Como é o lixão?

Perguntado por: Lara Coelho  |  Última atualização: 1. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

No Brasil, lixão é uma área de disposição final de resíduos a céu aberto, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública.

Como funciona lixão?

O lixão é uma forma inadequada de disposição dos resíduos. É uma simples disposição dos resíduos no solo a céu aberto, sem nenhuma proteção com o meio ambiente e a saúde pública. ... Além disso, há uma drenagem das águas pluviais e um tratamento de chorume e gases oriundos da decomposição dos resíduos.

Como é feito o lixão?

Inicialmente, a legislação determinava que todos os lixões deveriam ser fechados até o dia 2 de agosto de 2014. As dificuldades de implementação de aterros sanitários, junto com pressões políticas, fizeram com que o prazo fosse prorrogado, segundo as características dos municípios.

Quais os problemas dos lixões a céu aberto?

Como anteriormente mencionado, um dos problemas causados pelo lixão a céu aberto é a contaminação do solo. Quando a matéria orgânica proveniente desses resíduos começa a se decompor, ela produz um líquido chamado chorume. Ele é extremamente prejudicial se entrar em contato com o solo.

Como é a vida das pessoas que moram no lixão?

Elas não têm acesso à escola nem à água limpa e estão mais sujeitas a sofrer doenças respiratórias e de pele", diz Reiko Nimi, representante do Unicef no Brasil. Segundo Nimi, os adolescentes que vivem nos lixões também apresentam altos índices de alcoolismo e gravidez precoce.

Conheça a dura realidade de quem sobrevive dos lixões

31 questões relacionadas encontradas

Como vivem os catadores de lixo?

A maioria dos catadores é formada por homens jovens, negros ou pardos. Eles têm baixa escolaridade e vivem nas cidades com uma renda média de R$ 571,56. ... Como estão basicamente em grandes ou médias cidades, 99% moram em residências com energia elétrica e 48% usufruem de sistema de saneamento básico.

Por que as pessoas trabalham no lixão?

Alguns catadores não esperam o caminhão descarregar o lixo, uma tentativa de pegar o que há de mais valioso. Um dia no lixão rende, em média, R$ 80. Para garantir a renda, muitos não param nem debaixo de chuva.

O que são lixões e quais os seus problemas?

Os lixões são locais onde o lixo é descarregado diretamente no solo. ... Além disso, esses depósitos irregulares de lixo acabam por ser utilizados como uma forma de obter renda pela população carente, o que a expõe a diversos riscos. Os lixões, portanto, causam problemas ambientais, de saúde pública e sociais.

Quais são as desvantagens do lixão?

O grande problema os lixões é a proliferação de insetos, como moscas, ratos, escorpiões e baratas transmissores de muitas doenças, além do mau cheiro, poluição do ar, contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

Quais são os principais problemas causados pelo lixo?

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

Qual o processo do lixo?

Na maioria das vezes, o destino do lixo são os lixões: grandes terrenos afastados dos centros urbanos, onde o lixo é depositado a céu aberto, sem uma pré-seleção de materiais recicláveis e orgânicos. ... O lixo é prensado por máquinas até atingir uma altura de três metros, e depois é coberto por terra.

Qual o caminho do lixo?

Após recolhido, o lixo percorre um longo caminho. O doméstico é levado para lugares chamados estações de transbordo. Lá, os caminhões despejam o material em grandes carretas. Das estações de transbordo, uma pequena parte do lixo é enviada para as usinas de compostagem.

O que acontece com o lixo depois que ele é enterrado?

Os aterros sanitários são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza. ... A área e a quantidade de lixo armazenadas devem ser monitoradas.

Como funciona o lixão e de que forma ele pode contaminar o meio ambiente?

Nos lixões, esse líquido é produzido naturalmente e pode contaminar a água subterrânea, tornando-a imprópria para o nosso uso. Produção de gases tóxicos e malcheirosos: A decomposição do lixo produz gases que podem também causar danos à saúde. Esses gases podem provocar focos de incêndio que soltam fumaça tóxica.

O que é feito com o lixo em um aterro sanitário?

Independente do tipo, a decomposição dos resíduos depositados nos aterros sanitários gera como subprodutos o chorume e o biogás (metano), que precisam ser tratados para não causar contaminação.

Qual é a vantagem de um lixão?

Vantagens da incineração do lixo

A incineração do lixo tem como principal vantagem à redução do volume de resíduos destinados a aterros. Contribuindo assim para um ganham econômico com o descarte de resíduos. Além disso, contribuiu para que a vida útil do aterro se prolongue, ou seja, o aterro ganha mais área.

Quais são as desvantagens da reciclagem?

Desvantagens da Reciclagem:
  • Custos de recolha, transporte e reprocessamento;
  • Por vezes, maior custo de materiais reciclados (em relação aos produzidos com matérias-primas virgens);
  • Instabilidade dos mercados para materiais reciclados, os quais podem ser rapidamente distorcidos por.

Quais são as vantagens e desvantagens do aterro sanitário?

A principal função de um aterro sanitário é reduzir o impacto ambiental do lixo no meio ambiente. E apesar das desvantagens, que veremos na próxima seção, existe uma redução substancial no impacto ambiental. Começando pela redução da liberação de metano na atmosfera.

Como os lixões podem prejudicar a saúde humana?

Aumento dos casos de doenças, pois o lixo atrai ratos, baratas e moscas. Além disso, ainda pode tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue; Aumento do número de incêndios causados pelos gases que foram gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.

Porque o trabalho dos catadores?

Em seu trabalho, os catadores realizam um serviço de utilidade pública, já que com a coleta do lixo e sua venda para reciclagem, diminuem a quantidade de materiais que, caso fossem descartados, ocupariam espaço em aterros e lixões, aumentando o volume de resíduos e diminuindo a vida útil desses espaços destinados ao ...

Quem trabalha no lixão?

De acordo com a pesquisa 59% dos municípios brasileiros, depositam, sem tratamento, seus resíduos sólidos em lixões, onde trabalham cerca de 24 mil catadores. Os lixões têm se tornado cada vez mais o alvo de pessoas de baixa renda, que encontraram na coleta de materiais recicláveis uma forma de sobrevivência.

Por que é importante o processo de reciclagem?

Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais.

Como funcionam as cooperativas de catadores?

2" - A associação tem por objetivo principal, a contratação de serviços para seus associados em condições e preços convenientes, organizar o trabalho e de bem aproveitar a capacidade dos catadores associados, distribuindo-os confontie suas aptidões e interesses coletivos, fornecer assistências aos associados no que for ...

Quais os desafios diários dos catadores de lixo no Brasil?

Magalhães destaca na pesquisa que, para os catadores, aquele material possui valor e que seu trabalho deveria ser mais bem reconhecido, já que se eles não levassem o lixo para a reciclagem, provavelmente ele iria parar em um aterro ou lixão, poluindo o meio ambiente.

Artigo anterior
Como se diz boa tarde?
Artigo seguinte
Qual a carga horária do treinamento de NR 33?