Quando é ponto facultativo a empresa pode descontar?

Perguntado por: Leandro Carlos Fernandes Gonçalves  |  Última atualização: 3. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (50 avaliações)

Mas é importante também lembrar que, a falta do colaborador ao trabalho no feriado, seja ela justificada ou não, não pode implicar em desconto ou prejuízo na remuneração, de acordo com a própria CLT.

O que diz a lei sobre ponto facultativo?

Art. 3º Os chamados “pontos facultativos”, que os Estados, Distrito Federal ou os Municípios decretarem, não suspenderão as horas normais do ensino, nem prejudicarão os atos da vida forense, dos tabeliães e dos cartórios de registro. Art.

Quando é ponto facultativo a empresa paga?

A relação entre o ponto facultativo e o salário dos trabalhadores é um tema importante a ser considerado. Em geral, os funcionários que optam por trabalhar em um dia de ponto facultativo têm direito ao pagamento integral, como se fosse um dia de trabalho regular.

Pode dar falta em ponto facultativo?

É importante lembrar que se a empresa funcionar normalmente durante um ponto facultativo e o colaborador decidir faltar por conta própria, isso poderá acarretar descontos na remuneração. A principal diferença entre ponto facultativo e feriado está na obrigatoriedade de conceder folga aos colaboradores.

Qual é a diferença entre feriado e ponto facultativo?

O ponto facultativo é aquele em que o empregador pode decidir se dará ou não o dia de folga aos seus colaboradores. Já o feriado é uma data decretada e oficializada nos calendários nacionais, estaduais e municipais, tornando obrigatória a dispensa de serviço nestes dias.

PONTO FACULTATIVO SE A EMPRESA NÃO FUNCIONAR NO DIA DE PONTO FACULTATIVO TEM QUE COMPENSAR AS HORAS?

39 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha no ponto facultativo recebe hora extra?

Quem trabalha durante o ponto facultativo recebe hora extra? A resposta é não. O ponto facultativo é considerado um dia de trabalho comum, assim como os demais, ficando a critério do empregador se haverá folga ou não.

O que diz a CLT sobre o feriado de Carnaval?

Segundo a lei, terça de carnaval não é considerada feriado nacional. Sendo assim, não é uma regra que as empresas interrompam suas atividades ou adotem uma remuneração diferente para os funcionários que trabalham nesse dia.

Sou obrigado a trabalhar em dia de ponto facultativo?

Não! Caso a empresa decida manter suas atividades no dia do ponto facultativo, o colaborador irá receber suas horas normalmente, pois, se trata de um dia de trabalho normal.

Pode descontar feriado quando falta?

O trabalhador que não comparecer ao trabalho no feriado não pode ter o seu salário descontado pelo patrão, conforme regra geral descrita pela CLT. Porém, é importante esclarecer que o trabalhador designado para trabalhar no feriado, necessariamente, deverá comparecer ao trabalho.

Pode descontar falta no dia do feriado?

Para responder isso, precisamos antes saber o que vem a ser o repouso semanal remunerado, bem como se existe feriado no meio da semana, pois em tais circunstâncias, a falta não justificada pode sim levar ao desconto de mais 1 ou mais 2 dias.

Pode se recusar a trabalhar no feriado?

O trabalhador pode se recusar a trabalhar no feriado? Existe a possibilidade de o trabalhador recusar o trabalho em feriado, quando o empregador oferecer a ele outro dia de folga, para compensar. Entretanto, essa é a única situação em que ele pode dizer “não”, quando chamado.

Porque o carnaval não é feriado?

Em Brasília, o GDF definiu que os dias de folia são ponto facultativo. O carnaval não é feriado nacional. A Lei nº 9.093/95, que regulamenta o tema, permite que cada estado, o Distrito Federal e os municípios brasileiros definam por critérios próprios se o carnaval é feriado ou ponto facultativo.

Quais são os feriados que não pode trabalhar?

Quais são os feriados que não pode trabalhar?
  • 1º de Janeiro – Confraternização Universal (Ano Novo);
  • Sexta-feira Santa (Data móvel – observa-se a Sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa);
  • 21 de Abril – Tiradentes;
  • 1º de Maio – Dia do Trabalho;
  • 7 de Setembro – Independência do Brasil;

Sou obrigado a trabalhar no feriado de carnaval?

Não, o Carnaval não consta no calendário oficial de datas comemorativas do Brasil. Na prática, isso significa que os empregadores não têm obrigação de dispensar os funcionários. Além do estado do Rio de Janeiro, alguns municípios incluem o Carnaval na lista de feriados locais.

É obrigatório trabalhar no feriado de carnaval?

Mas, na maioria dos municípios brasileiros, o Carnaval é ponto facultativo. Já a declaração de feriados de natureza municipal depende de cada município, ou seja, é possível que em algum o feriado de Carnaval possa ter um prazo maior.

O que diz o artigo 70 da CLT?

Art. 70 - Salvo o disposto nos artigos 68 e 69, é vedado o trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos, nos têrmos da legislação própria.

Quando você Falta 1 dia de trabalho desconta dois?

Quando falta um dia pode descontar dois? Para responder isso, precisamos antes saber o que vem a ser o repouso semanal remunerado, bem como se existe feriado no meio da semana, pois em tais circunstâncias, a falta não justificada pode sim levar ao desconto de mais 1 ou mais 2 dias.

Pode descontar os dias de Carnaval?

Se a empresa decidir não conceder folga e o trabalhador faltar sem uma justificativa, a corporação pode puni-lo. Nas áreas onde o Carnaval não é considerado feriado, a empresa, no entanto, pode descontar o salário do funcionário em caso de ausência injustificada.

O que desconta na falta injustificada?

entre 6 e 14 faltas: desconto de 6 dias, restando 24 dias de férias; entre 15 e 25 faltas: desconto de 12 dias, restando 18 dias de férias; entre 24 e 32 faltas: desconto de 24 dias, restando 12 dias de férias; mais de 32 faltas: colaborador perde o direito às férias.

Como fica o feriado de carnaval para as empresas?

2024, 08:20 Última Atualização: 14 fev.

Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, Carnaval não é feriado nacional. Isso significa que as empresas não têm a obrigação de conceder folga aos funcionários. Assim, podem convocar o profissional para trabalhar sem a necessidade de pagar hora extra.

É feriado na terça de carnaval?

Dúvida de muitos trabalhadores e trabalhadoras, a terça-feira de carnaval, que neste ano cairá no dia 13 fevereiro, habitualmente, é chamada de 'feriado', mas não é. A data, ao contrário do senso comum, é classificada como ponto facultativo.

É feriado Segunda-feira de carnaval?

Por tradição, não se costuma trabalhar na segunda-feira de carnaval, mas não há previsão em lei sobre isso. Em outros estados, a terça-feira de carnaval pode não ser feriado. Mas vale checar se o sindicato da sua atividade profissional tem algum acordo ou convenção coletiva em que esteja prevista a data como folga.

É obrigado a trabalhar na Quarta-Feira de Cinzas?

Mas como a quarta-feira de Cinzas é um dia de extrema relevância para os católicos, muitas empresas e órgãos públicos acatam a data como ponto facultativo e oferecem meio período de folga na ocasião, com retorno do funcionamento às 12h do dia, só que essa condição é opcional e pode ser que alguns estabelecimentos ...

Quem trabalha no Carnaval recebe mais?

Trabalhar durante a folia não gera horas-extras ou pagamento diferenciado, exceto para os trabalhadores no estado do Rio de Janeiro na terça-feira de Carnaval. “O período será considerado dia útil como qualquer outro dia do ano. Portanto, as horas trabalhadas não serão consideradas hora-extra”, diz Wahle.

O que mudou no feriado de Carnaval?

Em 2022, assim como São Paulo, os blocos de rua foram cancelados, e os desfiles das escolas de samba adiados para Abril. Para 2024, a terça-feira de carnaval segue como feriado. Mesmo assim, por ser uma lei estadual no Rio de Janeiro, o feriado de carnaval está mantido no calendário do estado.

Artigo anterior
Quantas colheres de sopa equivale a 20 ml?
Artigo seguinte
Quantos porcento de água tem no brócolis cru?