônia, como a Síndrome da Apneia Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHO), Depressão, Transtorno de Ansiedade, Fibromialgia e doenças da glândula tireoide, por exemplo.

Quando a insônia é preocupante?

A insônia se torna crônica se a incapacidade de iniciar ou manter o sono ocorre pelo menos três vezes por semana, por mais de três meses. Uma maneira de avaliar se você está tendo um sono de boa qualidade ou se seu sono está suficiente, é analisar seu bem-estar físico e emocional no dia seguinte.

Qual o pior tipo de insônia?

Insônia aguda

Porque pode haver um período maior de privação do sono é justamente um dos fatores que contribui para a piora do sofrimento relacionado ao momento de dormir, começa a se instalar um medo da hora de ir pra cama.

O que é ansiedade noturna?

A ansiedade noturna vai dizer respeito a preocupações e medos, sejam eles fundados em algo concreto da vida da pessoa ou algo inconsciente”, diz Baviera.

Como me curei da insônia?

Realize atividades relaxantes preparatórias para o sono como meditação e yoga; Não recorrer a medicamentos para dormir sem orientação médica; Pratique exercícios físicos regularmente durante o dia. Evite realizar exercícios à noite, especialmente 3 horas antes do horário habitual de dormir.

Como saber que você tem insônia?

Principais sintomas de Insônia
  1. Dificuldade para iniciar o sono;
  2. Dificuldade para mantê-lo;
  3. Acordar mais cedo do que o desejado;
  4. Resistência para deitar num horário razoável;
  5. Dificuldade para dormir sem um parente ou um cuidador.

Como é uma pessoa com insônia?

Irritabilidade, cansaço e dificuldade para trabalhar sob pressão durante o dia são sinais da insônia. Mas fique atento também às seguintes condições: À noite: Dificuldade de iniciar o sono.

Quanto tempo pode durar a insônia?

A dificuldade para dormir que dura desde uma noite até algumas semanas é classificada como transiente. Caso os episódios de insônia transiente ocorram de tempos em tempos, classifica-se como intermitente. A insônia é considerada crônica se ocorre na maioria das noites e dura mais de um mês.

Qual o médico que cuida de insônia?

1- Você precisa entender que o sono está diretamente ligado ao cérebro e o médico especialista em cérebro é o neurologista. Portanto, quem entende de sono não é endocrinologista, ginecologista ou o pediatra dos seus filhos, é o neurologista. 2- Entender que está tudo bem de de você passar com um neurologista.

Como se pega insônia?

Causas da insônia

Entre as mais comuns estão a ansiedade, a depressão e o estresse. Mas também há outros pontos como a mudança de ambiente, uso de medicação, comidas pesadas próximo a hora de deitar, tomar muito café, fumar e álcool. Até mesmo não ter uma regularidade no horário para dormir e acordar.

Quais os sintomas de insônia crónica?

Esse compilado define que o problema se instalou quando as seguintes situações ocorrem ao menos três vezes na semana, durante pelo menos três meses:
  • dificuldade para cair no sono;
  • dificuldade para mantê-lo;
  • acordar mais cedo do que o planejado;
  • resistência para deitar-se em um horário razoável;

O que a falta de sono pode causar no cérebro?

Portanto, sem dormir, o instituto alerta que a pessoa pode não formar ou manter os caminhos no cérebro que lhe permitem aprender e criar novas memórias. Fora isso, também fica mais difícil se concentrar e responder rapidamente às diferentes situações do dia a dia.

O que é uma Parassonia?

Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar. Podem ocorrer nos momentos de transição do sono e vigília, durante o período de sono REM ou NREM.

Qual remédio faz dormir rapidamente?

Diazepam. O Diazepam também é um medicamento que pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser adotado para o tratamento da abstinência alcoólica, ansiedade, insônia e convulsões. Tem um efeito rápido e duradouro, permitindo o controle da insônia durante a noite toda.

Onde apertar para dar sono?

A técnica: Conte três dedos para baixo da junção da palma e o pulso. Com o polegar, aplique uma pressão constante para baixo nesse ponto, entre os dois tendões. Você pode massagear em movimentos circulares ou para cima e para baixo até sentir seus músculos relaxarem.

Qual o melhor remédio para insônia crônica?

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

O que fazer quando não consegue dormir à noite?

Não consegue dormir? 6 dicas de como desacelerar a mente ao longo do dia e ter um sono bom
  1. Reaprenda a associar a cama com o sono.
  2. Distraia-se com pensamentos afetuosos.
  3. Preocupe-se no início do dia.
  4. Relaxe no sono.
  5. Acordar durante a noite é normal.
  6. E se nenhum dos passos funcionar?

Artigo anterior
O que se sente uma semana antes do parto?
Artigo seguinte
Como calcular probabilidade em biologia?