Qual a diferença do arrolamento para o inventário?

Perguntado por: António Carlos Vaz de Nascimento  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

A principal diferença entre o inventário e o arrolamento de bens é o rito adotado em cada procedimento. O inventário, ainda que haja consenso entre as partes, é realizado pelo rito comum, de modo que possui mais atos processuais a serem praticados e, consequentemente, é mais lento que um arrolamento.

Qual diferença entre arrolamento e inventário?

A grande diferença entre o inventario e arrolamento é que o primeiro pode ser mais demorado e o segundo em forma mais simples sem intervenção judicial sendo assim com custo menor. INVENTÁRIO pode ser judicial ou extrajudicial especial instaurado com o falecimento de um pessoas .

Quando cabe inventário por arrolamento?

Quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 1.000 (mil) salários-mínimos, o inventário processar-se-á na forma de arrolamento, cabendo ao inventariante nomeado, independentemente de assinatura de termo de compromisso, apresentar, com suas declarações, a atribuição de valor aos bens do espólio e o plano ...

Quais são os tipos de arrolamento?

O ordenamento jurídico prevê dois tipos de arrolamento, um elencado nos artigos 659 até 663, denominado sumário e outro, com previsão nos artigos 664 a 665, chamado comum, todos do Código de Processo Civil.

É possível converter arrolamento em inventário?

1. O feito de arrolamento só é possível ante a concordância de todos os sucessores, nos termos dos artigos 1.031 do Código de Processo Civil e 2.015 do Código Civil .

Procedimentos especiais: Você sabe a diferença entre inventário e arrolamento?

34 questões relacionadas encontradas

Tem inventariante no arrolamento?

Quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 1.000 salários mínimos, a sucessão será realizada por intermédio de arrolamento comum, cabendo ao inventariante nomeado, independentemente de assinatura de termo de compromisso, descrever os bens do espólio com seus respectivos valores, bem como, o plano de ...

Qual o valor do arrolamento de bens?

Ele considera apenas o valor final do patrimônio deixado e qual acordo foi feito pelos herdeiros. Pode também ser aplicado ao pedido de adjudicação, que ocorre quando há um único herdeiro. Porém, no caso do arrolamento simples, o valor total do patrimônio deve ser inferior a 1.000 salários mínimos.

Quanto tempo demora um arrolamento de bens?

Quanto tempo demora um arrolamento de bens? O Código de Processo Civil estabelece que tanto o inventário, quanto o arrolamento de bens, têm o prazo de 12 meses para ser finalizado, podendo esse prazo ser adiado.

O que precisa para fazer arrolamento?

Número do CPF dos herdeiros, se houver; Relação completa e detalhada dos bens da pessoa falecida; Relação dos bens móveis (geladeira, fogão, aparelhos domésticos, móveis e outros) da residência, com apresentação das notas fiscais existentes; Plano de partilha dos bens.

Como tirar arrolamento de bens?

Acesse o serviço no Portal e-CAC, em "Meus Serviços":
  1. Menu "Arrolamento de Bens e Direitos”;
  2. Serviço "Recurso/Cancelamento/Solicitação de Liberação ou Substituição".

Quando recolher o Itcmd no arrolamento?

O pagamento do imposto deve ser feito no curso do processo judicial. Apenas após a manifestação favorável da Fazenda Pública Estadual é que será proferida sentença de julgamento da partilha.

Qual é a vantagem de ser inventariante?

Por isso, a nomeação de um inventariante é muito importante para o deslinde do inventário, já que será praticamente ele o responsável, junto com o Juiz, por auxiliar e facilitar o andamento do procedimento.

Qual o prazo máximo para fazer inventário?

O Inventário deve ser solicitado no prazo de 60 dias a partir do falecimento do titular do patrimônio, sob pena de multa na hora do pagamento do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação).

Qual a última etapa do inventário?

Após aberto o inventário e apresentado o inventariante o processo segue o seu andamento com a citação de todos os herdeiros e interessados, que podem ser credores, ministério público se envolver direito de incapazes, cônjuge, filhos entre outros. A forma de citação vai depender de quão qualificados estejam todos eles.

Quantos tipos de inventário tem?

Assim, é necessário que haja um controle eficiente da quantidade de estoque disponível no estabelecimento. Esse controle é realizado pelo método conhecido como Inventário. O inventário pode ser de dois tipos: Inventário Periódico e Inventário Permanente.

Quais são os tipos de inventário?

Se considerarmos a frequência em que é realizado, podemos identificar 4 tipos de inventário de estoque:
  • Inventário anual. ...
  • Inventário periódico. ...
  • Inventário cíclico (conhecido também como inventário rotativo). ...
  • Inventário permanente (conhecido também como inventário perpétuo).

Quando usar arrolamento comum?

O arrolamento comum, ou também conhecido como sumaríssimo, deve ser adotado quando o valor total dos bens existentes na data da abertura da sucessão for igual ou inferior a 1.000 salários mínimos (artigo 664 do CPC).

Qual o valor cobrado pelo advogado para fazer um inventário?

Honorários Advocatícios: esse valor costuma variar a depender da complexidade do caso, porém, a OAB estabelece uma tabela de recomendação de honorários de acordo com o tipo de processo. Para inventários, a recomendação é de 6% sobre o valor do inventário.

Qual o objetivo do arrolamento de bens?

A norma tem por finalidade garantir o recebimento dos impostos devidos, quando a dívida tributária é muito alta.

Qual o valor de um inventário no cartório?

Um valor médio o custo de um inventário é de 10 % até 20% o valor indicado dos bens (a avaliação para fins de imposto pode diferir do valor de mercado).

Como fazer arrolamento de bens em cartório?

Veja a seguir os principais passos da realização dessa modalidade de inventário.
  1. Escolha do cartório e contratação do advogado. ...
  2. Nomeação do inventariante. ...
  3. Levantamento das dívidas e dos bens. ...
  4. Pagamento do imposto. ...
  5. Divisão dos bens. ...
  6. Encaminhamento da minuta. ...
  7. Lavratura da Escritura. ...
  8. Registro dos bens nos nomes dos herdeiros.

O que é o Monte Mor no inventário?

Monte-mor é o nome que designa a totalidade dos bens deixados pelo falecido. Esse montante é o primeiro cálculo realizado no processo de inventário, antes de se realizar o pagamento das eventuais dívidas deixadas pelo de cujus e encargos relacionados ao processo.

O que é arrolar um bem?

O arrolamento é um procedimento cautelar especificado, constante dos artigos 403.º e seguinte do Código de Processo Civil, que pressupõe uma pluralidade de bens que se pretendem acautelar.

O que o inventariante não pode fazer?

Porém, não pode o inventariante, sem autorização judicial ou o consentimento de todos os herdeiros, onerar, arrendar ou alienar os bens do espólio21. Ademais, ao inventariante cabe prestar as primeiras e as últimas declarações.

Quem não é herdeiro pode ser inventariante?

Esta função pode ser atribuída a qualquer pessoa da família ou terceiro, quando faltarem os familiares, mas existe uma ordem de preferência para a escolha do Inventariante conforme o Art. 617 do CPC.

Artigo anterior
Pode comer hambúrguer quando coloca piercing?
Artigo seguinte
Qual a semelhança entre Ana Nery e Florence?